#donotsettle visita a "Ópera de Outro Mundo" projetada pelo MAD na China

Bem-vindo ao último capítulo de #donotsettle extra, a série em que Wahyu Pratomo e Kris Provoost enriquecem alguns de seus vídeos do #donotsettle com análises textuais detalhadas dos edifícios que visitam.

Após a visita do mês passado ao primeiro edifício do OMA em Xangai, permanecemos na China e seguimos em direção norte — extremo norte. Estamos felizes em levá-lo a um prédio que tem estado bem cotado na nossa "lista de próximas visitas". Harbin, a capital de uma provincial no nordeste da China, era conhecida apenas pelas esculturas de gelo em grande escala que aparecem durante os meses de inverno. Nos últimos dois anos, isso mudou, pelo menos para os geeks de arquitetura espalhados pelo mundo.

Ma Yansong e sua equipe da MAD Architects projetaram e construíram a Harbin Opera House em uma nova área da cidade. Primeiramente anunciado em 2013, o edifício foi concluído no final de 2015. Desde então, um fluxo interminável de fotos de tirar o fôlego foram compartilhadas na internet. Tivemos que ir até lá para ver esse projeto com nossos próprios olhos! Nós aventuramos até Harbin e passamos um dia inteiro na Ópera.

#donotsettle visita a Ópera de Outro Mundo projetada pelo MAD na China - Mais Imagens+ 9

© Wahyu Pratomo e Kris Provoost

A abordagem

Aparentemente levantando-se da paisagem, dois edifícios tornam-se visíveis de longe. Em uma vasta paisagem aberta, a Harbin Opera House conforma-se como a peça central de uma nova Ilha da Cultura. Chegando mais perto, não conseguimos parar de olhar para as linhas e formas orgânicas que formam os prédios. Chegamos até o pé de uma grande escadaria que leva a uma praça de boas vindas. Subindo, sentimos ansiedade e curiosidade sobre como esta ópera se revela à primeira vista.

© Wahyu Pratomo e Kris Provoost

O Espaço Público

Chegando no início da manhã, a praça já estava pulsando com muitas atividade. Que visão maravilhosa para nossos olhos ainda ligeiramente cansados. De crianças pequenas a idosos, a praça provou ser um local popular para os habitantes de Harbin e também para turistas. E por que não seria? Com esta arquitetura como pano de fundo, poderíamos passar dias observando cada canto desse edifício. (Mas espere! Não há um canto sequer neste edifício. Tudo se mistura!) A mesma curiosidade que tivemos também era visível nos visitantes daquela manhã. Acompanhando com as mãos e caminhando pela grande praça, todo mundo parecia aproveitar o seu tempo sob o sol com o projeto do MAD como objetivo final.

© Wahyu Pratomo e Kris Provoost

Apropriação do Edifício

Nós arriscamos ao longo dos "flancos da montanha" subindo o prédio até a plataforma de observação com vista para a paisagem da cidade. O sentimento era como o de uma própria caminhada de montanha. Para onde quer que você olhe, há pessoas se apropriando do edifício de maneiras criativas para enquadrar aquela foto inesquecível. Ver os visitantes interagindo com o edifício foi, absolutamente, o ponto mais alto desta visita. Se há um edifício que merece ser descrito como "Instagramável", é esse. Em cada ângulo, um nova perspectiva aparece, criando uma nova dimensão, um novo mundo.

© Wahyu Pratomo e Kris Provoost

Relação Interior - Exterior

Falando de um mundo novo, o interior era isso e muito mais. Os limites são jogados para fora das janelas, em grande parte graças às enormes e belas aberturas. Não há começo, nem fim; Tudo se mistura. O foyer é repleto de luz, fundindo interior e exterior. O Grand Hall é, digamos, grande. Em todos os significados possíveis da palavra. O interior vai gerando espaços atrás de espaços, cada um com seus próprios pontos de vista, seus próprios sentimentos, evocando diferentes emoções. Imagine um espaço infinito onde os sentimentos se transformam de abrangentes para íntimos, de excitação à calmaria, e de hipnótico a estimulante à medida que o atravessamos. Um espaço sem paredes e portas, mas um caminho para uma nova dimensão.

© Wahyu Pratomo e Kris Provoost

Uma Experiência Real

Anos depois de ver os primeiros modelos e as fotos da construção, nos deparamos de frente para a nova Harbin Opera House. Após anos de ansiedade, excitação, entusiasmo e ânsia, nos sentamos em um banco observando pessoas interagindo com o edifício. Este projeto é muito mais complexo do que qualquer imagem possa expressar. Revisando as cenas, nos arrepiamos novamente. Este edifício não é apenas um edifício. É uma experiência de outro mundo, uma jornada fascinante.

Agradecemos ao excelente time da MAD Architects por tornar possível esta visita. Mal podemos esperar para mergulhar novamente em mais projetos da MAD.

#donotsettle é um projeto sobre Arquitetura e Vivência. Assista + de 100 outros vídeos relacionados à Arquitetura em nosso canal do YouTube, ou veja o que estamos fazendo no Instagram e Facebook.

Ópera de Harbin / MAD Architects

34 Jordan Kanter, Daniel Gillen, Bas van Wylick, Liu Huiying, Fu Changrui, Zhao Wei, Kin Li ,Zheng Fang, Julian Sattler, Jackob Beer, J Travis Russett, Sohith Perera, Colby Thomas Suter, Yu Kui, Philippe Brysse, Huang Wei, Flora Lee, Wang Wei, Xie Yibang, Lyo Hengliu, Alexander Cornelius, Alex Gornelius, Mao Beihong, Gianantonio Bongiorno, Jei Kim, Chen Yuanyu, Yu Haochen, Qin Lichao, Pil-Sun Ham, Mingyu Seol, Lin Guomin, Zhang Haixia, Li Guangchong, Wilson Wu, Ma Ning, Davide Signorato, Nick Tran, Xiang Ling, Gustavo Alfred Van Staveren, Yang Jie Beijing Institute of Architectural Design Inhabit Group, China Jingye Engineering Co., Ltd.

Ópera de Harbin, pelas lentes de Iwan Baan

O prestigiado fotógrafo Iwan Baan divulgou uma nova série de fotografias que retrata a Ópera de Harbin, projetada pelo escritório MAD Architects, coberta de neve em seu contexto natural. A cidade de Harbin, ao norte da China, é conhecida por seus rigorosos invernos com temperaturas de até -30°C.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Wahyu Pratomo & Kris Provoost. "#donotsettle visita a "Ópera de Outro Mundo" projetada pelo MAD na China" 02 Set 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/878524/number-donotsettle-visita-a-pera-de-outro-mundo-projetada-pelo-mad-na-china> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.