O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Monumento em celebração às abelhas é construído na Suécia

Monumento em celebração às abelhas é construído na Suécia

Monumento em celebração às abelhas é construído na Suécia
Monumento em celebração às abelhas é construído na Suécia, © Peo Olsson
© Peo Olsson

Construído como parte da Agrikultura - uma trienal de obras públicas e intervenções urbanas em Malmö, na Suécia - esta instalação, descrita pelos designers como uma "maquete de um monumento às abelhas" é, de fato, lar de um enxame inteiro. O projeto referencia - através do desenho - os elementos misteriosos da "orientação das abelhas": verticalidade (gravidade), geometria (a estrutura celular da colmeia) e a posição do sol em relação à colmeia. O projeto é, por um lado, "um potencial memorial para as abelhas", e, por outro, representa "uma celebração ao sol, de que toda a vida depende".

© Peo Olsson © Peo Olsson © Peo Olsson © Peo Olsson + 6

© Peo Olsson
© Peo Olsson

Criado por Carpenter | Lowings, o projeto se refere "à ameaça mortal para a população mundial de abelhas devido a certos inseticidas com os quais as sementes para a agricultura são tratadas". De acordo com os arquitetos, "estes podem interromper os processos de orientação neural pelos quais as abelhas encontram seus alimentos e atualmente está levando a uma diminuição nas populações de abelhas". Isso também ameaça a produção de alimentos humanos; um terço da comida humana é polinizado pela abelha.

© Peo Olsson
© Peo Olsson

Com uma cobertura revestida de metal reflexivo, o projeto aponta para o sol no meio-dia, refletindo, assim, o céu. Asas de abelhas e flores, pintadas em preto por Marianne Morild, adornam o exterior.

© Peo Olsson
© Peo Olsson

© Peo Olsson
© Peo Olsson

Este é um espaço obscuro que - através do uso de superfícies reflexivas - é transformado em uma "célula" hexagonal que parece ter uma coluna vertical incandescente de luz âmbar em seu centro. O espaço ilusório refere-se ao interior escuro de uma colmeia e a coluna de luz remete à gravidade e à posição do sol, elementos essenciais para a orientação das abelhas.

A instalação foi adquirida pela cidade de Bergen, na Noruega, onde se tornará parte de um novo Parque de Esculturas no início de 2018.

Sobre este autor
AD Editorial Team
Autor
Cita: AD Editorial Team. "Monumento em celebração às abelhas é construído na Suécia" [This Monument to the Humble Honeybee Bears a Stark Warning] 31 Ago 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/878555/monumento-em-celebracao-as-abelhas-e-construido-na-suecia> ISSN 0719-8906