Arte e Arquitetura: “As Built” por Nitsche Projetos Visuais

Arte e Arquitetura: “As Built” por Nitsche Projetos Visuais - Mais Imagens+ 11

Em 2016, Nitsche Projetos Visuais interveio na Galeria Vermelho trazendo à tona todas as medidas e informações do "As Built" da reforma - assinada por Paulo Mendes da Rocha e José Armênio de Brito Cruz - da galeria.

Saiba mais, a seguir. 

© João Nitsche

Toda construção se realiza através de um projeto. Um projeto de arquitetura é composto por muitas informações, necessárias para sua construção, entre elas textos, desenhos, códigos e símbolos.

Ao final do processo construtivo, todas essas informações passam a existir como espaço construído e as dimensões antes presentes como informação no papel, agora serão compreendidas apenas pela experiência sensitiva da pessoa no espaço

© João Nitsche
© João Nitsche

Na arquitetura, o termo “As Built” (como construído) refere-se ao registro de todas as medidas e proporções de uma edificação após a conclusão de sua construção. O trabalho em questão extrapola esse conceito, ao registrar no próprio edifício da Galeria Vermelho, as informações que resultaram do projeto de reforma de Paulo Mendes da Rocha e José Armênio de Brito Cruz, concluído em 2002.

© João Nitsche

As medidas e detalhes técnicos do prédio estão expostos, mas desta vez “impressos” na própria construção. A ordem sequencial do processo construtivo é subvertida: projeto e construção passam a ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo. A percepção espacial está traduzida e registrada no prédio, levando o espectador a questionar o limite entre o real e o virtual.

© João Nitsche
© João Nitsche

O levantamento foi feito “in loco” e simultaneamente transcrito para as paredes, vigas e elementos construtivos. Todo o trabalho foi feito com o uso de simples ferramentas da construção civil, como prumo, nível, régua de alumínio, trena, lápis, tinta e pincel.  

© João Nitsche

FICHA TÉCNICA

Local: Galeria Vermelho, São Paulo-SP
Técnica: Tinta látex sobre parede
Ano do Projeto: 2016
Projeto: Nitsche
Equipe: João Nitsche, Pedro Nitsche, Ulisses Garcez e Alexandre Teles

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Victor Delaqua. "Arte e Arquitetura: “As Built” por Nitsche Projetos Visuais" 09 Abr 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/868829/arte-e-arquitetura-as-built-por-nitsche-projetos-visuais> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.