O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Habitação De Interesse Social
  4. Projeto vencedor no concurso para habitações cooperativas em Barcelona

Projeto vencedor no concurso para habitações cooperativas em Barcelona

  • 19:00 - 30 Julho, 2017
  • por Equipo Editorial
  • Traduzido por Eduardo Souza
Projeto vencedor no concurso para habitações cooperativas em Barcelona
Projeto vencedor no concurso para habitações cooperativas em Barcelona, Cortesía de Lacol + La Boqueria
Cortesía de Lacol + La Boqueria

A equipe composta pelos escritórios Lacol Arquitectura Cooperativa e La Boqueria obteve o primeiro lugar no concurso de habitações cooperativas de Barcelona no solar Poblenou. Trata-se de uma das primeiras atuações da prefeitura de Barcelona para apoiar as cooperativas habitacionais de cessão de uso.

Os solares situam-se em diferentes bairros da cidade para construir habitações cooperativas com o regime de cessão de uso. O maior valor deste concurso é que se restringe a cooperativas que fomentem um modelo de habitação diferenciado da propriedade ou do arrendamento tradicional.

Cortesía de Lacol + La Boqueria
Cortesía de Lacol + La Boqueria

Memorial oficial: O objetivo das cooperativas é facilitar e garantir um acesso à habitação digna e acessível a seus associados, com uma cota máxima fixada de 7,82€/m², segundo convocatória e legislação. Além disso, propusemos que os gastos em conforto térmico fossem reduzidos em mais de 50%. Agora temos a oportunidade de tornar isso possível.

Desde um posicionamento realista e atendendo aos recursos disponíveis, o foco é colocado sobre a redução inicial da construção e a utilização do edifício em sua vida útil, pensando na repercussão econômica final do usuário.

Durante a fase de concurso realizou-se um diagnóstico sócio-econômico do grupo de habitações e do processo participativo para trabalhar e chegar à seguinte proposta de consenso. Neste consenso o usuário e a comunidade julgariam um papel principal, e o edifício seguiria a infraestrutura que os acompanhasse e lhes permitisse evoluir livremente em três âmbitos sociais: o bairro, a comunidade e a habitação.

Estratégias
Estratégias

Estratégia ambiental: consiste na redução da demanda em todos os consumos do edifício, oferecendo um bom conforto climático e acústico apesar das diferentes condições em cada pavimento. Assim, o edifício responde com um corte dinâmico.

Circulações e espaços comunitários: do processo participativo inicial extraiu-se um programa de espaços comunitários. Estes são distribuídos em altura em todos os pavimentos do edifício, tomando um caráter diferente segundo o uso em cada espaço. Queríamos que os espaços comunitários e circulações melhorassem as relações humanas, os encontros espontâneos e as atividades da cooperativa em todo o edifício.

Habitações: a edificação conta com 19 unidades, das quais uma será usada para as famílias no processo de reintegração social. Se necessário por exigências da comunidade ou financeiras, está previsto um crescimento a 20 famílias, reduzindo os espaços comunitários.

Construção: é um edifício leve, onde predominam os materiais reutilizáveis e desmontáveis, o que permite reduzir o volume de concreto e o uso de materiais de origem mineral utilizados no edifício.

Cortesía de Lacol + La Boqueria
Cortesía de Lacol + La Boqueria
Relação com o bairro
Relação com o bairro
Perspectiva Axonométrica
Perspectiva Axonométrica
  • Arquitetos

  • Localização

    Carrer d'Espronceda, 131, 08005 Barcelona, Espanha
  • Colaboradores

    Societat orgànica, PAuS, Arkenova
  • Cliente

    La Balma, grupo de Sostre Cívic
  • Orçamento

    1.827.000 €
  • Ano do Projeto

    2017

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
La Boqueria
Escritório
laCol Arquitectura Cooperativa
Escritório
Cita: Equipo Editorial. "Projeto vencedor no concurso para habitações cooperativas em Barcelona" [Lacol y La Boqueria ganan concurso para diseñar viviendas cooperativas en Barcelona] 30 Jul 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/876717/projeto-vencedor-no-concurso-para-habitacoes-cooperativas-em-barcelona> ISSN 0719-8906