O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Eventos
  3. V Jornada Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo da Unoeste

V Jornada Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo da Unoeste

  • 18:00 - 19 Abril, 2017
V Jornada Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo da Unoeste
V Jornada Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo da Unoeste, Thais Calixtro
Thais Calixtro

Os caminhos percorridos pelos usuários na esfera urbana refletem as diferentes transformações no espaço natural do nosso território, através das produções intelectuais em diferentes lugares e épocas. A paisagem é o domínio de tudo o que a visão alcança, além de tudo que sentimos, ouvimos, no geral tudo o que percebemos.

Assim a paisagem é mutável, isto é, ela se transforma ao longo do tempo, em função das diversas formas de produção de seus espaços e através das atividades humanas, materializadas através de suas realizações. O arquiteto urbanista e paisagista atua como agente transformador desta paisagem, desde a micro à macro escala, contribui para a formação deste território contribuindo para a percepção dos habitantes com o meio em que vivem.

A interpretação das obras arquitetônicas e urbanísticas é composta por um conjunto de fatores, sendo que nelas são expressas a visão dos autores sobre o contexto em que se insere, sobre o que se quer transmitir a partir dela para a sociedade e para a paisagem que o cerca. Já a percepção do usuário é composto por tudo o que o seu campo de visão alcança e todo o sentimento que é criado com a relação que ele desenvolve com o lugar que frequenta.

Com isso, a reflexão sobre a Paisagem Mutável nas vertentes naturais, culturais e arquitetônicas está baseada na relação entre a transmissão da criação e da contribuição para o meio em que se insere. Ou seja, como acreditamos na transformação do espaço a partir da sua intervenção e como esperamos que a sociedade a receba, sendo baseada no pensamento de deixar sua marca naquele espaço e de como esperamos que no futuro ela seja interpretada.

A paisagem não pode estar restrita ao visível, tão pouco restrita a imagem de sua materialidade. A paisagem é antes de tudo impulso para a reflexão, por isso, a Faculdade de Engenharias e Arquitetura e Urbanismo de Presidente Prudente - FEPP em conjunto com o Centro Acadêmico do Curso de Arquitetura e Urbanismo - CACAU, promove, nos dias 10, 11 e 12 de maio de 2017 a V Jornada de Arquitetura e Urbanismo da Unoeste onde será proposto discussões acerca da forma com que cada um percebe a paisagem interfere diretamente em sua dimensão, assim modificando a forma como é compreendida.

Com o tema do evento intitulado “PAISAGEM MUTÁVEL: natural, cultural e arquitetônica”, espera-se que, ao longo de todo o evento, possamos discutir, refletir e entender a dinâmica existente acerca dos vários tipos de paisagem. Debatendo de forma dinâmica a questão da transformação das paisagens, através dos diferentes pontos de vista, afinal, estar caminhando no meio da rua ou estar no alto de um edifício nos trazem paisagens completamente diferentes de um mesmo lugar.

PALESTRAS

O evento contara com 6 palestras, contando com uma equipe formada por arquitetos e urbanistas donos de escritórios conhecidos, professores renomados.

  • JPG.ARQ
  • Cidade Ativa
  • Marlos Hartd
  • Raul Canovas
  • Estúdio 41
  • Terra e Tuma

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "V Jornada Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo da Unoeste" 19 Abr 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/869532/v-jornada-academica-de-arquitetura-e-urbanismo-da-unoeste> ISSN 0719-8906