O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Zaha Hadid é homenageada em um doodle da Google

Zaha Hadid é homenageada em um doodle da Google

Zaha Hadid é homenageada em um doodle da Google
Zaha Hadid é homenageada em um doodle da Google , Zaha Hadid em frente ao Heydar Aliyev Center. Image via Google Doodles
Zaha Hadid em frente ao Heydar Aliyev Center. Image via Google Doodles

O mais recente doodle da Google, em exibição hoje na página inicial do Google em muitos países ao redor do mundo, homenageia Zaha Hadid no 13º aniversário de seu Prêmio Pritzker. Maior honraria da arquitetura, em 2004 Hadid se tornou a primeira mulher a receber o Pritzker.

O doodle retrata a arquiteta em frente a um de seus edifícios mais aclamados, o Centro Heydar Aliyev em Baku, no Azerbaijão. As primeiras propostas para o doodle mostram também outros projetos de Hadid, como o Glasgow Riverside Museum e o Galaxy Soho em Pequim.

Propostas iniciais para o doodle. Image via Google Doodles
Propostas iniciais para o doodle. Image via Google Doodles

A gigante da internet prestou homenagem à arquiteta:

Nascido no Iraque em 1950, Hadid aprendeu arte e arquitetura abstrata na Architectural Association, em Londres. Lá, encontrou inspiração em formas não convencionais. Antes que os computadores tornassem seus projetos mais fáceis de serem colocados em papel, o estúdio de Hadid era conhecido por usar a fotocopiadora de formas criativas para dobrar linhas e criar novas formas. A tipografia no Doodle de hoje encontra inspiração nos esboços enérgicos de Hadid, que exploraram tanto a forma como a função.

Hadid abriu novos caminhos na arquitetura moderna usando a paisagem circundante como inspiração para seus edifícios. As linhas retas e os ângulos agudos da Estação de Bombeiros Vitra na Alemanha foram inspirados por vinhas e terras agrícolas próximas, enquanto que a cobertura do Centro Aquático de Londres assume a forma de uma onda. Veja o London Aquatic Center e alguns dos outros impressionantes trabalhos de Hadid na exposição interativa do Google Earth.

O Centro Heydar Aliyev, retratado no doodle de hoje, se contrasta com as estruturas em bloco que o cercam em Baku, no Azerbaijão. Ao mesmo tempo, este centro cultural inspira-se em desenhos islâmicos históricos encontrados em caligrafia e padrões geométricos para criar algo completamente novo. O edifício apresenta uma forma aberta, convidando o público para o seu espaço. O centro abriga obras de arte moderna de Andy Warhol e Tony Cragg, e já recebeu concertos de nível mundial de Kitaro e Alessandro Safina.

Em seus primeiros trabalhos, Hadid representava seus projetos através de pinturas que se assemelhavam à arte moderna. Ela uma vez disse: "Existem 360 graus, então por que ficar com apenas um?" Veja algumas dessas propostas iniciais - inclusive através de realidade virtual - no Google Cultural Institute.

Hoje, celebramos as contribuições da dama Zaha Hadid para o mundo da arquitetura. Obrigado, Zaha Hadid, por tudo o que você fez para unir as pessoas a serviço da arte e da cultura!

Via Google.

Os 27 melhores doodles de arquitetura da Google

Desde 1998, a Google tem modificado seu icônico logo para celebrar feriados, aniversários de artistas, cientistas e personalidades, criando o que eles chamam de Doodles da Google. Desde o primeiro Doodle, a Google já produziu mais de dois mil dessas ilustrações para informar seus usuários sobre datas importantes.

Em foco: Zaha Hadid

"O uso obsessivo da projeção isométrica e da perspectiva conduziu à ideia de que o espaço em si mesmo poderia ser deformado e distorcido para ganhar em dinamismo e complexidade sem perder coerência e continuidade. Apesar de seu caráter abstrato, este trabalho sempre se volta à realidade arquitetônica e à vida real."

Sobre este autor
Patrick Lynch
Autor
Cita: Lynch, Patrick. "Zaha Hadid é homenageada em um doodle da Google " 31 Mai 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/872573/zaha-hadid-e-homenageada-no-mais-recente-doodle-da-google> ISSN 0719-8906