O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Auditório
  4. Estados Unidos
  5. Frank Lloyd Wright
  6. 1957
  7. Clássicos da Arquitetura: Centro Cívico do Condado de Marin / Frank Lloyd Wright

Clássicos da Arquitetura: Centro Cívico do Condado de Marin / Frank Lloyd Wright

Clássicos da Arquitetura: Centro Cívico do Condado de Marin / Frank Lloyd Wright
Clássicos da Arquitetura: Centro Cívico do Condado de Marin / Frank Lloyd Wright, © Flickr User C.M. Keiner
© Flickr User C.M. Keiner

O Centro Cívico do Condado de Marin foi a última comissão de Frank Lloyd Wright e seu maior projeto público, incluindo várias funções cívicas para servir ao condado e a San Francisco, que após a abertura da Golden Gate Bridge tornaram-se mais próximos do que nunca. Wright foi selecionado para o projeto em 1957, ganhando um voto de esperança de que ele poderia representar melhor um governo democrático aberto às pessoas através do Centro Cívico.

© Flickr User C.M. Keiner © Flickr User C.M. Keiner © Flickr User DB's travels © Flickr User DB's travels + 25

Em abril de 1958, o projeto de Wright foi aprovado, e o arquiteto apresentou seu conjunto de desenhos conceituais exatamente um ano depois. Após sua morte, seu protegido Aaron Greene e seu genro William Wesley Peters continuaram com a construção, trazendo os projetos de Frank Lloyd Wright para a realidade. Uma das qualidades mais destacadas do projeto é que Wright não se restringiu à arquitetura - projetou a porta, a sinalização, o mobiliário e todos os detalhes.

© Flickr User kara brugman
© Flickr User kara brugman

O arquiteto enfatizou suas crenças em uma arquitetura orgânica próxima à natureza, particularmente no Salão da Justiça e no Edifício de Administração, alegando que as paisagens do Condado de Marin estavam entre as mais lindas que ele já havia visto. A horizontalidade do projeto e sua implantação alinham-se à filosofia de Wright e realmente acomodam a paisagem e aproveitam sua beleza.

© Flickr User kara brugman
© Flickr User kara brugman

Materiais únicos cobrem o projeto, principalmente o dourado que, inicialmente, também cobriria a cobertura. Alguns detalhes de fachada, portas e outros elementos são tratados com tinta dourada. No entanto, quando chegou a hora de selecionar o material para revestir o telhado, após a morte de Wright, sua esposa teve que tomar a decisão de pintá-lo em azul claro, acreditando que a cor, eventualmente, se mesclaria com o entorno. Mesmo a estrutura foi inovadora, reunindo aço e superfícies de concreto e suportes, com diversos elementos em balanço. Isso tornou-a mais resistente aos terremotos e facilitou a expansão das funções internas devido aos apoios repetitivos esbeltos no interior.

© Flickr User kara brugman
© Flickr User kara brugman

O projeto ainda embarca dois espaços centrais em cada edifício com átrios que se ampliam à medida em que sobem - um "efeito Guggenheim". A cúpula que liga os dois edifícios principais abriga iconicamente o Conselho de Supervisores do Condado de Marin e a Biblioteca Pública. Uma das alas abriga os tribunais curvados únicos, que se tornaram um exemplo para os tribunais em todo o país, enquanto na outra ala estão os escritórios administrativos; Cada sala recebe luz de pelo menos uma fonte de luz, muitas vezes das janelas exteriores e da claraboia da edificação central.

© Flickr User kara brugman
© Flickr User kara brugman

Outras estruturas incluem o edifício dos correios relativamente pequeno e o pináculo, que hoje serve como um exaustor elaborado para o sistema de aquecimento / ventilação do Centro Cívico. O projeto inicialmente incluiu uma prisão dentro do Salão da Justiça, mas o aumento populacional forçou a relocação e outra foi construída baseada nos projetos de Aaron Greene, preservando a conexão com o salão da justiça através de um túnel subterrâneo.

© Flickr User C.M. Keiner
© Flickr User C.M. Keiner

Hoje, o projeto está listado no Registro Nacional de Locais Históricos e é considerado um Marco Histórico Nacional e um Marco Histórico da Califórnia, e atualmente está sendo considerado para designação como Patrimônio Mundial da UNESCO. O Centro Cívico do Condado de Marin é considerado a "última grande comissão" de Wright e um dos projetos mais potentes de sua carreira,, já que rejeitou o tradicional para aproximar a arquitetura da natureza e seus usuários.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Frank Lloyd Wright
Escritório
Cita: Naja, Ramzi. "Clássicos da Arquitetura: Centro Cívico do Condado de Marin / Frank Lloyd Wright" [AD Classics: Marin Civic Center / Frank Lloyd Wright] 23 Jun 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/874289/classicos-da-arquitetura-centro-civico-do-condado-de-marin-frank-lloyd-wright> ISSN 0719-8906