Jenny Sabin Studio recebe o primeiro lugar no Programa de Jovens Arquitetos MoMA PS1 2017

Lumen, por Jenny Sabin Studio, foi escolhido o projeto vencedor do Programa anual de Jovens Arquitetos do MoMA PS1. A ser inaugurada em 27 de junho no pátio MoMA PS1, a instalação deste ano é um projeto imersivo que evolui ao longo do dia, proporcionando uma pausa refrescante do sol do meio-dia e uma luz responsiva brilhante após o pôr-do-sol. Escolhida dentre cinco finalistas, o projeto Lumen servirá como uma paisagem urbana temporária para a 20ª temporada do Warm Up, pioneira série de música ao ar livre. Lumen permanecerá em exposição durante todo o verão.

O Programa de Jovens Arquitetos do Museu de Arte Moderna e MoMA PS1 oferece aos arquitetos emergentes a oportunidade de projetar e apresentar projetos inovadores, desafiando os vencedores de cada ano a desenvolverem projetos criativos para uma instalação temporária ao ar livre que ofereça sombra, assentos e água. Os arquitetos também devem trabalhar dentro de diretrizes que abordam questões ambientais, incluindo sustentabilidade e reciclagem.

Feito de estruturas tubulares sensíveis em um tecido leve, Lumen apresenta uma marquise de tecidos reciclados e fotoluminescentes que absorvem, coletam e fornecem luz. Um sistema de nebulização responde à proximidade dos visitantes, ativando estalactites de tecido que produzem um microclima refrescante. Responsivo social e ambientalmente, o ambiente multissensorial de Lumen é inspirado pela inconstância e interação coletiva à medida que a estrutura e os materiais se transformam ao longo do dia e da noite, adaptando-se às densidades dos corpos, calor e luz solar.

"O Programa de Jovens Arquitetos continua sendo uma das oportunidades mais significativas para arquitetos e designers de todo o país e do mundo para construirem ideias radicais, mas transformadoras. Os finalistas deste ano não são exceção; seus projetos ilustram uma diversidade de abordagens e ideias refrescantes para a arquitetura atual ", disse Sean Anderson, Curador Associado no Departamento de Arquitetura e Design do MoMA. "O ambiente de imersão catalítica de Jenny Sabin, Lumen, captou a atenção do júri pela fusão imaginativa de espaços públicos e privados. Com processos construtivos e de design inovadores decorrentes de uma fusão crítica de tecnologia e natureza a uma atenção precisa aos detalhes em todas as escalas, Lumen, sem dúvidas, envolverá os visitantes do dia para a noite em uma série de ambientes e experiências graduadas.

Lumen. Cortesia de Jenny Sabin Studio

Klaus Biesenbach, diretor do MoMA PS1 e curador-geral do MoMA acrescenta: "Em sua 18ª edição, este concurso anual, oferecido conjuntamente pelo Departamento de Arquitetura e Design do MoMA e o MoMA PS1 continua a assumir riscos e incentivar a experimentação entre os arquitetos. O projeto é uma estrutura social e ambientalmente responsiva que abrange práticas e disciplinas em sua abordagem exploratória de novos materiais. Contida dentro das paredes do pátio do MoMA PS1, Lumen transforma visitantes em participantes que interagem com a sua capacidade de resposta à temperatura, luz solar, e movimento".

Os outros finalistas do Programa para Jovens Arquitetos do MoMA foram Bureau Spectacular (Jimenez Lai and Joanna Grant), Ania Jaworska, Office of III (Sean Canty, Ryan Golenberg and Stephanie Lin), e SCHAUM/SHIEH (Rosalyne Shieh and Troy Schaum). Uma exposição dos projetos dos cinco finalistas será exibida no Museu de Arte Moderna durante o verão, organizada por Sean Anderson, Curador Associado, com Arièle Dionne-Krosnick, Assistente de Curadoria do Departamento de Arquitetura e Design do MoMA.

A Bloomberg Philanthropies tem apoiado o Programa de Arquitectos Jovens desde 2007. Em 2016, o MoMA PS1 e o Museu de Arte Moderna ficaram entusiasmados ao anunciar que este patrocínio tenha sido prorrogado por três anos, permitindo que o programa prosperasse e estimulasse o público até o verão de 2018.

Sobre o Jenny Sabin Studio

Jenny Sabin Studio é uma empresa de arquitetura que investiga as interseções de arquitetura e ciência, biologia e matemática. A diretora, Jenny E. Sabin, é Professora Assistente na área de Design e Tecnologias Emergentes e recém-nomeada Diretora de Pós-Graduação no Departamento de Arquitetura da Universidade de Cornell. Ela também é diretora do Sabin Design Lab da Cornell AAP, um laboratório de pesquisa de design transdisciplinar com especialização em design computacional, visualização de dados e fabricação digital. Sabin já recebeu diversas premiações e tem participado de exposições nacionais e internacionais.

Processo de Seleção

Para escolher uma empresa de arquitetura para o Programa de Arquitetos Jovens de 2017, os decanos das escolas de arquitetura e os editores de publicações de arquitetura nomeiam cerca de 50 empresas compostas de recém-formados em arquitetura, professores jovens e arquitetos que vem pesquisando novos estilos ou técnicas. Estes finalistas são convidados a apresentarem seus trabalhos para revisão por um painel de especialistas e diretores do Museu.

Equipe de Projeto

Líder de Projeto: Dillon Pranger
Design e Representação: Jingyang Liu Leo, Diego Blanco, Mark Lien
Fabricação Robótica: Andrew Moorman e Andres Gutierrez
Realidade Virtual: Christopher Morse
Coordenação de Conteúdo: Jordan Berta
Assistencia do Modelo: Jasmine Liu
Vídeo: Cole Skaggs
Engenharia: Clayton Binkley, Arup
Projeto de Iluminação: Jeffrey Nash
Fabricação do Tecido: Shima Seiki WHOLEGARMENT
Sistemas de Névoa: Mist Cooling Inc., com agradecimento especial a Larry Geohring

História do Programa de Jovens Arquitetos MoMA PS1

Este ano marca o 20º verão que o MoMA PS1 hospeda uma instalação arquitetônica e a série de músicas em seu espaço ao ar livre, embora seja apenas o 18º ano do Programa de Jovens Arquitetos, que começou em 2000. O projeto inaugural foi uma instalação arquitetônica de 1998, do coletivo de arte austríaco Gelatin. Em 1999, o pavilhão de DJ de Philip Johnson celebrou a afiliação histórica do MoMA PS1 e MoMA. Os vencedores anteriores do Programa de Arquitetos Jovens foram SHoP/Sharples Holden Pasquarelli (2000), ROY (2001), William E. Massie (2002), Tom Wiscombe / EMERGENT (2003), nARCHITECTS (2004), Xefirotarch (2005), OBRA (2006), Ball-Nogues (2007), WORKac (2008), MOS (2009), Solid Objectives – Idenburg Liu (2010), Interboro Partners (2011), HWKN (2012), CODA (2013), The Living (2014), Andrés Jaque / Office for Political Innovation (2015), e Escobedo Soliz Studio (2016).

 

 

Sobre este autor
Cita: Souza, Eduardo. "Jenny Sabin Studio recebe o primeiro lugar no Programa de Jovens Arquitetos MoMA PS1 2017 " [Jenny Sabin Studio Selected as Winner of the MoMA PS1 2017 Young Architects Program ] 17 Fev 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/805581/jenny-sabin-studio-recebe-o-primeiro-lugar-no-programa-de-jovens-arquitetos-moma-ps1-2017> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.