Primeira casa projetada por Gaudí será inaugurada como museu este ano

Foi confirmada para o segundo semestres deste ano a data de abertura da Casa Vicens como museu em Barcelona. Originalmente marcada para o segundo semestres de 2016, a reabertura da primeira casa de Gaudí não seguiu o cronograma devido a dificuldades na obra de reforma.

A Casa Vicens, localizada na Calle Carolines 24, é a primeira residência projetada por Antoni Gaudí. Manel Vicens, cliente do projeto, contratou o arquiteto para construir aquela que seria sua residência de verão em 1883, época em que Gràcia (hoje um bairro movimentado de Barcelona) era uma vila separada da cidade.

Primeira casa projetada por Gaudí será inaugurada como museu este ano - Mais Imagens

Detalhe da Casa Vicens. Imagem © Ian Gampon [Flickr]. Licença CC BY-ND 2.0

Este é um projeto essencial para a compreensão da arquitetura de Gaudí e do modernismo barcelonense. Embora a obra tenha sido ampliada de forma respeitosa e acertada pelo arquiteto Joan Baptista Serra de Martínez em 1925, o projeto do museu buscou conservar a essência de Gaudí, fugindo de invenções ou tentativas de mimetizar o estilo da época. De acordo com Joan Abellà, diretor do museu:

Agora é uma obra viva e temos feito todo o esforço para recuperar a essência de Gaudí. Não há fotografias que mostrem como a casa estava mobiliada em 1885, portanto, optou-se por não mobiliá-la. 

Os arquitetos do projeto, José Antonio Martínez Lapeña, Elías Torres e David García, reivindicam a essência e originalidade da obra. Precisamente por isso, destacam que o principal objetivo do projeto sempre foi "valorizar a obra original". 

O museu buscará manter um turismo sustentável, elaborando um plano de impacto turístico que contempla a possibilidade de que a rua de acesso se converta em semi-peatonal. Além disso, a administração espera que cerca de 20% dos visitantes do novo museu sejam locais, em comparação aos 10% da média dos museus de Barcelona. 

Via El País, La Vanguardia e ABC.es.

Detalhe da Casa Vicens. Imagem © Ian Gampon [Flickr]. Licença CC BY-ND 2.0
Detalhe da Casa Vicens. Imagem © Ian Gampon [Flickr]. Licença CC BY-ND 2.0
Detalhe da Casa Vicens. Imagem © Ian Gampon [Flickr]. Licença CC BY-ND 2.0
Sobre este autor
Cita: Picado, Miguel. "Primeira casa projetada por Gaudí será inaugurada como museu este ano" [La primera casa diseñada por Gaudí abrirá como museo finalmente este 2017] 21 Fev 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/805700/primeira-casa-projetada-por-gaudi-sera-inaugurada-como-museu-este-ano> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.