The Word – Centro Nacional para a Palavra Escrita / FaulknerBrowns Architects

The Word – Centro Nacional para a Palavra Escrita / FaulknerBrowns Architects - Mais Imagens+ 15

South Shields, Reino Unido
  • Arquitetos: FaulknerBrowns Architects; FaulknerBrowns Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  4
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Hufton+Crow
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Atelje Lyktan, Bespoke Concrete, Classic Masonry, James & Taylor, Teams roofing, Topside
  • Engenharia Estrutural: Curtins Consulting
  • Engenharia Mecânica E Elétrica: Desco
  • Construção: Bowmer and Kirkland
  • Arquiteto Responsável: Stephen McIntyre, Nick Heyward, Steve Dickson
  • Cidade: South Shields
  • País: Reino Unido
Mais informaçõesMenos informações
© Hufton+Crow

Descrição enviada pela equipe de projeto. Numa sociedade moderna em que todos nós desfrutamos de acesso imediato à informação 24 horas por dia, 7 dias por semana, como deveria ser uma biblioteca do século XXI e o que ela deveria oferecer ao público? Esta foi a pergunta que o The Word, o Centro Nacional para a Palavra Escrita, procura responder.

Ficou claro para nós que responder a esse desafio exigiria uma reinterpretação da tipologia de construção.

© Hufton+Crow

O terreno onde o The Word está situado é uma entrada proeminente ao centro da cidade. Ele fornece uma ligação forte entre o terminal de balsas e o centro da cidade de South Shields e conecta a área beira-rio com o centro e a historicamente importante área de compras em South Shields.

Corte do Terreno
Corte do Edifício

O conceito do projeto adota uma forma circular simples para reforçar a ligação física e os pontos de observação para pedestres entre o Harton Quays Riverside Park e a área de compras. A forma do edifício foi inspirada pela passagem das páginas de um livro, e apresenta duas grandes paredes de vidro que proporcionam vistas impressionantes do rio Tyne, criando um lugar natural para a entrada do edifício e respondendo ao caráter público da área comercial adjacente.

© Hufton+Crow

O átrio central forma a entrada do edifício, apresentada externamente como um moderno pórtico com vidros em toda sua extensão, criando uma relação forte e contextual com a área de comércio, a Antiga Câmara Municipal e a Igreja de St. Hilda.

© Hufton+Crow

The Word oferece uma rica variedade de volumes que vão desde o grande espaço social no átrio central até os mais privados espaços de leitura individuais no perímetro do edifício. Uma variedade de atividades interativas são posicionadas próximas ao círculo interno do prédio, proporcionando acesso fácil e rápido a essas atrações. The Word não é um templo para o silêncio, mas um lugar para compartilhar o conhecimento, onde os jovens podem aprender com os mais velhos e estes podem aprender com os mais jovens.

© Hufton+Crow

O projeto do The Word é verdadeiramente transformador em todos os sentidos. Ele não só ajuda a transformar o caráter do terreno e seu contexto, mas também ajuda a transformar a percepção de um visitante sobre o que uma biblioteca pode ser e como ela pode fazer parte de um abrangente espaço cultural de importância regional e nacional. É reconhecida a importância crucial das pessoas, dos livros, das mídias tradicionais e das tecnologias interativas, bem como da relação dinâmica e das complexas interações entre elas.

© Hufton+Crow

A abordagem focada no ser humano coloca o indivíduo no centro do edifício e celebra a oportunidade de informar, encantar e interagir. As bibliotecas são de importância vital - elas nos relacionam com histórias. Isso, por sua vez, nos permite ver o mundo através dos olhos de outra pessoa e compreender seu ponto de vista - tornando-nos mais compreensivos, mais tolerantes e mais humanos, ajudando a criar uma comunidade e uma sociedade mais coesa e inclusiva. O projeto do The Word fortalece esta estratégia, criando um edifício significativo e civilizado que aponta para o futuro e destaca a importância da biblioteca dentro da nossa sociedade moderna.

© Hufton+Crow

Descrição do Produto. The Word - o Centro Nacional para a Palavra Escrita baseia-se na antiga tradição de projetar uma construção de forma circular para abrigar uma biblioteca. É possível observar tal tradição na Biblioteca de Bodleian, em Oxford, ou na Biblioteca Central de Manchester. Para alcançar a forma circular e para responder ao contexto sensível do local, uma peça terracota vertical de 140 mm de largura foi selecionada como o principal revestimento externo do edifício. Três tons de cores de painéis terracota foram adotados para responder às cores das pedras usadas nas construções dos edifícios tombados que cercam o local. O módulo vertical permitiu que a forma circular do edifício fosse alcançada sem o uso de painéis curvos. Isto, combinado com um painel estruturalmente isolado (SIPs), ajudou a criar uma solução de envelope elegante e econômica.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:South Shields, Reino Unido

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "The Word – Centro Nacional para a Palavra Escrita / FaulknerBrowns Architects" [The Word – National Centre for the Written Word / FaulknerBrowns Architects] 17 Abr 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/869127/the-word-nil-centro-nacional-para-a-palavra-escrita-faulknerbrowns-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.