O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Cinco "pegadinhas" ocultas na arquitetura gótica

Cinco "pegadinhas" ocultas na arquitetura gótica

Cinco "pegadinhas" ocultas na arquitetura gótica
Cinco "pegadinhas" ocultas na arquitetura gótica,  © <a href='https://www.flickr.com/photos/pistolero31/16563289652'>Flickr user pistolero31</a> licensed under <a href='https://creativecommons.org/licenses/by/2.0/'>CC BY 2.0</a>. Image © Flickr user pistolero31 licensed under CC BY 2.0
© Flickr user pistolero31 licensed under CC BY 2.0. Image © Flickr user pistolero31 licensed under CC BY 2.0

Este artigo foi originalmente publicado pelo Atlas Obscura como "Five Architectural Easter Eggs Hiding on Gothic Cathedrals."

O uso moderno do termo "ovo de páscoa" - não o chocolate de páscoa, mas no sentido de "pegadinha" - originou-se com Atari em 1979, quando um colaborador inseriu seu nome em um jogo a espera obter algum reconhecimento como criador. Mas essas surpresas, escondidas para todos, exceto aqueles que olham de perto o suficiente, não estão apenas à espreita no mundo digital. Alguns dos melhores "ovos da páscoa" são escondidos na arquitetura em torno de nós.

O mais interessante sobre estas "pegadinhas" arquitetônicas é que elas permanecem na paisagem em torno de nós, tornando-se muitas vezes uma parte confusa da história. A seguir, apresentamos cinco esculturas ocultas que pontuam estruturas históricas com um pouco de humor e mistério.

O Homenzinho Indecente da Igreja de São Tiago
Brno, República Tcheca

 © <a href='http://www.atlasobscura.com/users/mmmyoso'>Atlas Obscura user mmmyoso</a>. Image © Atlas Obscura user mmmyoso
© Atlas Obscura user mmmyoso. Image © Atlas Obscura user mmmyoso

Na janela sul da Igreja de São Tiago de Brno, um elemento escultórico da impressionante igreja parece um tanto fora de lugar: um pequeno e indecente homem de duas cabeças que exibe com desprezo sua bunda nua ao mundo.

O Homem Esmagado na Igreja dos Jacobinos 
Toulouse, França

 © <a href='http://www.atlasobscura.com/users/nopizzanocry'>Atlas Obscura user nopizzanocry</a>. Image © Atlas Obscura user nopizzanocry
© Atlas Obscura user nopizzanocry. Image © Atlas Obscura user nopizzanocry

A Igreja dos Jacobinos é decorada interiormente com elaboradas paredes que causam ilusão de ótica e pilares altíssimos. É famosa por abrigar os restos de São Tomás de Aquino e, misteriosamente, apresenta uma escultura estranha de uma pessoa aparentemente esmagada por um pilar perto do relicário dourado onde os restos de santo estão sepultados.

Cabeça do Darth Vader na Catedral Nacional de Washington
Washington, EUA

 via <a href='https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Darth_vader_grotesque.jpg'>Wikimedia user Cyraxote</a> (public domain). Image via Wikimedia user Cyraxote (public domain)
via Wikimedia user Cyraxote (public domain). Image via Wikimedia user Cyraxote (public domain)

Sexta maior catedral do mundo, esta impressionante construção neo-gótica é um local de culto e também um um popular destino turístico. Quase meio milhão de pessoas entram por suas portas a cada ano, muitas delas apenas para admirar sua beleza deslumbrante. Curiosamente, a catedral apresenta a cabeça do vilão da série Star Wars, Darth Vader, entalhada entre suas muitas torres.

O Touro de Santa Maria del Fiore
Florença, Itália

 © <a href='http://www.atlasobscura.com/users/ruggero'>Atlas Obscura user ruggero</a>. Image © Atlas Obscura user ruggero
© Atlas Obscura user ruggero. Image © Atlas Obscura user ruggero

Esta grande catedral florentina tem muitos detalhes que são muitas vezes invisíveis à primeira vista. Entre eles, no lado esquerdo, há uma cabeça de touro de pedra. Embora ninguém tenha certeza exatamente por que o touro foi colocado ali, existem algumas teorias. A lenda local diz que durante a construção da catedral, um dos pedreiros teve um caso com a esposa de um comerciante rico na área. Quando seu marido descobriu a traição, ele decidiu apresentar uma queixa diretamente ao tribunal eclesiástico, que terminou o caso.

Desolado, o pedreiro decidiu se vingar, criando um símbolo passivo-agressivo de seu amor. O pedreiro colocou a cabeça do touro para que os chifres do animal estivessem apontando diretamente para a loja do marido como um lembrete concreto - trocadilho - de quem sua esposa realmente amou.

Astronauta da Catedral de Salamanca
Salamanca, Espanha

 © <a href='https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Astronauta_de_la_Puerta_de_Ramos_de_la_Catedral_Nueva_de_Salamanca_(mutilado).jpg'>Wikimedia user Rastrojo</a> licensed under <a href='https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/es/deed.en'>CC BY-SA 3.0 ES</a>. Image © Wikimedia user Rastrojo licensed under CC BY-SA 3.0 ES
© Wikimedia user Rastrojo licensed under CC BY-SA 3.0 ES. Image © Wikimedia user Rastrojo licensed under CC BY-SA 3.0 ES

A catedral centenária de Salamanca tem várias esculturas incomuns, mas nenhuma tão surpreendente como um astronauta. O pequeno homem espacial é um acréscimo aprovado e moderno da catedral gótica, que passou por obras de restauração em 1992.

Sobre este autor
Meg Neal
Autor
Cita: Neal, Meg. "Cinco "pegadinhas" ocultas na arquitetura gótica" 01 Abr 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/868135/cinco-pegadinhas-ocultas-na-arquitetura-gotica> ISSN 0719-8906