Proposta vencedora de Schauman & Nordgren Architects para revitalização de área portuária

Visionando a orla portuária como uma extensão do centro de cidade, o projeto intitulado "Paisagem Marítima de pedra calcária", projetada pelo jovem escritório dinamarquês Schauman & Nordgren Architects foi nomeada a vencedora de um concurso de desenho urbano para a cidade de Pargas, Finlândia.

A proposta foi selecionada por sua "análise aprofundada da cidade, sua história, estrutura, caráter, potencialidades e desafios", em resposta ao desenvolvimento da área como novo pólo residencial e porto funcional. A competição introduziu a noção de manter a identidade marítima dominante de Pargas, ao mesmo tempo que reforçava o caráter da cidade com vários elementos urbanos, como hotéis, uma praia, saunas e escritórios.

Proposta vencedora de Schauman & Nordgren Architects para revitalização de área portuária - Orla, CostaProposta vencedora de Schauman & Nordgren Architects para revitalização de área portuária - Imagem 1 de 9Proposta vencedora de Schauman & Nordgren Architects para revitalização de área portuária - Imagem 3 de 9Proposta vencedora de Schauman & Nordgren Architects para revitalização de área portuária - Imagem 4 de 9Proposta vencedora de Schauman & Nordgren Architects para revitalização de área portuária - Mais Imagens+ 4

Proposta vencedora de Schauman & Nordgren Architects para revitalização de área portuária - Orla, Costa
© Schauman Nordgren Architects
Proposta vencedora de Schauman & Nordgren Architects para revitalização de área portuária - Imagem 3 de 9
© Schauman Nordgren Architects

"Será o lugar em Pargas onde você vai querer tomar um sorvete no cais, a bela vista, jogar tênis ou mergulhar no mar depois de desfrutar do calor da sauna", diz o co-fundador Jonas Nordgren.

Proposta vencedora de Schauman & Nordgren Architects para revitalização de área portuária - Imagem 9 de 9
© Schauman Nordgren Architects
Proposta vencedora de Schauman & Nordgren Architects para revitalização de área portuária - Imagem 4 de 9
© Schauman Nordgren Architects

O masterplan cria um "loop urbano" na forma de um bulevar de praia, conectando a rua e os espaços públicos com os da própria orla portuária. Pedestres são convidados a explorar a variedade de novos espaços de lazer em que o escritório cunhou como "uma sequência de pérolas", funcionando como uma extensão natural da cidade.

Proposta vencedora de Schauman & Nordgren Architects para revitalização de área portuária - Imagem 6 de 9
© Schauman Nordgren Architects
Proposta vencedora de Schauman & Nordgren Architects para revitalização de área portuária - Imagem 5 de 9
© Schauman Nordgren Architects
Proposta vencedora de Schauman & Nordgren Architects para revitalização de área portuária - Imagem 8 de 9
© Schauman Nordgren Architects

Uma nova lógica composicional também foi apresentada, inspirada na paisagem de uma pedreira de calcário vizinha. Áreas de atividades, incluindo parques infantis, quadras esportivas e cais foram derivadas da identidade natural única da pedreira dentro de um ambiente construído pelo homem.

Notícia via: Schauman & Nordgren Architects.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: Bari, Osman. "Proposta vencedora de Schauman & Nordgren Architects para revitalização de área portuária" 20 Abr 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/869563/proposta-vencedora-de-schauman-and-nordgren-architects-para-revitalizacao-de-area-portuaria> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.