Os 5 melhores aplicativos de realidade virtual e realidade aumentada para arquitetos

Este artigo foi originalmente publicado por Archipreneur.

As ferramentas de realidade virtual (RV) e de realidade aumentada (RA) voltadas à indústria da arquitetura, engenharia e construção (AEC), estão ficando cada vez melhores e otimizadas. À medida que os preços tendem a diminuir, há menos razões pelas quais cada arquiteto, engenheiro, cliente e proprietário não devam usar alguma forma de RV / RA para dar vida a seus projetos.

Consideradas uma novidade há alguns anos, as ferramentas de realidade virtual (RV) e realidade aumentada (RA) estão lentamente se consolidando como um meio que está transformando a forma como os profissionais de arquitetura, engenharia e construção se comunicam, criam e produzem conteúdo. Oferecendo uma experiência mais imersiva para os projetos de arquitetura, aplicam-se também a produtos e áreas relacionadas à construção civil. As ferramentas de RV e RA estão se tornando um padrão na industria da construção, oferecendo interações rápidas e oportunidades para refinar projetos em colaboração com clientes e colegas.

Enquanto a RV cria ambientes virtuais totalmente gerados e controlados digitalmente, a RA fornece elementos para sobrepô-la ao mundo real. É por isso que, mesmo utilizando o mesmo tipo de tecnologia, a RV e a RA estão proporcionando caminhos diferentes para os usuários finais, bem como para as várias indústrias correlatas. Além disso, a RV é pensada para ser uma ferramenta mais adequada aos arquitetos, enquanto que a RA provavelmente encontrará mais usuários ligados à construção.

Embora estas ambas tecnologias inovadoras estejam evoluindo rapidamente, elas ainda podem ser consideradas em fase de desenvolvimento. A fim de fornecer uma visão mais completa das soluções existentes, compilamos uma lista de ferramentas RV / RA que melhor se adequam aos profissionais da indústria da arquitetura, engenharia e construção.

#1 – ARki

© ARki

ARki é um serviço de visualização de realidade aumentada em tempo real para modelos arquitetônicos. Ele incorpora a tecnologia de RA na arquitetura, fornecendo modelos 3D com vários níveis de interatividade tanto para fins de projeto como de apresentação.

ARki pode ser usado em qualquer dispositivo iOS / Android. Além de simplesmente sobrepor os modelos 3D em planos 2D existentes, também fornece várias outras funcionalidades interativas, incluindo análises solares em tempo real e seleção de materiais. Os usuários podem capturar imagens e gravar vídeos de visualizações geradas pelos modelos, ou ainda exportá-los para compartilhar seu conteúdo via e-mail ou mídias sociais com apenas alguns cliques.

#2 – Storyboard VR

Storyboard VR © Artefact

Storyboard VR é uma ferramenta gratuita de prototipagem e visualização que pode ser usada por arquitetos, profissionais da AEC, artistas e criadores. Permite aos usuários editar, organizar, dimensionar e animar dados a partir de um simples modelo 2D. Criado pela empresa de design Artefact, o Storyboard VR foi desenvolvido para uso interno próprio aplicado a seus projetos de RV. Eles criaram sua própria ferramenta para editar protótipos de realidade virtual de maneira rápida e fácil.

Você pode criar e carregar objetos transparentes e mapas de ambientes a partir de modelos existentes para o Storyboard VR, depois selecione seus recursos e crie seu próprio storyboard. A facilidade de uso permite que os usuários compartilhem idéias e recebam feedback desde o início do processo de projeto. Storyboard VR também possui uma ferramenta para criar slides e cenas, fornecendo algo como uma versão de realidade virtual do PowerPoint.

#3 – Pair

© Pair

Pair (antigo Visidraft) usou tecnologia de computadores e de realidade aumentada para criar um aplicativo, que permite aos arquitetos arrastar e soltar modelos 3D de mobiliário e equipamentos em seus projetos usando iPhones ou iPads. Seu catálogo on-line de modelos e objetos possui atualmente mais de 200 itens de mobiliário para casa e escritório dos fabricantes Fortune 500, com novos produtos sendo adicionados diariamente.

Depois de lançar seu aplicativo, a empresa percebeu que uma grande porcentagem dos seus usuários eram provenientes de fabricantes de móveis e eletrodomésticos. O que faz o Pair diferente de outras soluções de realidade aumentada é seu foco em produtos e consumidores - ele permite que os usuários caminhem fisicamente em volta de um produto virtual 3D como se este estivesse dentro de sua casa ou escritório.

#4 – SmartReality

© SmartReality

SmartReality é um aplicativo de realidade aumentada que usa a câmera do dispositivo móvel para sobrepor um modelo BIM sobre plantas impressas criando visualizações tridimensionais dos projeto. Isto permite aos usuários ampliar, visualizar projetos estruturais com um toque, passar pelas etapas do projeto ao longo do tempo e gravar imagens e vídeos de suas experiências. Os usuários podem criar uma conta gratuita para fazer upload de suas plantas e fazer uma cotação do modelo correspondente.

O aplicativo SmartReality também está disponível em uma versão de RV desenvolvida pela equipe do JBKnowledge Labs R&D. Esta versão permite que os usuários caminhem através dos modelos usando soluções de realidade virtual como Oculus Rift, Samsung Gear e Google Project Tango.

#5 – Fuzor

© Fuzor

Fuzor é um aplicativo de renderização em tempo real que se integra com o Revit. Ele utiliza a tecnologia originalmente projetada por Kalloc Studios para o design de jogos e disponibiliza um link bidirecional direto com o Revit, permitindo que os usuários se movam, visualizem, anotem e inspecionem informações do BIM, além de sincronizar as mudanças entre as duas ferramentas.

O link em tempo real é o que permite que o Fuzor atualize instantaneamente as modificações feitas em um arquivo Revit. Ele suporta várias ferramentas, análise de interferência, análise de iluminação, filtros de cores e visualização, renderização de seções e de vídeos com as informações BIM embutidas.

Em colaboração com programas de modelagem, a solução BIM é compatível com dispositivos de visualização de desenho BIM via Google Drive ou Dropbox. Atualmente, o Fuzor oferece suporte para os arquivos Revit, Archicad, Rhinoceros 3D, Navisworks, SketchUp, FBX e 3DS.

Sobre este autor
Cita: Grozdanic, Lidija. "Os 5 melhores aplicativos de realidade virtual e realidade aumentada para arquitetos" [The Top 5 Virtual Reality and Augmented Reality Apps for Architects] 01 Set 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/878548/os-5-melhores-aplicativos-de-realidade-virtual-e-realidade-aumentada-para-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.