O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. André Corrêa do Lago é o primeiro brasileiro a integrar o júri do Pritzker

André Corrêa do Lago é o primeiro brasileiro a integrar o júri do Pritzker

André Corrêa do Lago é o primeiro brasileiro a integrar o júri do Pritzker
André Corrêa do Lago é o primeiro brasileiro a integrar o júri do Pritzker, André Corrêa do Lago. Cortesia da comissão do Pavilhão do Brasil na Bienal de Veneza 2014
André Corrêa do Lago. Cortesia da comissão do Pavilhão do Brasil na Bienal de Veneza 2014

Pela primeira vez na história do Prêmio Pritzker, um brasileiro foi convidado a integrar o júri da premiação. André Corrêa do Lago, diplomata de carreira, foi anunciado ontem, dia 20 de maio, durante a entrega do prêmio aos integrantes do escritório RCR Arquitectes em Tóquio, como membro do corpo de jurados do maior reconhecimento profissional do campo da arquitetura.

Corrêa do Lago foi o corador do Pavilhão do Brasil na Bienal de Arquitetura de Veneza 2014, onde liderou a representação brasileira com o tema "Brasil: Modernismo como Tradição". O diplomata, reconhecido apaixonado pela arquitetura, é autor de livros como "Ainda moderno? - arquitetura brasileira contemporânea" (Nova Fronteira, 2005), com Lauro Cavalcanti, e "Oscar Niemeyer, uma arquitetura da sedução" (Bei, 2009). Seu mais recente título é sobre a casa que Paulo Mendes da Rocha fez para si, no Butantã.

Após o anúncio, o diplomata se mostrou feliz com o convite e disse acreditar que o comitê levou em consideração sua experiência com desenvolvimento sustentável e mudança climática, já que ele foi o negociador-chefe do Brasil, entre 2011 e 2013, para a conferência Rio+20. 

AD Brasil Entrevista: André Aranha Corrêa do Lago, curador do Pavilhão do Brasil na Bienal de Veneza 2014

André Aranha Corrêa do Lago é o curador do Pavilhão do Brasil na 14ª Bienal de Arquitetura de Veneza , que tem como curador geral Rem Koolhaas e tema central Fundamentals. Para as participações nacionais, Koolhaas propôs o subtema Absorbing Modernity, um convite aos participantes a refletir e levantar questões sobre como respectivos países se relacionaram com o pensamento e prática da modernidade.

Pavilhão do Brasil na Bienal de Veneza 2014 - Brasil: Modernismo como Tradição

Sob o título Fundamentals, a Biennale Architettura 2014 tem como curador o arquiteto holandês Rem Koolhaas, que propôs um tema específico aos países participantes: Absorbing Modernity 1914-2014, procurando entender como as arquiteturas nacionais absorveram a modernidade no último século e como, eventualmente, mantiveram elementos tradicionais.

Via Folha de S. Paulo e Bem Paraná.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "André Corrêa do Lago é o primeiro brasileiro a integrar o júri do Pritzker" 21 Mai 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/871777/andre-correa-do-lago-e-o-primeiro-brasileiro-a-integrar-o-juri-do-pritzker> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.