Monumento em celebração às abelhas é construído na Suécia

Construído como parte da Agrikultura - uma trienal de obras públicas e intervenções urbanas em Malmö, na Suécia - esta instalação, descrita pelos designers como uma "maquete de um monumento às abelhas" é, de fato, lar de um enxame inteiro. O projeto referencia - através do desenho - os elementos misteriosos da "orientação das abelhas": verticalidade (gravidade), geometria (a estrutura celular da colmeia) e a posição do sol em relação à colmeia. O projeto é, por um lado, "um potencial memorial para as abelhas", e, por outro, representa "uma celebração ao sol, de que toda a vida depende".

Monumento em celebração às abelhas é construído na Suécia - Mais Imagens+ 1

© Peo Olsson

Criado por Carpenter | Lowings, o projeto se refere "à ameaça mortal para a população mundial de abelhas devido a certos inseticidas com os quais as sementes para a agricultura são tratadas". De acordo com os arquitetos, "estes podem interromper os processos de orientação neural pelos quais as abelhas encontram seus alimentos e atualmente está levando a uma diminuição nas populações de abelhas". Isso também ameaça a produção de alimentos humanos; um terço da comida humana é polinizado pela abelha.

© Peo Olsson

Com uma cobertura revestida de metal reflexivo, o projeto aponta para o sol no meio-dia, refletindo, assim, o céu. Asas de abelhas e flores, pintadas em preto por Marianne Morild, adornam o exterior.

© Peo Olsson

© Peo Olsson

Este é um espaço obscuro que - através do uso de superfícies reflexivas - é transformado em uma "célula" hexagonal que parece ter uma coluna vertical incandescente de luz âmbar em seu centro. O espaço ilusório refere-se ao interior escuro de uma colmeia e a coluna de luz remete à gravidade e à posição do sol, elementos essenciais para a orientação das abelhas.

A instalação foi adquirida pela cidade de Bergen, na Noruega, onde se tornará parte de um novo Parque de Esculturas no início de 2018.

Sobre este autor
Cita: AD Editorial Team. "Monumento em celebração às abelhas é construído na Suécia" [This Monument to the Humble Honeybee Bears a Stark Warning] 31 Ago 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/878555/monumento-em-celebracao-as-abelhas-e-construido-na-suecia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.