Hoje, 3 de março, a publicação The Architectural Review, junto ao The Architects’ Journal anunciaram as arquitetas mexicanas Gabriela Carrillo e Rozana Montiel como vencedoras do AR Emerging Architecture 2017 nos Prêmios Women in Architecture.
O júri mostrou-se particularmente impressionado com o Tribunal de Pátzcuaro em Michoacán (México), que responde habilmente a uma demanda para projetar espaços flexíveis, cumprindo com estritas regras de segurança e melhorando a transparência nos processos judiciais. Além disso, o júri destacou o sensível compromisso com as comunidades que ativam simples formas arquitetônicas, como se pode apreciar em seus perceptivos projetos como QUADRA, em Veracruz, a Unidade Habitacional San Pablo Xalpa e a Casa Tepoztlan, todos no México.
Como vencedora do Prêmio Moira Gemmil para Arquitetura Emergente, Montiel receberá uma quantia de £10.000, criado em memória da falecida Moira Gemmil, diretora de projeto na V&A e diretora de programas capitais na Royal Collection Trust. O prêmio em dinheiro apoiará Montiel em seu contínuo desenvolvimento profissional.
Carrillo, cofundadora do escritório Mauricio Rocha + Gabriela Carrillo, busca encontrar um equilíbrio entre a linguagem dos edifícios existentes e a expressão arquitetônica contemporânea, considerando como inserir um novo edifício nas camadas históricas de uma cidade, sem destrui-las, e ainda assim gerando um impacto.
Rozana Montiel, fundadora do Rozana Montiel Estudio de Arquitectura, exerce a disciplina através de projetos construídos e pesquisas. Parte de sua obra destacada centra-se em projetos de requalificação urbana em áreas sensíveis do México, incluindo intervenções de baixo custo para envolver-se com a população local.
Montiel comenta: "Toda arquitetura é política. Podemos ler nos espaços cotidianos as prioridades políticas de nossa sociedade. A arquitetura tem o poder de dar forma ao comportamento cívico porque, mais que por tijolos, estabelece os princípios fundadores dos intercâmbios políticos e sociais.
Christine Murray, fundadora do Women in Architecture e editora chefe de The Architectural Review e The Architects 'Journal, comentou: "Os jurados ficaram impressionados com a habilidade de Gabriela Carrillo para projetar espaços flexíveis e trabalhar com a luz e a sombra com um efeito tão convincente. E inspiraram-se com o enfoque sensível e perspicaz de Rozana Montiel para os edifícios comunitários".
Noticia vía 2017 Women in Architecture Award.