Seminário Cidade, Memória e Modos de Viver

O desenvolvimento urbano nem sempre ocorre de forma coordenada com os anseios da população. O inchaço das metrópoles acarreta consequências visíveis para todos aqueles que delas precisam, como engarrafamento, desordenamento e conflitos. Ao mesmo tempo, esses desafios motivam gestores públicos, entidades de classe e a sociedade civil organizada a propor e executar soluções. Esse é o mote para a realização do Seminário “Cidade, Memória e os Desafios do Modo de Viver”, que ocorrerá no Theatro José de Alencar, em Fortaleza, de 18 a 20 de setembro. O evento é uma iniciativa do Arquiteto e Urbanista Jefferson John em parceria com a graduanda em Arquitetura e Urbanismo e fomentadora cultural Izabela Lima, a correalização é da Prottec Arquitetura. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por meio do site: http://seminariocidade.blogspot.com.br.

A abertura do evento será, no dia 18, com palestras de Camilo Santana, governador do Ceará, e Jaime Lerner, arquiteto, ex-prefeito de Curitiba, ex-governador do Paraná e ex-Presidente da UIA (União Internacional dos Arquitetos).

Além deles, o seminário terá participação de Fernando Haddad (professor da USP, ex-ministro da Educação e ex-prefeito de São Paulo), Haddad vem ao Seminário, falar sobre sua experiência à frente da Prefeitura de São Paulo, e suas políticas urbanas premiadas pela ONU; Roberto Cláudio (prefeito de Fortaleza), Ciro Pirondi (arquiteto, diretor da Escola da Cidade de São Paulo), Campelo Costa (ex-presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil – IAB), Fausto Nilo (coordenador do eixo urbanístico do Plano Mestre Fortaleza 2040), Francisco Cunha (coordenador do Plano Recife 500 anos), além dos presidentes do IAB/CE, CAU/CE e CAU/BR, dentre outros.

“A cidade contemporânea é uma esfinge que a todo momento nos desafia com seu mantra: ‘decifra-me ou devoro-te!’ Para lê-la, compreendê-la, interpretá-la e decifrá-la devemos nos atualizar quanto ao entendimento de sua maneira de transformar-se, tarefa que realiza a todo instante. A cidade é obra viva em constante mutação, construída por mãos leigas e eruditas e em eterna re-significação. Um bom caminho para (re)conhecê-la é o bom debate sobre seus processos. O Seminário Cidade, Memória e os Desafios do Modo de Viver é uma ótima oportunidade para dialogarmos, arquitetos e sociedade, e assim respondermos aos desafios da esfinge”, destaca o arquiteto, doutor, Romeu Duarte (chefe DAU-UFC e ex-superintendente do IPHAN/CE), um dos debatedores do evento.

O Seminário “Cidade, Memória e os Desafios do Modo de Viver” tem como público-alvo todos os interessados em discutir o futuro das metrópoles e soluções para as crescentes demandas. “O debate sobre a construção de cidades mais democráticas pertence a toda a sociedade. Com esse evento, queremos proporcionar ao público a oportunidade de conhecer e ouvir sobre o que vem sendo executado no Brasil”, destacam Jefferson John e Izabela Lima, organizadores do evento.
O evento foi contemplado pelo Edital “Chamada de Ocupação Artística - Cultural do Theatro José de Alencar – 2017” e conta com o apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, Theatro José de Alencar, Instituto Dragão do Mar, Secretaria de Cultura de Fortaleza, Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento do Ceará (IAB-CE), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (CREA-CE) e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará (CAU-CE), CAGECE e Secretaria das Cidades.

Seminário Cidade, Memória e os Desafios do Modo de Viver

Data: de 18 a 20 de setembro de 2017
Horário: Das 9h às 12h / Das 14h às 22h
Local: Theatro José de Alencar – Rua Liberato Barroso, 525 - Centro, Fortaleza – CE
Realização: Jefferson John e Izabela Lima
Co-realização: Prottec Arquitetura
Informações e inscrições: www.seminariocidade.blogspot.com.br
E-mail: seminariocmdmv@gmail.com
Redes Sociais: facebook.com/seminariocidade e instagram.com/seminariocidade

Baixar as informações relacionadas com este evento aqui.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Seminário Cidade, Memória e Modos de Viver " 05 Set 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/879098/seminario-cidade-memoria-e-modos-de-viver> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.