O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Escolas
  4. Alemanha
  5. Walter Gropius
  6. 1926
  7. Clássicos da Arquitetura: Bauhaus Dessau / Walter Gropius

Clássicos da Arquitetura: Bauhaus Dessau / Walter Gropius

Clássicos da Arquitetura: Bauhaus Dessau / Walter Gropius
Clássicos da Arquitetura: Bauhaus Dessau / Walter Gropius, © Thomas Lewandovski
© Thomas Lewandovski

© Thomas Lewandovski © Thomas Lewandovski © Thomas Lewandovski © Thomas Lewandovski + 29

Descrição enviada pela equipe de projeto. Motivado a criar uma nova forma de pensamento através da interseção entre arquitetura, arte, design industrial, tipografia, design gráfico e design de interiores, Walter Gropius foi inspirado a criar uma instituição conhecida como a Bauhaus em Dessau, com um estilo emergente que influenciaria a arquitetura para sempre.

© Thomas Lewandovski
© Thomas Lewandovski

Inicialmente em Weimar, razões políticas forçaram a mudança da escola para Dessau. Gropius tomou isso como uma oportunidade para construir uma escola que refletisse suas esperanças quanto à educação da Bauhaus. O estilo das instalações de Dessau insinua a fase mais futurista de Gropius em 1914, mostrando também semelhanças com o estilo internacional.

Cortesia de Dennis Sharp
Cortesia de Dennis Sharp

As extensas instalações nos planos incluem espaços para ensino, habitações para estudantes e membros da faculdade, um auditório e escritórios, que foram fundidos juntos em uma planta que lembra a configuração de um cata-vento. De cima, este arranjo sugere a forma de hélices de avião, intensamente fabricados nas áreas circundantes de Dessau.

© Thomas Lewandovski
© Thomas Lewandovski

O edifício é composto de três alas conectadas por passarelas. Os espaços da escola e das oficinas são associados através de uma grande passarela de dois pavimentos, que cria a cobertura da administração localizada na parte inferior da passarela.

© Thomas Lewandovski
© Thomas Lewandovski

As unidades habitacionais e o edifício educacional são conectados através de uma ala para criar fácil acesso ao átrio e ao refeitório. A ala educacional contém administração e salas de aula, sala de professores, biblioteca, laboratório de física, salas modelo, subsolo, piso térreo e dois andares superiores.

© Thomas Lewandovski
© Thomas Lewandovski

Como um arquiteto hábil, Gropius estava interessado em incluir avanços estruturais e tecnológicos ao projetar a sede da escola revolucionária para alunos de arquitetura e design.

© Thomas Lewandovski
© Thomas Lewandovski

Algumas das várias progressões incluem uma enorme janela de vidro, um esqueleto de concreto armado e alvenaria, lajes cogumelo no nível inferior, e telhados cobertos com telhas asfálticas que aguentam o pisoteamento. A área total para a construção da Bauhaus de Dessau era 10.500 metros quadrados, o edifício próprio que contém aproximadamente 23.000 metros quadrados.

© Gili Merin
© Gili Merin

Suas dimensões "desmentiam a enorme importância simbólica que ganharia, à medida que sua reputação nacional e internacional cresceu como um laboratório experimental e comercial para o design depois de 1927 como um viveiro de arquitetura e desenho urbano".

© Gili Merin
© Gili Merin

Para incorporar os alunos da Bauhaus, a decoração interior de todo o edifício foi feita pela oficina de pintura de parede, os dispositivos de iluminação pela oficina de metal e as letras na gráfica. Com o edifício Bauhaus, Gropius pensou cuidadosamente sua noção do edifício como uma "obra total".

© Thomas Lewandovski
© Thomas Lewandovski

A enorme fachada da parede cortina do edifício da oficina transformou-se em uma parte integrante do projeto do edifício. Na esperança de criar transparência, a parede enfatizou a natureza espacial "mecânica" e aberta da nova arquitetura.

© Thomas Lewandovski
© Thomas Lewandovski

Estas janelas vastas permitem que a luz do sol adentrasse o edifício durante o dia, embora criasse um efeito negativo em uns dias mais quentes do verão. A fim de preservar a parede de cortina como uma extensão, as colunas de apoio de carga foram recuadas para trás das paredes principais.

Cortesia de Dennis Sharp
Cortesia de Dennis Sharp

"Como uma pintura do período De Stijl, de certa forma, a Bauhaus era composta de elementos funcionais basicamente relacionados que produziam um todo assimétrico coeso e interrelacionado".

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Walter Gropius
Escritório
Cita: Sveiven, Megan. "Clássicos da Arquitetura: Bauhaus Dessau / Walter Gropius" [AD Classics: Dessau Bauhaus / Walter Gropius] 27 Fev 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/805820/classicos-da-arquitetura-bauhaus-dessau-walter-gropius> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.