O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Auditório
  4. Estados Unidos
  5. Frank Lloyd Wright
  6. 1957
  7. Clássicos da Arquitetura: Centro Cívico do Condado de Marin / Frank Lloyd Wright

Clássicos da Arquitetura: Centro Cívico do Condado de Marin / Frank Lloyd Wright

Clássicos da Arquitetura: Centro Cívico do Condado de Marin / Frank Lloyd Wright
Clássicos da Arquitetura: Centro Cívico do Condado de Marin / Frank Lloyd Wright, © Flickr User C.M. Keiner
© Flickr User C.M. Keiner

O Centro Cívico do Condado de Marin foi a última comissão de Frank Lloyd Wright e seu maior projeto público, incluindo várias funções cívicas para servir ao condado e a San Francisco, que após a abertura da Golden Gate Bridge tornaram-se mais próximos do que nunca. Wright foi selecionado para o projeto em 1957, ganhando um voto de esperança de que ele poderia representar melhor um governo democrático aberto às pessoas através do Centro Cívico.

© Flickr User C.M. Keiner © Flickr User C.M. Keiner © Flickr User DB's travels © Flickr User DB's travels + 25

Em abril de 1958, o projeto de Wright foi aprovado, e o arquiteto apresentou seu conjunto de desenhos conceituais exatamente um ano depois. Após sua morte, seu protegido Aaron Greene e seu genro William Wesley Peters continuaram com a construção, trazendo os projetos de Frank Lloyd Wright para a realidade. Uma das qualidades mais destacadas do projeto é que Wright não se restringiu à arquitetura - projetou a porta, a sinalização, o mobiliário e todos os detalhes.

© Flickr User kara brugman
© Flickr User kara brugman

O arquiteto enfatizou suas crenças em uma arquitetura orgânica próxima à natureza, particularmente no Salão da Justiça e no Edifício de Administração, alegando que as paisagens do Condado de Marin estavam entre as mais lindas que ele já havia visto. A horizontalidade do projeto e sua implantação alinham-se à filosofia de Wright e realmente acomodam a paisagem e aproveitam sua beleza.

© Flickr User kara brugman
© Flickr User kara brugman

Materiais únicos cobrem o projeto, principalmente o dourado que, inicialmente, também cobriria a cobertura. Alguns detalhes de fachada, portas e outros elementos são tratados com tinta dourada. No entanto, quando chegou a hora de selecionar o material para revestir o telhado, após a morte de Wright, sua esposa teve que tomar a decisão de pintá-lo em azul claro, acreditando que a cor, eventualmente, se mesclaria com o entorno. Mesmo a estrutura foi inovadora, reunindo aço e superfícies de concreto e suportes, com diversos elementos em balanço. Isso tornou-a mais resistente aos terremotos e facilitou a expansão das funções internas devido aos apoios repetitivos esbeltos no interior.

© Flickr User kara brugman
© Flickr User kara brugman

O projeto ainda embarca dois espaços centrais em cada edifício com átrios que se ampliam à medida em que sobem - um "efeito Guggenheim". A cúpula que liga os dois edifícios principais abriga iconicamente o Conselho de Supervisores do Condado de Marin e a Biblioteca Pública. Uma das alas abriga os tribunais curvados únicos, que se tornaram um exemplo para os tribunais em todo o país, enquanto na outra ala estão os escritórios administrativos; Cada sala recebe luz de pelo menos uma fonte de luz, muitas vezes das janelas exteriores e da claraboia da edificação central.

© Flickr User kara brugman
© Flickr User kara brugman

Outras estruturas incluem o edifício dos correios relativamente pequeno e o pináculo, que hoje serve como um exaustor elaborado para o sistema de aquecimento / ventilação do Centro Cívico. O projeto inicialmente incluiu uma prisão dentro do Salão da Justiça, mas o aumento populacional forçou a relocação e outra foi construída baseada nos projetos de Aaron Greene, preservando a conexão com o salão da justiça através de um túnel subterrâneo.

© Flickr User C.M. Keiner
© Flickr User C.M. Keiner

Hoje, o projeto está listado no Registro Nacional de Locais Históricos e é considerado um Marco Histórico Nacional e um Marco Histórico da Califórnia, e atualmente está sendo considerado para designação como Patrimônio Mundial da UNESCO. O Centro Cívico do Condado de Marin é considerado a "última grande comissão" de Wright e um dos projetos mais potentes de sua carreira,, já que rejeitou o tradicional para aproximar a arquitetura da natureza e seus usuários.

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Naja, Ramzi. "Clássicos da Arquitetura: Centro Cívico do Condado de Marin / Frank Lloyd Wright" [AD Classics: Marin Civic Center / Frank Lloyd Wright] 23 Jun 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/874289/classicos-da-arquitetura-centro-civico-do-condado-de-marin-frank-lloyd-wright> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.