O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Como funcionam as eleições do CAU e a carência de representação feminina

Como funcionam as eleições do CAU e a carência de representação feminina

Como funcionam as eleições do CAU e a carência de representação feminina
Como funcionam as eleições do CAU e a carência de representação feminina, via CAU-MT
via CAU-MT

O CAUBR e CAUs-Ufs encerram esse ano a segunda gestão desde que o conselho foi fundado e chapas já se organizam para concorrer as eleições que ocorrerão no dia 31 de outubro. Arquitetos de todo o Brasil devem ficar atentos já que o voto é obrigatório –facultativo para aqueles com 70 anos ou mais– e caso não tenha votado nem justificado até o dia 31 de dezembro de 2017, o eleitor faltoso passa a ser devedor de multa equivalente a 5% (cinco por cento) do valor da anuidade.

Conforme Lei 12.378/2010, que regula o exercício da Arquitetura e Urbanismo no Brasil, o número de vagas em cada CAU/UF é determinado a partir da quantidade de arquitetos e urbanistas ativos no estado. Por isso encontramos CAUs com apenas 5 representantes enquanto outros possuem mais de 20 cadeiras representativas.

Diferente do que muitos imaginam, as chapas vencedoras não são necessariamente eleitas na íntegra –a menos que seja a única chapa competindo– graças ao sistema proporcional adotado.

Sistema proporcional para eleição de representante do CAU/UF. Image Cortesia de Julian Piran
Sistema proporcional para eleição de representante do CAU/UF. Image Cortesia de Julian Piran

Isso significa que cada chapa concorrente elegerá apenas a porcentagem de candidatos da sua lista correspondente à quantidade de votos que receber. Veja imagem abaixo:

A exceção a essa regra é o conselheiro federal que irá compor o conselho do CAU/BR e que será eleito o representante da chapa que conseguir mais votos.

Deve-se prestar atenção, também, na ordem dos candidatos das listas de cada chapa, pois os representantes eleitos de cada uma serão os primeiros colocados da lista registrada pela mesma. Na imagem acima notem que apesar da chapa Y possuir uma equipe mista de homens e mulheres, apenas os 4 primeiros homens da ordem da lista foram eleitos para o CAU/UF do nosso exemplo.

Com isso em vista, encaramos recentemente uma falta de representatividade feminina nos conselhos do CAU. Segundo Censo realizado pelo CAU/BR em 2012, 60,59% dos arquitetos ativos no Brasil são mulheres, porém segundo levantamento feito [1] entre os conselhos estaduais, 70,40% dos representantes que ocupam cadeira titular em todos os CAUs/UFs são homens.

Falta de representatividade femina no CAU. Image Cortesia de Julian Piran
Falta de representatividade femina no CAU. Image Cortesia de Julian Piran

O CAU é uma autarquia que regulamenta o exercício da Arquitetura e Urbanismo e é fundamental que deva representar adequadamente os profissionais que compõem a profissão, para que dessa forma possam legitimamente falar em nome desses e para esses, correspondendo à realidade socioeconômica e de gênero.

Nota:

[1] Levantamento feito dia 14/09/2017 com as listas de conselheiros titulares registradas no site de cada CAU/UF.

Julian Piran é arquiteto e urbanista pela Universidade Federal de Santa Catarina, trabalha como autônomo no desenvolvimento de projetos arquitetônicos de edificações e complexos de cinema.

Eleições do CAU: conheça as chapas que estão concorrendo ao CAU/BR e aos CAU/UF

Arquitetos e urbanistas de todo o Brasil já podem conhecer os candidatos a conselheiros do CAU/BR e dos CAU/UF. Com a divulgação dos nomes e fotos dos candidatos, nesta terça-feira, 12 de setembro, teve início o período de campanha eleitoral que segue até o dia da votação, em 31 de outubro.

Sobre este autor
Julian Piran
Autor
Cita: Julian Piran. "Como funcionam as eleições do CAU e a carência de representação feminina" 19 Set 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/879928/como-funcionam-as-eleicoes-do-cau-e-a-carencia-de-representacao-feminina> ISSN 0719-8906