Inscrições abertas para o Concurso Porto Digital de Arquitetura para o Diário de Pernambuco


Estão abertas nesta segunda-feira (19) as inscrições para o Concurso Porto Digital de Arquitetura Para o Diário de Pernambuco. A ação é o primeiro movimento contundente de ocupação do bairro de Santo Antônio, que faz parte do perímetro expandido do parque tecnológico. Voltado para empresas de arquitetura e engenharia, o concurso tem como objetivo recolher propostas de requalificação para a área que compreende o conjunto arquitetônico, composto pelo prédio histórico do jornal, além de três edificações anexas. A proposta escolhida, após duas fases de concurso, deverá assinar um contrato de R$ 400 mil para a execução dos projetos executivos.


Na fase 1, chamada concurso de ideias de arquitetura, os proponentes devem apresentar ideias para o prédio histórico, seus anexos e entorno do conjunto. A principal diretriz do concurso é que os projetos devem contemplar espaços com capacidade para receber empresas de TIC e Economia Criativa com diferentes portes e usos que possam estimular melhorias nos arredores. "Para a etapa inicial nossa expectativa é de que os participantes pensem na área de forma mais ampla, com liberdade inclusive para, caso queiram, apresentarem soluções urbanísticas para o entorno, como a Praça da Independência", explica Leonardo Guimarães, diretor executivo do Porto Digital. "As soluções urbanísticas para o entorno são bem vindas e serão encaminhadas para a prefeitura, que vai avaliar a viabilidade ou não da execução. Nessa etapa do concurso queremos valorizar, antes, as melhores ideias para o conjunto dos prédios e, de forma complementar, as ideias do desenho urbano", comenta.

Uma comissão composta por sete membros que representam a prefeitura, entidades de referência para o setor, como o CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), a academia e também o Porto Digital, avaliarão as ideias propostas. Os quatro projetos melhor avaliados passarão para a segunda fase do concurso, em que os finalistas, em pé de igualdade, devem preparar um estudo preliminar para intervenção nos prédios do conjunto Diário de Pernambuco, que será analisado pela equipe técnica do Porto Digital. Ao final da fase 2, os quatro selecionados receberão um prêmio de R$ 15 mil. O escolhido dentre os finalistas deverá assinar contrato para desenvolvimento dos projetos executivos.

As inscrições para o concurso de arquitetura estão abertas entre 19 de setembro e 14 de novembro. Já os quatro finalistas terão de 9 de dezembro a 16 de janeiro para fazerem a entrega dos estudos preliminares. O concurso é exclusivo para pessoas jurídicas e concorrentes de todo o Brasil podem participar. A entrega de propostas pode ser feita via Sedex, desde que a data de postagem do projeto e da documentação exigida em edital não ultrapasse os prazos pré-determinados.

Restauração - Além das modificações previstas no Concurso Porto Digital de Arquitetura Para o Diário de Pernambuco, o parque tecnológico também contratou, em paralelo, um projeto de restauro do edifício sede. Construído em 1903, o prédio secular abrigou a redação do jornal até 2004. As fachadas históricas e áreas estruturais do prédio, como o elevador central, serão mantidas tal qual no edifício original, respeitando a memória e sua relevância histórica para o Recife.

O edital do concurso detalha uma série de diretrizes para que todos os requisitos do restauro sejam devidamente respeitados. A expectativa é alcançar, como resultado final, um conjunto que harmonize a tradição monumental do prédio histórico com a inovação arquitetônica e urbanística do prédio anexo e arredores da intervenção. "Esse imóvel tem um peso estratégico para o Porto Digital tão significativo quanto o prédio que restauramos na Rua do Apolo e que foi nossa primeira sede, em 2001, ou a incorporação doedifício Vasco Rodrigues, antigo Bandepe, que está conosco desde 2007 e que hoje é ícone visível de presença do Porto Digital no território e base atual do nosso núcleo de gestão", Comenta Leonardo.

Membros da comissão julgadora do concurso de ideias:

1. Amélia Reynaldo - Docente da Universidade Católica de Pernambuco
2. Antônio Alexandre - Secretário de Planejamento Urbano - PCR
3. Cláudio Marinho - Representante do Conselho de Administração do Porto Digital
4. Ennio Benning - Secretário de Imprensa do Governo de Pernambuco
5. Lorena Veloso - Diretora de Preservação do Patrimônio Cultural - PCR
6. Roberto Montezuma - Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo/PE
7. Zeca Brandão - Docente da Universidade Federal de Pernambuco

Para baixar o edital e saber detalhes da inscrição, acesse o endereço eletrônico www.portodigital.org/concursodiariodepernambuco

Baixar as informações relacionadas com este concurso aqui.

  • Título

    Inscrições abertas para o Concurso Porto Digital de Arquitetura para o Diário de Pernambuco
  • Tipo

    Divulgação de concursos (projetos e masterplans construídos)
  • Organizadores

    Núcleo de Gestão do Porto Digital
  • Prazo de inscrição

    14 de Novembro de 2016 06:00 PM
  • Prazo para envio

    19 de Setembro de 2016 12:00 AM
  • Onde

    Antiga sede do Diário de Pernambuco
  • Preço

    Gratuito
  • Restrições geográficas (restrições por país)

    Brasil

Este concurso foi enviado por um leitor do ArchDaily. Se você quer enviar um concurso, chamada de trabalhos ou outra "oportunidade" por favor, use o formulário "Enviar um Concurso". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Inscrições abertas para o Concurso Porto Digital de Arquitetura para o Diário de Pernambuco" 26 Set 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/796021/inscricoes-abertas-para-o-concurso-porto-digital-de-arquitetura-para-o-diario-de-pernambuco> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.