Stefano Boeri Architetti construirá a primeira floresta vertical na Holanda

© Imaginary A2 / Stefano Boeri Architetti

O próximo projeto de floresta vertical de Stefano Boeri Architetti será desenvolvido em Utrecht, depois de o escritório ter sido selecionado como vencedor em uma competição internacional para a construção de um novo distrito urbano em Jaarbeursboulevard. Apontada como a "Torre Hawthrone", a primeira floresta vertical holandesa será uma das duas novas torres de grande altura a subir no centro da cidade de Utrecht, localizada perto da Estação Ferroviária Central, ao lado de uma torre desenhada pelo escritório MVSA, de Amsterdã.

A torre de 90 metros de altura será coberta por 10 000 plantas de diferentes espécies (360 árvores, 9.640 de arbustos e flores), com o objetivo de criar "uma experiência inovadora de convivência entre a cidade e a natureza". A fachada verde permitirá que a Torre Hawthorne absorva mais de 5,4 toneladas de CO2, purificando o ar para condições de vida mais saudáveis para os residentes da torre e a cidade em geral.

No piso térreo, a Torre abrirá o "Vertical Forest Hub", um centro de pesquisa para a implementação e educação de florestas urbanas em todo o mundo. O espaço será aberto ao público, permitindo aos passageiros observarem estratégias técnicas e botânicas empregadas no projeto da torre e acompanhar o progresso de outros projetos de Florestas Verticais em construção em todo o mundo. Um elevador conectará o espaço diretamente a um jardim na cobertura, no 6º andar, onde as plantações e a arquitetura podem ser vistas de perto.

© Imaginary A2 / Stefano Boeri Architetti
© Imaginary A2 / Stefano Boeri Architetti

A forma e os acabamentos do edifício foram projetados para criar um diálogo com a cidade - a torre é recuada da rua para melhorar suas dimensões visuais e permitir abundância de luz. Os elementos do programa incluirão escritórios, áreas de esportes e yoga, estacionamento para bicicletas e espaços públicos de lazer, visando tornar-se o "novo centro saudável de Utrecht".

© Imaginary A2 / Stefano Boeri Architetti
© Imaginary A2 / Stefano Boeri Architetti

A Floresta Vertical de Utrecht segue outros projetos urbanos de florestamento projetados por Stefano Boeri Architetti, incluindo a Torre dos Cedros em Lausanne, a Floresta Vertical em Nanjing e outros edifícios verdes planejados para Paris, Tirana e Xangai.

A construção em Hawthorne Tower começará em 2019, com estimativa de conclusão em 2022.

  • Arquitetos

  • Localização

    Jaarbeursplein, 3521 Utrecht, Holanda
  • Coordenadora de Projeto

    Francesca Cesa Bianchi
  • Líder da Equipe

    Benedetta Cremaschi
  • Equipe

    Daniele Barillari Francesca Da Pozzo Alberto Lunardi Maddalena Maraffi Giovanni Nardi Federico Panella Paolo Russo
  • Fotografias

    Imaginary A2 / Stefano Boeri Architetti
© Imaginary A2 / Stefano Boeri Architetti

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Jaarbeursplein, 3521 Utrecht, Holanda

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Lynch, Patrick. "Stefano Boeri Architetti construirá a primeira floresta vertical na Holanda" [Stefano Boeri Architetti Wins Competition for First Dutch Vertical Forest] 14 Jul 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/875598/stefano-boeri-architetti-construira-a-primeira-floresta-vertical-na-holanda> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.