4 Passos para apresentar seu projeto em realidade virtual

Quando arquitetos precisam apresentar seus desenhos aos clientes e outras partes interessadas, utilizam, tradicionalmente, desenhos, maquetes, modelos em 3D, vídeos, entre outros recursos. Porém, no momento de explicar sua visão que justifica as opções de projeto, a experiência nem sempre consegue transmitir facilmente a mensagem aos clientes, para os quais pode ser difícil visualizar mentalmente o espaço tridimensional que os arquitos propõem. 

Os profissionais sempre buscaram a melhor forma de comunicar e expressar tais representações em 3D, a melhor forma de traduzir este desenho que possuem na cabeça para uma representação feita da maneira mais detalhada e real possível. A Realidade Virtual (VR) tem hoje o poder de transportar os clientes ao interior dos modelos tridimensionais, dando a eles, não só um sentido de presença e escala, mas também o poder de experimentar a espacialidade de uma forma quase real. Por outro lado, uma das utilidades mais potentes da tecnologia VR é sua capacidade de gerar benefícios, tais como a economia de tempo e custo durante a fase de desenho dos projetos.

Conhecer um pouco mais sobre essa tecnologia, certamente aproximará nossas propostas aos clientes.

1. De qual óculos você precisa?

De acordo com a demanda do hardware, é possível agrupar as lentes de VR entre duas categorias gerais:

  • Óculos que requerem um smartphone
  • Óculos que requerem um PC conectado com cabos

A seguinte imagem representa os modelos principais de cada categoria:

Cortesía de SentioVR

2. Quais conteúdos servem?

O conteúdo de VR pode ser de dois tipos:

  • Renders 360 em formato jpg escala 2:1 (por exemplo, 6000 x 3000 pixels). Para realizar renders 360 a partir do Sketchup e 3Ds Max, você pode revisar os seguintes links:

- Criar um render 360 a partir do Sketchup
- Criar um render 360 a partir do Autodesk
- Criar um render 360 a partir do Cinema4D

Cortesía de SentioVR

  • Modelos 3D exportados em formato .obj. Porém, é necessário criar a experiência em softwares complexos, e sua visualização requer o uso de óculos sofisticados.

3. Como apresentar seus desenhos em VR?

Através do SentioVR, uma plataforma que permite apresentar seus desenhos em Realidade Virtual de maneira simples e rápida. Para visualizar as experiências criadas nesse formato é possível utilizar diversos suportes que funcionam de forma automática:

Cortesía de SentioVR

PC/Tablet/Smartphone: através do link no navegador é possível ver o espaço como um tour virtual em 360° que permite apresentar a uma audiência sem a necessidade de utilizar óculos de VR.

Cardboard: Pressionando o botão "Cardboard", é possível entrar no modo VR. Inserindo o telefone em um Cardboard é possível visualizar o espaço de forma imersiva. Para mover-se dentro do espaço é necessário ver por 3 segundo o hotspot (flecha) e, assim, é possível navegar dentro do ambiente em modo VR.

Samsung Gear VR: Baixe o aplicativo do SentioVR a partir do Store de Oculus seguindo os passos deste link. É possível entrar em sua conta SentioVR utilizando o código de 6 dígitos para ver seus projetos e espaços criados na plataforma.

4. O que é necessário levar em consideração no momento de apresentar aos clientes?

Em reuniões com clientes é muito provável que você queira acompanhar o que esta sendo visto por eles, para guia-los e fazer comentários dos espaços. SentioVR permite que você veja no navegador de seu PC o que o cliente está visualizando com os óculos, e, assim, você poderá orienta-lo em reuniões mantendo a experiência imersiva.

Cortesía de SentioVR

Com esses passos simples, todos os arquitetos podem criar, compartilhar e apresentar seus projetos em Realidade Virtual sem a necessidade de codificar ou adquirir hardwares complexos e caros.

Acesse e crie sua conta gratuitamente em www.sentiovr.com para apresentar seus projetos em Realidade Virtual agora!

Sobre este autor
Cita: Ravi, Chaitanya. "4 Passos para apresentar seu projeto em realidade virtual" [4 simples pasos para presentar tu proyecto en Realidad Virtual] 04 Mai 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Daudén, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/870259/4-passos-para-apresentar-seu-projeto-em-realidade-virtual> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.