Projeto para a maior estrutura de madeira do mundo pode despoluir o lago do Central Park em Nova Iorque

Atendendo a demanda cada vez maior por espaços públicos em altura e a necessidade de soluções ambientais inovadoras, o estúdio DFA, com sede em Nova Iorque, idealizou uma torre de observação pré-fabricada de madeira com 217 metros de altura no Central Park em Nova Iorque que, se for construída, será a estrutura mais alta do mundo construída com este material.

Combinando "arquitetura, recreação, resiliência e turismo", a Torre do Central Park seria construída sobre o reservatório Jacqueline Kennedy, o lago artificial de 43 hectares, que abrange um oitavo da área total do parque e contém 3.75 bilhões de litros de água poluída.

Projeto para a maior estrutura de madeira do mundo pode despoluir o lago do Central Park em Nova Iorque - Mais Imagens+ 37

© DFA

Currently, the reservoir sits nearly stagnant and fenced off from public use. DFA’s proposal would place a timber tower with a vertical axis wind turbine in the center of the reservoir. The power generated from the turbine would be enough to filter the water below and move people up the structure without drawing from the city grid.

"Além de fornecer água para a piscina e para o lago Harlem Meer, o reservatório está represado e cercado devido ao seu atual estado, representando uma ameaça à saúde para milhões de nova-iorquinos, turistas e animais", disse Sayigh.

"O DFA prevê um ícone temporário e relativo ao seu tempo, capaz de transformar criativamente o reservatório em uma amenidade urbana das mais ousadas que pode existir Nova York", disse a fundadora do DFA, Laith Sayigh.

© DFA
© DFA

A torre seria construída a partir de peças pré-fabricadas de madeira laminada colada ao redor de um núcleo de aço, permitindo que a estrutura seja fabricada fora do local e montada em menos de seis meses. Ancorado por uma base de concreto pré-moldado e estabilizado usando cabos de tração, a torre poderia alcançar uma forma ultra-esbelta para um impacto mínimo no entorno do parque.

© DFA

"O primeiro elemento da torre abrigaria um núcleo construído em aço e um sistema de filtragem d'água", explicam os arquitetos. "Dos 145 aos 180 metros de altura, a estrutura de madeira entrelaçada continua é responsável por configurar a parte acessível da torre primária. Uma rampa de aço com o percurso equivalente ao perímetro de uma quadra típica da cidade de Nova York, ou 675 metros, envolve o núcleo interior desde os 115 até os150 metros de altura da torre. Uma hélice de madeira aberta e expandida é responsável por envolver a rampa como uma leve pele que flutua a 150 metros de altura. A porosidade do exoesqueleto permite vistas completas a partir da rampa e também a partir do parque, assim como dos rios e de toda a cidade."

O principal atrativo da torre é o mirante de 17 metros de latgura, que oferece vistas panorâmicas da cidade e visões internas para os elementos estruturais da torre. A turbina de vento estaria localizada mais de 30 metros acima desta plataforma, com uma haste de iluminação de mais 35 metros de altura que coroa a estrutura da torre.

© DFA
© DFA

"Este projeto conceitual leva ao limite aquilo que percebemos como possível em uma cidade tão densa, histórica e ambientalmente vulnerável como a nossa", disse Sayigh. "A Torre do Central Park pode ser um projeto modelo para outras cidades com o objetivo de recuperar a infra-estrutura existente, construir torres com vistas para a cidade e ampliar o domínio público do espaço urbano".

O projeto é a última especulação para a construção de um novo arranha céu na cidade de Nova Iorque, sempre popular quando se trata de experimentos arquitetônicos. Outras propostas recentes apresentam um arranha céu em looping, um edifício pendurado em um asteróide, e uma estrutura com fantasia neo-gótica.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Lynch, Patrick. "Projeto para a maior estrutura de madeira do mundo pode despoluir o lago do Central Park em Nova Iorque" [Proposed World's Tallest Wooden Structure Would Filter Contaminated Water in New York's Central Park] 21 Set 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/879882/projeto-para-a-maior-estrutura-de-madeira-do-mundo-pode-despoluir-o-lago-do-central-park-em-nova-iorque> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.