25 Espécies de árvore que você pode plantar sem receio de destruir sua calçada

25 Espécies de árvore que você pode plantar sem receio de destruir sua calçada

Fundamentais nas ruas e avenidas, as árvores possuem, além de uma função estética, um importante papel no conforto térmico dos locais onde se encontro, ajudando a diminuir a temperatura. Além dessa importante característica, elas também colaboram com a redução da poluição sonora e do ar e ainda fornecem sombra, refúgio e alimento para as aves. Se você deseja plantar uma árvore na sua calçada, deve procurar a prefeitura. Muitas delas tem um plano de arborização urbana, com espécies de árvores indicadas por profissionais capacitados. Normalmente, você pode solicitar o plantio à prefeitura, ou buscar as mudas você mesmo no viveiro municipal. Mas é muito importante prestar atenção na escolha da árvore.

25 Espécies de árvore que você pode plantar sem receio de destruir sua calçada - Mais Imagens

O plantio da árvore errada pode causar muitos problemas, como por exemplo: tubulações de água e esgoto estourados; calçadas levantadas; problemas na rede elétrica; galhos que ameaçam cair a qualquer momento; frutos pesados que caem sobre carros; ramos espinhentos que atrapalham os pedestres; sujeira e mal cheiro advindo de frutos; folhas ou flores caídos; entre muitas outras situações desagradáveis e perigosas.

Em caso de problemas, geralmente não há muito o que se possa fazer. Na maioria dos casos o corte ou poda é permitido apenas à prefeitura e companhia elétrica. Cortar uma árvore sem autorização pode lhe render multas pesadas e, dependendo da espécie, ser considerado crime ambiental. Você terá que solicitar o serviço e aguardar que aprovem, portanto, a escolha das espécies mais adequadas é fundamental.

Para ajudar na escolha, a página Plantei publicou em seu blog uma lista de 25 espécies de árvores adequadas para o ambiente urbano. As espécies são indicadas para calçadas, alcançam até 10 metros e não oferecem riscos à fiação elétrica.

Confira a lista aqui.

Via Plantei.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "25 Espécies de árvore que você pode plantar sem receio de destruir sua calçada" 22 Fev 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/870084/25-arvores-que-voce-pode-plantar-sem-medo-de-destruir-sua-calcada-ou-a-rede-eletrica> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.