Congresso Nacional, MASP e MAC de Niterói entre os edifícios mais belos do mundo, segundo o Business Insider

O website Business Insider perguntou aos arquitetos de sua rede de contatos qual o edifício mais belo do mundo. Entre as 22 respostas, três projetos brasileiros se destacam, o Congresso Nacional em Brasília e o MAC de Niterói de Oscar Niemeyer, e o MASP, de Lina Bo Bardi.

Os edifícios brasileiros fazem parte de uma lista que conta também com edifícios que vão desde o Partenon de Atenas até a Igreja da Luz, de Tadao Ando, e o Empire State Building, de William Frederick Lamb, Yasuo Matsui, e Gregory Johnson. Na seleção do Business Insider estão também a icônica Casa Malaparte, projetada por Adalberto Libera e cenário do filme O Desprezo, de Jean-Luc Godard, a Casa da Cascata, de Franck Lloyd Wright, e a Casa Mila, de Antoni Gaudí.

Veja a lista completa na página do Business Insider.

Clássicos da Arquitetura: Congresso Nacional / Oscar Niemeyer

Localizado na cabeceira do plano piloto de Lúcio Costa, e como o único edifício sobre o canteiro central da asa leste do Eixo Monumental, o palácio do Congresso Nacional conta com uma localização privilegiada entre os edifícios públicos de Oscar Niemeyer em Brasília.

Clássicos da Arquitetura: Museu de Arte Contemporânea de Niterói / Oscar Niemeyer

Um único cilindro surge numa ponta da Baía da Guanabara. Dele desabrocha em flor o edifício branco, circular, embelezando a natureza verde. Um espelho d'água dá continuidade visual ao mar. E o museu que de longe parecia brotar da terra, surge em verdade do mar.

Clássicos da Arquitetura: MASP / Lina Bo Bardi

O Museu de Arte de São Paulo foi construído graças à ideia de Pietro María Bardi, marido de Lina, junto a Assis Chateaubriand, que em 1946, decidem criam um novo museu de arte em São Paulo. Inicialmente, este museu funcionava no segundo andar do edifício dos Diários associados, com uma área de 1000 metros quadrados, inaugurado em 1947.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Congresso Nacional, MASP e MAC de Niterói entre os edifícios mais belos do mundo, segundo o Business Insider" 06 Jun 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/872958/congresso-nacional-masp-e-mac-de-niteroi-entre-os-edificios-mais-belos-do-mundo-segundo-o-business-insider> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.