O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Habitação De Interesse Social
  4. Projeto vencedor no concurso para habitações cooperativas em Barcelona

Projeto vencedor no concurso para habitações cooperativas em Barcelona

Projeto vencedor no concurso para habitações cooperativas em Barcelona
Projeto vencedor no concurso para habitações cooperativas em Barcelona, Cortesía de Lacol + La Boqueria
Cortesía de Lacol + La Boqueria

A equipe composta pelos escritórios Lacol Arquitectura Cooperativa e La Boqueria obteve o primeiro lugar no concurso de habitações cooperativas de Barcelona no solar Poblenou. Trata-se de uma das primeiras atuações da prefeitura de Barcelona para apoiar as cooperativas habitacionais de cessão de uso.

Os solares situam-se em diferentes bairros da cidade para construir habitações cooperativas com o regime de cessão de uso. O maior valor deste concurso é que se restringe a cooperativas que fomentem um modelo de habitação diferenciado da propriedade ou do arrendamento tradicional.

Cortesía de Lacol + La Boqueria
Cortesía de Lacol + La Boqueria

Memorial oficial: O objetivo das cooperativas é facilitar e garantir um acesso à habitação digna e acessível a seus associados, com uma cota máxima fixada de 7,82€/m², segundo convocatória e legislação. Além disso, propusemos que os gastos em conforto térmico fossem reduzidos em mais de 50%. Agora temos a oportunidade de tornar isso possível.

Desde um posicionamento realista e atendendo aos recursos disponíveis, o foco é colocado sobre a redução inicial da construção e a utilização do edifício em sua vida útil, pensando na repercussão econômica final do usuário.

Durante a fase de concurso realizou-se um diagnóstico sócio-econômico do grupo de habitações e do processo participativo para trabalhar e chegar à seguinte proposta de consenso. Neste consenso o usuário e a comunidade julgariam um papel principal, e o edifício seguiria a infraestrutura que os acompanhasse e lhes permitisse evoluir livremente em três âmbitos sociais: o bairro, a comunidade e a habitação.

Estratégias
Estratégias

Estratégia ambiental: consiste na redução da demanda em todos os consumos do edifício, oferecendo um bom conforto climático e acústico apesar das diferentes condições em cada pavimento. Assim, o edifício responde com um corte dinâmico.

Circulações e espaços comunitários: do processo participativo inicial extraiu-se um programa de espaços comunitários. Estes são distribuídos em altura em todos os pavimentos do edifício, tomando um caráter diferente segundo o uso em cada espaço. Queríamos que os espaços comunitários e circulações melhorassem as relações humanas, os encontros espontâneos e as atividades da cooperativa em todo o edifício.

Habitações: a edificação conta com 19 unidades, das quais uma será usada para as famílias no processo de reintegração social. Se necessário por exigências da comunidade ou financeiras, está previsto um crescimento a 20 famílias, reduzindo os espaços comunitários.

Construção: é um edifício leve, onde predominam os materiais reutilizáveis e desmontáveis, o que permite reduzir o volume de concreto e o uso de materiais de origem mineral utilizados no edifício.

Cortesía de Lacol + La Boqueria
Cortesía de Lacol + La Boqueria
Relação com o bairro
Relação com o bairro
Perspectiva Axonométrica
Perspectiva Axonométrica
  • Arquitetos

  • Localização

    Carrer d'Espronceda, 131, 08005 Barcelona, Espanha
  • Colaboradores

    Societat orgànica, PAuS, Arkenova
  • Cliente

    La Balma, grupo de Sostre Cívic
  • Orçamento

    1.827.000 €
  • Ano do Projeto

    2017

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: Equipo Editorial. "Projeto vencedor no concurso para habitações cooperativas em Barcelona" [Lacol y La Boqueria ganan concurso para diseñar viviendas cooperativas en Barcelona] 30 Jul 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/876717/projeto-vencedor-no-concurso-para-habitacoes-cooperativas-em-barcelona> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.