Mansões de São Paulo ocupam área de dois parques Ibirapuera

Edifício isolado com projeto suntuoso, ao menos quatro suítes e quatro vagas na garagem, além de quadra esportiva, depósito de cristais ou cômodo blindado. Esses são alguns dos itens da legislação de São Paulo para descrever as casas de mais alto padrão da cidade - as mansões geralmente têm mais de 700 m².

Um levantamento inédito feito pelo jornal Folha de S. Paulo a partir dos 3,3 milhões de domicílios do cadastro do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), apontou que existem 1.840 imóveis do tipo na cidade. Eles representam cerca de 0,1% do total paulistano, mas seus terrenos ocupam área equivalente a mais de dois parques Ibirapuera.

Em uma área como esta poderiam ser construídos edifícios populares para 107 mil famílias, quantidade suficiente para abrigar todos os moradores de rua e de bairros em áreas de risco da cidade, ou, em outros termos, corresponde a suprir quase um terço do deficit habitacional da maior cidade do país. 

Leia a matéria completa na Folha de S. Paulo.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Mansões de São Paulo ocupam área de dois parques Ibirapuera" 25 Mai 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/872168/mansoes-de-sao-paulo-ocupam-area-de-dois-parques-ibirapuera> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.