Clássicos da Arquitetura: Câmara Municipal de Säynätsalo / Alvar Aalto

Ocupando o centro de uma pequena cidade agrícola na Finlândia, a Câmara Municipal de Säynätsalo pode parecer quase monumental demais para o seu contexto. Projetada por Alvar Aalto em 1949, a prefeitura é um estudo em oposição: elementos do classicismo e do monumental misturados com a modernidade e a intimidade para formar um novo ponto central coeso para a comunidade. Estes e outros aspectos do projeto inicialmente se mostraram divisivos, e a Câmara Municipal não esteve fora de controvérsias desde a sua criação.

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A cidade de Säynätsalo, localizada em uma pequena ilha no lago Päijänne, no centro da Finlândia, foi estabelecida em 1945. Poucos anos depois, a comunidade organizou um concurso de arquitetura para encontrar um projeto para uma prefeitura, que era, até então, o lar de cerca de 3000 pessoas. O complexo cívico constituiria uma câmara do conselho, escritórios do governo local, uma biblioteca comunitária, apartamentos para funcionários e espaço de comércio que, em última instância, permitiriam que as funções da prefeitura se expandissem além de seus parâmetros originais. [1]

© Wittenborn & Company
© Wittenborn & Company

A proposta vencedora de Aalto para o projeto segue o tradicional modelo europeu de pátio e torre de um centro cívico. O complexo consiste em dois edifícios de tijolos estruturados em madeira: um bloco retangular da biblioteca e o edifício do governo em forma de U. Esses dois edifícios atuam como um muro de contenção que permitiu a Aalto preencher o pátio central com terra escavada da encosta do local; Assim, o pátio é levantado um pavimento acima da paisagem circundante. [2]

Cortesia de Wikimedia user Zache

Essa diferença nas elevações cria duas experiências contrastantes do edifício, dependendo se o observador está no interior do pátio ou no exterior. Dentro do pátio, as fachadas da biblioteca circundante e os espaços de escritório tem a altura de apenas um pavimento; no entanto, observadores externos, em vez disso, vêem uma imponente fachada de dois andares, principalmente monolítica, de tijolos aparentes. [3] As duas escadarias que conduzem ao pátio do nível do solo também são divergentes no estilo. A escada do leste é formal e retilínea, com dois lances esculpidos impecavelmente a partir de granito. A escada ocidental é mais irregular e não é feita de pedra ou tijolo, mas de terra e com os degraus retidos por tábuas de madeira. [4]

Cortesia de Wikimedia user Zache

O pátio em si só é parcialmente pavimentado, continuando a justaposição de tijolos e grama iniciados pelas duas escadas. As entradas aos escritórios cívicos e à biblioteca pública abrem para o pátio, permitindo que ele sirva não só como um espaço circulatório aberto, mas também como uma praça pública em benefício de toda a cidade. A sensação de acessibilidade pública é aumentada pelas extensas janelas do saguão e do corredor que alinham dois lados do pátio. A permeabilidade desses espaços conforma um forte contraste com a característica mais proeminente da prefeitura: a câmara do conselho. [5]

Cortesia de Flickr user Leon

Diretamente em frente ao corredor envidraçado, ramificando-se do salão de entrada igualmente brilhante e arejado, está uma escada mais escura e estreita, alinhada com tijolos. Esta escada, que leva à câmara do conselho, rotaciona-se para trás em um patamar a meia altura, protegendo a câmara da vista do saguão; a escada também está escondida da vista exterior graças às janelas de clerestório orientadas para o leste. [6]

Cortesia de Flickr user Jonathan Rieke

A entrada na câmara do conselho traz um no espaço de uma escala muito maior do que a da escada que leva a ele. O espaço é aproximadamente cúbico, com a distância do chão ao teto quase igualando o comprimento das paredes. O teto, cuja inclinação corresponde à do telhado, é visivelmente suportado por treliças de madeira que se destacam de dois feixes centrais; Estes suportes sustentam todo o telhado, negando a necessidade de estruturas pesadas embutidas que obstruiriam a ventilação entre as superfícies interior e exterior do telhado. [7] A câmara do conselho é iluminada naturalmente por uma janela frontal com persianas, com lâmpadas penduradas iluminando as mesas abaixo e as vigas de madeira acima delas. [8]

© Wittenborn & Company

Foi a câmara do conselho que provocou a maior controvérsia quando Aalto propôs seu projeto ao povo de Säynätsalo. Os conselheiros municipais responsáveis pelo edifício não estavam convencidos de que uma cidade tão pequena como a deles pudesse justificar a construção de uma câmara de conselho de 17 metros de altura, especialmente devido ao alto preço do tijolo especificado para o projeto. Aalto, no entanto, respondeu: "Cavalheiros! A câmara municipal mais bonita e famosa do mundo, a de Siena, tem 16 metros de altura. Eu proponho construir uma que tenha 17 metros." [9]

© Wittenborn & Company

O apelo de Aalto aos membros do conselho não foi o único aspecto de seu projeto que fez referência a precedentes históricos. Apesar da estética modernista, a Câmara Municipal de Säynätsalo foi fortemente influenciada pela arquitetura renascentista e medieval italiana. A torre não apenas alude a sua contraparte em Siena; Combinado com o arranjo do pátio abaixo, mas também a antecedentes como a Piazza San Marco em Veneza. A biblioteca e os programas cívicos voltados para uma praça central refletem um arranjo semelhante na Piazza Vecchia de Bergamo. [10] Detalhes menores também devem a sua inspiração para a Itália: as escadas de terra para a praça também se baseiam em um modelo italiano. [11]

Piazza San Marco, Veneza, Itália. Cortesia de Flickr user Scott Ingram
Piazza Vecchia, Bergamo, Itália. Cortesia de Flickr user Bas Wallet

A Câmara Municipal de Säynätsalo passou por importantes trabalhos de restauração, que começaram em 1995. O município de Säynätsalo tornou-se parte da cidade de Jyväskylä em 1993, com sua prefeitura se tornando um marco legalmente protegido no ano seguinte. A restauração preservou o edifício em sua forma e materiais originais o máximo possível; somente os componentes danificados foram substituídos, com as peças simplesmente degradadas pelo tempo deixadas da mesma forma. O trabalho foi concluído a tempo para o centésimo aniversário de Alvar Aalto em 1998, preservando seu centro cívico durante as gerações do futuro visitarem e admirarem. [12]

Referências

[1] Fleig, Karl. Alvar Aalto. New York: Wittenborn & Company, 1963. p137.
[2] Trencher, Michael. The Alvar Aalto Guide. New York: Princeton Architectural Press, 1996. p155.
[3] Trencher, p155-156.
[4] Quantrill, Malcolm. Alvar Aalto: A Critical Study. New York: New Amsterdam Books, 1983. p131-134.
[5] Treib, Marc. “Aalto’s Nature.” In Alvar Aalto: Between Humanism and Materialism, edited by Peter Reed. New York: Museum of Modern Art, 1998. p60.
[6] Trencher, p156-57.
[7] Fleig, p144.
[8] Trencher, p157.
[9] Treib, p60.
[10] Trencher, p155.
[11] Quantrill, p134.
[12] “Renovation of Säynätsalo Town Hall 1995-1998.” City of Jyväskylä. Acesso em 16 de Fevereiro de 2016. http://www.jyvaskyla.fi/saynatsalo/english/townhall/renovation.

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Localização do Projeto

Endereço:40900 Säynätsalo, Finlândia

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Sobre este escritório
Cita: Fiederer, Luke. "Clássicos da Arquitetura: Câmara Municipal de Säynätsalo / Alvar Aalto" [AD Classics: Säynätsalo Town Hall / Alvar Aalto] 14 Ago 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/877675/classicos-da-arquitetura-camara-municipal-de-saynatsalo-alvar-aalto> ISSN 0719-8906

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