4º Lugar no Concurso Porto Digital para requalificação da antiga sede do Diário de Pernambuco, em Recife

O concurso para requalificação do conjunto arquitetônico composto pelo prédio histórico do jornal Diário de Pernambuco, juntamente com três edificações anexas, teve seu resultado divulgado recentemente. A ação é o primeiro movimento contundente de ocupação do bairro de Santo Antônio, que faz parte do perímetro expandido do parque tecnológico. Confira, a seguir, a proposta que recebeu o 4º lugar, desenvolvida pelo consórcio Arkh.Projetos e Mirante Studio:

4º Lugar no Concurso Porto Digital para requalificação da antiga sede do Diário de Pernambuco, em Recife  - Imagem 6 de 30
Cortesia de Consórcio Arkh.Projetos e Mirante Studio

Dos arquitetos. A preservação de um patrimônio arquitetônico com a valorização da cidade através da riqueza histórica de seu uso e implantação, assim como na sua relação com ela, traz este desafio da recuperação do edifício histórico do Diário de Pernambuco a se integrar na atual conjuntura social e econômica do país trazida aqui pelo importante processo de modernização e avanço dos recursos tecnológicos, fomentados pelo Porto Digital com suas pesquisas e investimentos na área de tecnologia e serviços.

No diálogo com o edifício histórico, surgem 2 blocos distintos, com o propósito de soltar o edifício do Diário valorizando-o, ao mesmo tempo que cria relações com o entorno e os novos edifícios. É proposto uma torre de salas comerciais fragmentando-se em duas e girando sob um eixo compondo a circulação vertical, criando assim um vazio, fazendo surgir uma praça interna se comunicando com a rua e esta com a Praça da Independência.

4º Lugar no Concurso Porto Digital para requalificação da antiga sede do Diário de Pernambuco, em Recife  - Janela, Fachada
Cortesia de Consórcio Arkh.Projetos e Mirante Studio

Esta solução garante qualidade espacial na transição do espaço público ao privado e cria uma situação a favorecer a ventilação e iluminação natural para todos os edifícios, garantindo visuais privilegias da cidade. Proporciona diversidade e relação em todos os níveis, usos e comunicação.

O prisma puro, estabelece permanência no lugar sem a pretensão de sobressair a riqueza arquitetônica pré-existente, que segue em contínua degradação. Movimento de fachada, beirais combinados com painéis de vidro que garantem os visuais, são elementos de destaque dos novos blocos, tendo como protagonista a fachada eclética do Diário. Pisos elevados garantem flexibilidade dos espaços internos no Edifício Novo, que trabalha com tecnologias tradicionais ao mercado da cidade, buscando economia e racionalidade na construção do edifício.

4º Lugar no Concurso Porto Digital para requalificação da antiga sede do Diário de Pernambuco, em Recife  - Janela, Fachada, Jardim, Aido
Cortesia de Consórcio Arkh.Projetos e Mirante Studio

A implantação do conjunto valoriza o fluxo contínuo dos dois edifícios objetivando assim, fácil comunicação e também a relação do edifício com a rua. Soltar o edifício histórico do diário além de buscar sua valorização como elemento de uma cultura arquitetônica também abre espaço para a criação de uma praça que antes de "confrontar" com a Praça da Independência, agrega valor aos edifícios do entorno e abre a comunicação destes, com todo o complexo urbanístico que configuram o entorno do sítio. Nesta praça, uma peça escultórica surge como um pilar que apoia a sofisticada tecnologia de viga-caixa para a torre e serve de um mural pictórico para artistas.

Implantação

No edifício histórico, é proposto um memorial com exposições de sua trajetória e uma sala ambientada conforme redação de época que serve de mostruário para mobiliário, equipamentos, layout e documentos de época.

Na fachada interna surge um jardim vertical, não encostando no edifício e cria molduras nas janelas existentes, preservando a estrutura física do edifício e emoldurando estas aberturas.

É recuperado o poço de ventilação e iluminação e criado um mirante na coberta do Diário que se integra ao átrio do edifício criado. Buscando um olhar para a cidade e o uso público.

Cortesia de Consórcio Arkh.Projetos e Mirante Studio

A proposta para o Diário de Pernambuco, debruça um olhar que trabalha as relações humanas e como os espaços públicos podem valorizar os próprios equipamentos e a vida das pessoas.

  • Arquitetos

  • Localização

    Praça da Independência - Santo Antônio, Recife - PE, 50010-300, Brasil
  • Autores

    Leonardo Ferreira da Silva, Paulo Henrique Farias, Ranieri Leiros Montezuma e Kilvia da Silva Inácio
  • Arquiteto Responsável

    Leonardo Ferreira da Silva
  • Equipe

    Leonardo Ferreira da Silva (Arq. e Urb./ARKH.projetos) – Arquitetura e Coordenação Paulo Henrique Farias (Arq. e Urb./Mirante Studio) – Arquitetura Ranieri Leiros Montezuma (Arq. e Urb./Mirante Studio) – Arquitetura e Imagens 3D
  • Coord de Projetos e Orçamento

    Kilvia da Silva Inácio (Engª Civil/ARKH.projetos)
  • Cálculo Estrutural

    Marcello Sanguinetti (Engº Civil/MS Estruturas)
  • Instalações Prediais

    Ricardo Casou Maia e Fulvia Ramos (RIMA INSTALAÇÕES)
  • Climatização

    Alceu Dias Duro (Engº Civil/PROTÓTIPO TECNOLOGIA)
  • Área

    5435.0 m2
  • Ano do projeto

    2017
  • Fotografias

    Cortesia de Consórcio Arkh.Projetos e Mirante Studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Praça da Independência - Santo Antônio, Recife - PE, 50010-300, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Eduardo Souza. "4º Lugar no Concurso Porto Digital para requalificação da antiga sede do Diário de Pernambuco, em Recife " 16 Mar 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/867269/4o-lugar-no-concurso-porto-digital-para-requalificacao-da-antiga-sede-do-diario-de-pernambuco-em-recife> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.