7 Estruturas temporárias exploram as possibilidades arquitetônicas do uso de cordas

Kotor é uma antiga cidade fortificada localizada em uma baía isolada na costa adriática de Montenegro. Foi veneziana, austríaca e, mais recentemente, parte da ex-Iugoslávia. Hoje, como parte de uma nação independente, suas ruas estreitas, as pequenas praças e os cálidos edifícios de pedra definem o caráter de um Patrimônio Mundial da UNESCO que, a cada verão, se torna um vasto terminal de cruzeiros, quando os turistas chegam em massa para aproveitar o calor num ambiente natural espetacular. Neste momento, no entanto, a cidade também é anfitriã da KotorAPSS (Architectural Prison Summer School) - um encontro de oito dias dedicado a trazer uma vida cultural contemporânea à cidade por meio de instalações arquitetônicas temporárias.

7 Estruturas temporárias exploram as possibilidades arquitetônicas do uso de cordas - Mais Imagens+ 26

Desenvolvendo os projetos em Kotor, Montenegro. Imagem © Luka Boskovic

Localizado em uma prisão abandonada e parcialmente derrubada, construída durante a ocupação dos austríacos, o tema para os vinte e seis participantes deste ano foi simples: projetar e construir "estruturas temporárias que precisam ser montadas rapidamente, mas que também poderiam se tornar parte do espaço público, parte da comunidade, parte do programa e um ponto de interesse para visitantes e turistas". O material primário: cordas, produzidas localmente; o mentor: Nikola Radeljković de Numen / For use.

Desenvolvendo os projetos em Kotor, Montenegro. Imagem © Luka Boskovic
Desenvolvendo os projetos em Kotor, Montenegro. Imagem © Luka Boskovic

Broken Light

Sonja Jankov, Đina Prnjat, Nemanja Mitrović, Janž Omerzu

"150 linhas da corda projetam as barras das 6 janelas das unidades prisionais na parede para qual estão voltadas. De cada janela, há 25 linhas que se conectam no lado de fora num único ponto, assim ligando unidades isoladas. A geometria da instalação é nítida e precisa em contraste com o espaço em ruínas circundante e a vegetação. Essas linhas simbolizam feixes de luz e pensamentos provenientes das unidades ao se estenderem e se interligarem no espaço exterior, mas apenas até encontrarem a parede de fora".

Projeto: "Broken Light". Imagem © Luka Boskovic
Projeto: "Broken Light". Imagem © Luka Boskovic
Equipe: "Broken Light". Imagem © Luka Boskovic

Stair Strike

Sara Simoska, Agata Skorka, Nikola Abramović

"A intervenção mede e experimenta os diferentes pontos de vista enquanto se sobe a escada. Ela congela a interação entre o ser humano e o espaço complexo da escadaria. Levando ao jardim escondido atrás da prisão, introduz os espaços de todo o prédio".

Projeto: "Stair Strike". Imagem © Luka Boskovic

Ágora

Georgios Grigoriadis, Vasilis Aloutsanidis, Dimitrios Chatzinikolis

"O conceito de Ágora baseia-se na análise da hierarquia da estrutura interna e no processo de fabricação da corda, resultando em uma estrutura de oito fios. Tudo começa com a corda de oito fios e os nós que gradualmente se expandem à medida que se afastam do ponto de ancoragem. A grande corda se abre para formar o espaço, provocando e marcando a conjunção geral - a ágora. Um lugar de congregação, lugar de reunião, de assembléia, um espaço público central na antiga cidade-estado grega".

Projeto: "Agora". Imagem © Luka Boskovic
Projeto: "Agora". Imagem © Luka Boskovic
Equipe: "Agora". Imagem © Luka Boskovic

How Deep is Your Love

Chi Chun Tang

"Uma única corda representa uma única pessoa, cada prisioneiro. A torção de uma única corda resulta em uma massa amorfa, um cérebro de um prisioneiro, sua distorção. Mas também pode ser uma criatura do mar, flutuando, ou uma planta, enraizada na prisão".

Projeto: "How Deep is Your Love". Imagem © Luka Boskovic
Equipe: "How Deep is Your Love". Imagem © Luka Boskovic

Corona

Ana Aleksić, Bojana Bobičić, Gosia Pawłowska, Snežana Zlatković , Miloš Đikanović, Andrew Scheinman, Dejan Todorović

"Há uma intervenção entre a prisão e a igreja de St. Paul. Partindo do antigo poço, o elemento cilíndrico central existente no espaço, diferentes planos direcionais são construídos linha a linha por uma combinação de uma infinidade de pontos que se tornam elementos cruciais de toda a composição radial".

Projeto: "Corona". Imagem © Luka Boskovic
Projeto: "Corona". Imagem © Luka Boskovic
Equipe: "Corona". Imagem © Luka Boskovic

Oculus

Sabina Marov, Aiste Ambrazeviciute, Luka Ljumović

"A intervenção foi inspirada por um fluxo infinito de geometria triangular em um espaço definido. A micro-localização da estrutura (pequeno pátio oposto à parede lateral da prisão com muros altos que o cercam) é dificilmente definível quando a estrutura de corda que domina este espaço aparece como um contraste. A matriz linear da instalação domina a abertura vertical. O espectador é convidado a vivenciar a estrutura em direções verticais a partir de dois pontos: do nível da rua e do nível superior - o terraço da prisão".

Projeto: "Oculus". Imagem © Luka Boskovic
Projeto: "Oculus". Imagem © Luka Boskovic
Equipe: "Oculus". Imagem © Luka Boskovic

Scope

Ines Pajović, Kristina Savić, Lina Viluma, Luka Ljumović, Miljena Vučković, Sherief Al Rifai

"Scope foca na relação espacial entre o interior das paredes da prisão e os espaços que definem o exterior. Apesar da sua proximidade, 'o exterior' continua a ser um desejo distante, evidenciado pela existência das barras de aço nas janelas e as próprias dimensões físicas das aberturas, que restringem a visão do céu de Kotor. Observando a linearidade das perspectivas internas dentro da prisão, particularmente as vistas para as paredes das janelas das unidades, a intervenção visa aludir a uma expressão de liberdade ao orientar a perspectiva dos prisioneiros para o céu".

Projeto: "Scope". Imagem © Luka Boskovic
Projeto: "Scope". Imagem © Luka Boskovic
Equipe: "Scope". Imagem © Luka Boskovic
Sobre este autor
Cita: AD Editorial Team. "7 Estruturas temporárias exploram as possibilidades arquitetônicas do uso de cordas" [In This Semi-Derelict Montenegrin Prison, 7 Temporary Structures Untangle the Spatial Possibilities of Nautical Rope] 04 Ago 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Moreira Cavalcante, Lis) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/876828/7-estruturas-temporarias-exploram-as-possibilidades-arquitetonicas-do-uso-de-cordas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.