Evento debaterá oportunidades e desafios de Estatutos do Pedestre em cidades brasileiras

No próximo 08 de agosto, Dia Mundial do Pedestre, o projeto Como Anda, desenvolvido pelas organizações Cidade Ativa e Corrida Amiga com o apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS), promoverão a mesa-redonda “Estatuto do Pedestre: Oportunidades e Desafios em cidades brasileiras”. O evento, que será realizado no MobiLab (Laboratório de Mobilidade Urbana), visa discutir o recém-sancionado Estatuto do Pedestre na cidade de São Paulo e sua repercussão no Brasil sob a perspectiva de atores que influenciam e participam das tomadas de decisões relacionadas aos marcos regulatórios municipais.

Estão confirmados para o debate José Police Neto, vereador de São Paulo e principal redator do projeto de lei do Estatuto, Sérgio Avelleda, Secretário de Mobilidade e Transportes de São Paulo e Meli Malatesta, Presidente da Comissão Técnica de Mobilidade a Pé e Acessibilidade da ANTP, com mediação de Silvia Stuchi, da ONG Corrida Amiga. Juntos, eles vão abordar o histórico do Estatuto, pontos críticos em relação aos vetos e a sua efetiva regulamentação. Em um segundo momento, a discussão trará perspectivas sobre as responsabilidades dos atores, principais barreiras e lacunas para o cumprimento deste novo marco regulatório e oportunidades de atuação. É importante ressaltar que São Paulo possui o movimento em prol dos pedestres fortalecido e serve de modelo para outras cidades brasileiras, tanto na legislação municipal quanto no planejamento urbano. Estarão presentes Alexandre Arraes, vereador e presidente da Frente Parlamentar Rio Cidade Caminhável, Glaucia Pereira, membro da Cidadeapé - Associação pela Mobilidade a Pé em São Paulo, e Erika Mota, gerente da Associação Brasileira de Cimento Portland, com mediação de Rafaella Basile, da organização Cidade Ativa.

A promoção de um debate entre atores públicos, privados e sociedade civil visa discutir não só este novo marco regulatório em São Paulo, mas, para além, como isso reverbera pelo país, à exemplo de cidades que se inspiraram no caso paulistano e também estão desenvolvendo PLs similares: São José dos Campos, Goiânia e revisão Goiânia, Balneário Camboriú, Porto Alegre e revisão Porto Alegre, Belém, Belo Horizonte, Feira de Santana, Osasco e Rio de Janeiro.

Informações sobre o evento:

Quando: 08/08/17
Horário: 14h00 às 17h00
Onde: MobiLab (Rua Boa Vista, 136 - Centro, SP)
Inscrições: bit.ly/comoanda-estatutodopedestre
Haverá transmissão online pelo Facebook.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Evento debaterá oportunidades e desafios de Estatutos do Pedestre em cidades brasileiras" 01 Ago 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/876869/evento-debatera-oportunidades-e-desafios-de-estatutos-do-pedestre-em-cidades-brasileiras> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.