O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. China construirá uma cópia de Brasília

China construirá uma cópia de Brasília

  • 07:00 - 1 Abril, 2017
  • por Equipe ArchDaily Brasil
China construirá uma cópia de Brasília
China construirá uma cópia de Brasília, © Mario Roberto Duran Ortiz via Wikimedia (Domínio Público)
© Mario Roberto Duran Ortiz via Wikimedia (Domínio Público)

Não é a primeira vez que China reproduz cidades. Hoje autoridades chinesas firmaram contrato para reproduzir o projeto de Lucio Costa para Brasília, assim como os edifícios feitos por Niemeyer. No entanto, ao invés do clássico branco adotado pelo arquiteto, na versão chinesa os edifícios serão vermelhos para homenagear o comunismo. "Todos sabemos que Niemeyer era um grande comunista e esta é uma das melhores formas de retratar a ideologia dele", diz Keke Iso.

Sem as funções governamentais, os edifícios receberão programas diversificados. "Está comprovado que a democracia não serve para muita coisa, por isso não vemos necessidade de mudar nosso governo, abrigar novos políticos e os poderes legislativo, executivo e judiciário". A cúpula invertida do Senado, por exemplo, será utilizada como um parque aquático, com uma piscina no fundo e com as paredes laterais funcionando como tobogãs.

Segundo um empresário local e grande apoiador do projeto, a ideia de afastar as funções de moradia, trabalho e lazer é vital para essa nova cidade. Contrariando a maioria das cidades do mundo, o trânsito de automóveis será incentivado nesse novo empreendimento urbano. “Consideramos importante que as pessoas tenham conforto ao se deslocarem cotidianamente, cada um com o seu veículo, ouvindo sua música. Não há nada mais incômodo do que, após um dia cansativo de trabalho, ter que se sentar ao lado de um estranho em um ônibus cheio”.

Os grandes gramados da esplanada dos ministérios serão, também, replicados. Uma equipe de biólogos foi à Brasília durante o mês de fevereiro para tentar trazer a mesma espécie de grama. No entanto, como em muitas cidades chinesas, pisar ou caminhar pela grama será expressamente proibido. Os pedestres deverão escolher entre o asfalto ou as calçadas - não sombreadas, como no projeto original. “Queremos evitar os chamados caminhos de ratos, que são as trilhas deixadas na grama nos trajetos mais diretos entre determinados origens e destinos. É importante que as pessoas experienciem os canteiros como um todo, fazendo as curvas em perpendicular.”

Um dos jornalistas estrangeiros do periódico Problematization apresentou todas as críticas feitas sobre o plano diretor e os edifícios de Niemeyer, e perguntou se eles não se preocupam com a reprodução destes erros. Os responsáveis pela obra, Fal Zi e Fik Do, dizem que a pirataria no país atingiu um nível que as cópias superam a qualidade original das obras.

A construção da réplica ainda não possui uma data de início.

* Esta é uma notícia que felizmente foi impulsionada pelo especial dia de hoje, 1º de Abril.

Sobre este autor
Equipe ArchDaily Brasil
Autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "China construirá uma cópia de Brasília" 01 Abr 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/868341/china-construira-uma-copia-de-brasilia> ISSN 0719-8906
Ler comentários

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.