Conferência "Arquitetura Radical X Arquitetura Como Prática Política"

Partindo da crítica antimoderna dos anos 60, Diego Mauro e Ícaro Vilaça apresentarão, de maneira performativa, numa espécie de “batalha de imagens”, diferentes respostas para a crítica (e a crise) do moderno: de um lado, os que trilharam o caminho da utopia (Constant Nieuwenhuys, Superstudio, Archizoom), do outro, os que insistiram no potencial transformador da arquitetura (Lucien Kroll, Arquitetura Nova, Carlos Nelson F. dos Santos, Cooperativas Uruguaias, Mutirões Autogeridos). Os limites e as contradições das duas respostas serão objeto de especial interesse por parte dos dois pesquisadores.

A conferência integra a programação da Exposição "Forma, Processo e Prática Política", em cartaz no Ateliê 397 até o dia 27/05.

ÍCARO VILAÇA é arquiteto e urbanista pela FAU UFBA, mestre em História e Fundamentos Sociais da Arquitetura e do Urbanismo pela FAU USP e atua como arquiteto apoiando movimentos populares na produção de moradias por mutirão e autogestão na assessoria técnica Usina CTAH. Em paralelo, tem desenvolvido e participado de diversos projetos culturais relacionados ao campo das artes visuais e da arquitetura e urbanismo, com destaque para os projetos Elefante branco com paninho em cima (São Paulo), USINA 25 (São Paulo) e WELTSTADT (Salvador/Berlim). Organizou, junto a Paula Constante, o livro Usina: entre o projeto e o canteiro (Edições Aurora, 2016).

DIEGO MAURO é formado em Arquitetura e Urbanismo pela FAU UFBA, graduando em Filosofia pela USP e mestre em Arquitetura e Urbanismo pela USP com a dissertação Internacional Situacionista e Superstudio: Arquitetura e Utopia nos anos 1960-1970. Atua em atividades de cunho curatorial, artístico, em roteiros e outras ficções. Co-autor de trabalho para a 3a Bienal da Bahia (2014), co-curador da exposição Olhar em Repouso da fotógrafa baiana Patricia Almeida (2012), e integrante do projeto artístico de intervenção urbana KoCA inn, a convite da Bauhaus Universität Weimar, Alemanha (2009).

RAPHAEL ESCOBAR é formado em artes visuais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e pós graduando em Estudos Brasileiros: sociedade, educação e cultura pela Fundação Escola de Sociologia e Política. Desde 2009 atua com educação não formal em contextos de vulnerabilidade social ou de disputas políticas, como Fundação CASA, Cracolândia e Albergues. A atuação nesses contextos servem como pesquisa e muitas vezes ativação do trabalho que desenvolve. Partindo das noções de público e privado, lugar e não-lugar, centro e margem, sua produção se utiliza de objetos, ações e situações corriqueiras do cotidiano urbano a fim de discutir estas relações. Realizou exposições coletivas em instituições como Estação Pinacoteca, Centro Cultural São Paulo, o SESC Ribeirão Preto, e nas galerias Gentil Carioca, Galeria Central e Galeria Leme. Também, colaborou com o coletivo Ruangrupa na “31ª Bienal de São Paulo” e participou da “X Bienal de Arquitetura de São Paulo.

SERVIÇO:

Conferência "Arquitetura Radical X Arquitetura Como Prática

Dia: 20/05, das 16h às 19h.

Rua Gonzaga Duque, 148, Vila Pompéia. Próximo do Metrô Vila Madalena.

Programação gratuita.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Conferência "Arquitetura Radical X Arquitetura Como Prática Política" " 19 Abr 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/869612/conferencia-arquitetura-radical-x-arquitetura-como-pratica-politica> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.