IN.FORMAL: Workshop de autoconstrução com Estúdio Cruz e Seu Design

Dos arquitetos: A construção civil é um dos mais amplos setores no Brasil, com altos índices de trabalhadores não profissionalizados, assim abrangendo uma grande porcentagem de construções irregulares concebidas sem a supervisão de um técnico da área: seja um arquiteto ou engenheiro. Os altos custos associados à construção civil posiciona uma ampla parcela da sociedade a buscarem alternativas para construírem suas casas.

IN.FORMAL: Workshop de autoconstrução com Estúdio Cruz e Seu Design - Mais Imagens+ 8

Ao longo desse processo, essas pessoas adquirem conhecimento informal técnico na área da construção, mesmo assim, diante da falta de projeto específico e planejamento, geram-se problemas, tais como: definições de espaços mal utilizados, falta de alternativas para usos dos materiais, demolições, falta de documentos para aprovações, estendendo os prazos de obra e gerando gastos imprevistos e desnecessários.

Cortesia de Estúdio Cruz

O programa de workshops IN.FORMAL teve o intuito de levar estudantes e interessados em conhecer a realidade local de um bairro periférico na cidade de São Paulo, sendo um projeto de negócio social e com interesse educacional por via dos processos de trocas de proficiências, colocando os envolvidos em uma experiência prática de autoconstrução e acrescentando novas noções nas interações sociais.

Cortesia de Estúdio Cruz

Os instrutores foram os próprios construtores da comunidade de vila nova união, os quais apresentaram aos alunos os conhecimentos técnicos de autoconstrução colocando a mão na massa em uma construção local; os alunos devolveram noções de projeto e planejamento durante o processo de construção, via desenhos, conversas, referências, etc.

Cortesia de Estúdio Cruz

Os construtores foram:

Adronico menezes da silva, José Antonio da silva, Cleonildo Tenorio da silva, Beatriz Nobumoto, Bruna Sato, Gabriela Parisini, Isabela  Luisi, Jeung min Kwak, Joyce Kimi Nakano, Lais Valieris, Lucas Ota, Priscilla frança, Vanessa Horiuchi, Marc Mascarello, Carolina petrozziello, Owen Nichols, Sigmund lerner, Stephanie Beirão, Bruno Douat, Ingrid Schmaedecke, Greta Comolatti, Ernesto Cruz.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "IN.FORMAL: Workshop de autoconstrução com Estúdio Cruz e Seu Design" 28 Mai 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/872074/iormal-workshop-de-autoconstrucao-com-estudio-cruz-e-seu-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.