O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. 4º Lugar no Concurso Porto Digital para requalificação da antiga sede do Diário de Pernambuco, em Recife

4º Lugar no Concurso Porto Digital para requalificação da antiga sede do Diário de Pernambuco, em Recife

4º Lugar no Concurso Porto Digital para requalificação da antiga sede do Diário de Pernambuco, em Recife
4º Lugar no Concurso Porto Digital para requalificação da antiga sede do Diário de Pernambuco, em Recife , Cortesia de Consórcio Arkh.Projetos e Mirante Studio
Cortesia de Consórcio Arkh.Projetos e Mirante Studio

O concurso para requalificação do conjunto arquitetônico composto pelo prédio histórico do jornal Diário de Pernambuco, juntamente com três edificações anexas, teve seu resultado divulgado recentemente. A ação é o primeiro movimento contundente de ocupação do bairro de Santo Antônio, que faz parte do perímetro expandido do parque tecnológico. Confira, a seguir, a proposta que recebeu o 4º lugar, desenvolvida pelo consórcio Arkh.Projetos e Mirante Studio:

Cortesia de Consórcio Arkh.Projetos e Mirante Studio
Cortesia de Consórcio Arkh.Projetos e Mirante Studio

Dos arquitetos. A preservação de um patrimônio arquitetônico com a valorização da cidade através da riqueza histórica de seu uso e implantação, assim como na sua relação com ela, traz este desafio da recuperação do edifício histórico do Diário de Pernambuco a se integrar na atual conjuntura social e econômica do país trazida aqui pelo importante processo de modernização e avanço dos recursos tecnológicos, fomentados pelo Porto Digital com suas pesquisas e investimentos na área de tecnologia e serviços.

No diálogo com o edifício histórico, surgem 2 blocos distintos, com o propósito de soltar o edifício do Diário valorizando-o, ao mesmo tempo que cria relações com o entorno e os novos edifícios. É proposto uma torre de salas comerciais fragmentando-se em duas e girando sob um eixo compondo a circulação vertical, criando assim um vazio, fazendo surgir uma praça interna se comunicando com a rua e esta com a Praça da Independência.

Cortesia de Consórcio Arkh.Projetos e Mirante Studio
Cortesia de Consórcio Arkh.Projetos e Mirante Studio

Esta solução garante qualidade espacial na transição do espaço público ao privado e cria uma situação a favorecer a ventilação e iluminação natural para todos os edifícios, garantindo visuais privilegias da cidade. Proporciona diversidade e relação em todos os níveis, usos e comunicação.

O prisma puro, estabelece permanência no lugar sem a pretensão de sobressair a riqueza arquitetônica pré-existente, que segue em contínua degradação. Movimento de fachada, beirais combinados com painéis de vidro que garantem os visuais, são elementos de destaque dos novos blocos, tendo como protagonista a fachada eclética do Diário. Pisos elevados garantem flexibilidade dos espaços internos no Edifício Novo, que trabalha com tecnologias tradicionais ao mercado da cidade, buscando economia e racionalidade na construção do edifício.

Cortesia de Consórcio Arkh.Projetos e Mirante Studio
Cortesia de Consórcio Arkh.Projetos e Mirante Studio

A implantação do conjunto valoriza o fluxo contínuo dos dois edifícios objetivando assim, fácil comunicação e também a relação do edifício com a rua. Soltar o edifício histórico do diário além de buscar sua valorização como elemento de uma cultura arquitetônica também abre espaço para a criação de uma praça que antes de "confrontar" com a Praça da Independência, agrega valor aos edifícios do entorno e abre a comunicação destes, com todo o complexo urbanístico que configuram o entorno do sítio. Nesta praça, uma peça escultórica surge como um pilar que apoia a sofisticada tecnologia de viga-caixa para a torre e serve de um mural pictórico para artistas.

Implantação
Implantação

No edifício histórico, é proposto um memorial com exposições de sua trajetória e uma sala ambientada conforme redação de época que serve de mostruário para mobiliário, equipamentos, layout e documentos de época.

Na fachada interna surge um jardim vertical, não encostando no edifício e cria molduras nas janelas existentes, preservando a estrutura física do edifício e emoldurando estas aberturas.

É recuperado o poço de ventilação e iluminação e criado um mirante na coberta do Diário que se integra ao átrio do edifício criado. Buscando um olhar para a cidade e o uso público.

Cortesia de Consórcio Arkh.Projetos e Mirante Studio
Cortesia de Consórcio Arkh.Projetos e Mirante Studio

A proposta para o Diário de Pernambuco, debruça um olhar que trabalha as relações humanas e como os espaços públicos podem valorizar os próprios equipamentos e a vida das pessoas.

  • Arquitetos

  • Localização

    Praça da Independência - Santo Antônio, Recife - PE, 50010-300, Brasil
  • Autores

    Leonardo Ferreira da Silva, Paulo Henrique Farias, Ranieri Leiros Montezuma e Kilvia da Silva Inácio
  • Arquiteto Responsável

    Leonardo Ferreira da Silva
  • Equipe

    Leonardo Ferreira da Silva (Arq. e Urb./ARKH.projetos) – Arquitetura e Coordenação Paulo Henrique Farias (Arq. e Urb./Mirante Studio) – Arquitetura Ranieri Leiros Montezuma (Arq. e Urb./Mirante Studio) – Arquitetura e Imagens 3D
  • Coord de Projetos e Orçamento

    Kilvia da Silva Inácio (Engª Civil/ARKH.projetos)
  • Cálculo Estrutural

    Marcello Sanguinetti (Engº Civil/MS Estruturas)
  • Instalações Prediais

    Ricardo Casou Maia e Fulvia Ramos (RIMA INSTALAÇÕES)
  • Climatização

    Alceu Dias Duro (Engº Civil/PROTÓTIPO TECNOLOGIA)
  • Área

    5435.0 m2
  • Ano do projeto

    2017

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: Eduardo Souza. "4º Lugar no Concurso Porto Digital para requalificação da antiga sede do Diário de Pernambuco, em Recife " 16 Mar 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/867269/4o-lugar-no-concurso-porto-digital-para-requalificacao-da-antiga-sede-do-diario-de-pernambuco-em-recife> ISSN 0719-8906