Câmara Municipal de Haia de Richard Meier é pintada como uma obra de Mondrian

Richard Meier é conhecido por adorar a cor branca, descrevendo-a como "a cor mais maravilhosa, porque dentro dela você pode ver todas as cores do arco-íris" em seu discurso de aceitação do Prêmio Pritzker. Deste modo, muitos dos seus edifícios, incluindo a Câmara Municipal de Haia nos Países Baixos (concluída em 1995), são totalmente pintados de branco. No entanto, no caso do edifício em Haia, o branco deu ao edifício uma função não intencional, servindo como uma tela perfeita para o maior Mondrian do mundo.

O edifício é um dos vários na cidade que estão recebendo o "tratamento Mondrian", em comemoração do centenário da fundação do movimento de arte holandês, De Stijl. O estilo, iniciado por artistas como Piet Mondrian, passou a ter um forte impacto da arquitetura moderna, e suas idéias foram defendidas por arquitetos como Gerrit Rietveld, Mies van der Rohe e Charles e Ray Eames.

Como sede da maior coleção Mondrian do mundo (no Gemeentemuseum), Haia celebra todo o ano com uma série de eventos relacionados ao De Stijl. Confira o vídeo da transformação da Prefeitura acima e saiba mais sobre os eventos deste ano aqui.

Video via Prefeitura de Haia.

Sobre este autor
Cita: Lynch, Patrick. "Câmara Municipal de Haia de Richard Meier é pintada como uma obra de Mondrian" 24 Fev 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/805779/camara-municipal-de-haia-de-richard-meier-e-pintada-como-uma-obra-de-mondrian> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.