Como fotografar arquitetura?

Em nossos tempos modernos, a cultura obcecada pela imagem nos faz consumir uma grande quantidade de arquitetura através de fotografias, ao invés de experiências físicas e espaciais. As vantagens da fotografia de arquitetura são muitas: permitem que as pessoas obtenham uma compreensão visual de edifícios que talvez nunca tenham a oportunidade de visitar, criando um recurso valioso que permite expandir nosso vocabulário arquitetônico. No entanto, devemos permanecer críticos em relação às desvantagens da fotografia quando se trata de arquitetura. Jeremy Till, autor de "Architecture Depends,” (Arquitetura Depende, ainda sem versão em português) resume isto no capítulo "Out of Time" (Fora do tempo): "A fotografia permite que esqueçamos o que veio antes (o sofrimento do trabalho prolongado para cumprir com a entrega de um edifício completamente formado) e o que está por vir depois (as intempéries do tempo, sujeira, usuários, reformas). Ela congela o tempo. A fotografia de arquitetura 'eleva o edifício para fora do tempo' e proporciona um consolo para os arquitetos que podem sonhar por um momento que a arquitetura é um poder estável existente por sobre as marés do tempo".

Como fotografar arquitetura? - Imagem 3 de 10Como fotografar arquitetura? - Imagem 4 de 10Como fotografar arquitetura? - Imagem 2 de 10Como fotografar arquitetura? - Imagem 5 de 10Como fotografar arquitetura? - Mais Imagens+ 5

As dicas a seguir tem o objetivo de não apenas melhorar a força visual de suas fotografias de arquitetura, mas também as histórias que elas contam - indo além das imagens individuais para comunicar as relações dos edifícios com seus contextos, espaço e tempo.

Como fotografar arquitetura? - Imagem 4 de 10
© Iwan Baan

1. Fotografe em uma infinidade de condições do tempo e de horas do dia

As pessoas frequentemente tendem a procurar as luzes mais dramáticas para capturar as maravilhas arquitetônicas, como no pôr do sol quando as sombras são alongadas e as cores brilhantes. Embora isso frequentemente resulta em imagens com grande atmosfera, apenas retrata a atmosfera em um ponto específico no tempo. Tirar uma série de fotos durante diferentes horas do dia, ou mesmo em diferentes condições do tempo pode ajudar a tecer uma história mais completa do edifício em relação ao seu entorno.

Como fotografar arquitetura? - Imagem 3 de 10
© Iwan Baan

2. Priorize a boa luz

Independente do momento que se está tirando fotos, uma boa iluminação deve sempre ser a prioridade. Boa iluminação na arquitetura ajuda a enfatizar um espaço, uma estrutura ou atmosfera específica, e portanto tem um importante papel em moldar o entendimento do que é importante naquele projeto específico. 

Como fotografar arquitetura? - Imagem 2 de 10
© Balint Alovits

3. Procure um ângulo especial

Brincar com a perspectiva não é apenas uma coisa divertida de fazer, também pode ser algo bastante recompensador. Procure um ângulo diferente a partir da qual a fotografia pode expor uma forma já batida ou a abstração de um detalhe do edifício que pode dar chance para um outro nível de beleza e apreciação de suas formas.

Como fotografar arquitetura? - Imagem 10 de 10
© Steve Hall

4. Não tenha medo de incluir as pessoas - arquitetura não existe sem elas

Till inclui um trecho com humor no capítulo "Out Of Time” onde o editor de foto de "The Everyday and Architecture" refusa a aceitar a imagem de capa com uma pessoa nela, mas fica satisfeito quando esta pessoa é substituída por uma bicicleta. Historicamente, existe uma tendência em não incluir as pessoas nas fotografias de arquitetura, como se de alguma forma nós contaminamos a beleza pura do projeto. Felizmente, uma série de célebres fotógrafos estão começando a mudar esta tendência. A arquitetura não existe e não existiria sem nós - não hesite em registrar nossa presença.

Como fotografar arquitetura? - Imagem 5 de 10
© Iwan Baan

5. Explore o todo, mas também os detalhes

Embora fotografar com lentes de grande angulação seja usualmente a coisa mais inteligente a fazer quando se trata de fotografias de arquitetura, edifícios contém centenas de pequenos detalhes que são perdidos quando uma fachada inteira ou um ambiente inteiro é registrado em uma imagem. Explorar os detalhes de perto pode revelar algo novo sobre a história do edifício ou de sua construção, por exemplo.

Como fotografar arquitetura? - Imagem 7 de 10
© Iwan Baan
Como fotografar arquitetura? - Imagem 6 de 10
© Hélène Binet

6. Tente não objetivar o edifício

Imagine o choque de visitar um edifício que você apenas viu fotografado de um bom ângulo. Objetificar um edifício ao ponto onde apenas se visualiza um ponto de vista é um dos maiores desserviços da fotografia de arquitetura. Mais uma vez, Till resume perfeitamente: "Não é tanto sobre o mito urbano exagerado que arquitetos desenham edifício com vistas para fotografias específicas para eles, mas é mais sobre a fotografia que se torna o ponto de referência primária para a arquitetura." Fazendo um esforço para gravar o contexto espacial completo de um edifício não é fácil, mas também não é impossível. 

7. Utilize ferramentas de pós-produção

Processar imagens se tornou quase uma etapa padronizada da fotografia, permitindo que você ajuste sua imagem para criar a atmosfera perfeita que se quer capturar. Enquanto as imagens deveriam ser alteradas com um claro entendimento de que tipo de mudanças são aceitáveis, programas como o Photoshop e Lightroom são fáceis de usar com uma variedade de funções avançadas. Se está procurando uma maneira fácil de criar uma fotografia panorâmica utilizando uma série de imagens, tente usar Hugin.

Como fotografar arquitetura? - Imagem 9 de 10
© CC0 Pixabay User Pexels

8. Invista em um equipamento de fotografia apropriado

Se está pensando seriamente em investir em fotografia de arquitetura de alta qualidade, comprar o equipamento certo vai te trazer boas recompensas. Lentes de grande angulações são bastante utilizadas para fotografar edifícios e espaços pequenos, e incluir um tripé pode abrir suas possibilidades de fotografar em condições de pouca luz, entre outras coisas. Utilizando um filtro polarizado também pode ajudar a acrescentar contraste e tornar suas imagens mais vívidas. Se está procurando algo em outro nível, um drone com uma boa câmera pode render boas imagens.

Como fotografar arquitetura? - Imagem 8 de 10
© Laurence Mackman and Iwan Baan

9. Revisite o lugar diversas vezes

Retornar ao lugar várias vezes irá revelar novas camadas à arquitetura que pode ser utilizada para retratar o desenvolvimento ou talvez a degradação de um edifício ao longo do tempo. Ver uma fotografia perfeita de um edifício recém construído é lindo e fascinante, mas por que não acompanhar a arquitetura por trás da primeira foto perfeita? Talvez os reais aspectos interessantes do edifício são apenas expostos ao longo do tempo.

10. Pesquise o edifício previamente

Ler sobre a história e contexto de um edifício antes de o visitar é um recurso indispensável que vai, sem dúvida, te ajudar a focar sua fotografia em uma história relevante ou ideia que capture a essência do edifício. 

Nosso artigo 9 tutoriais que vão lhe ajudar a melhorar suas fotografias de arquitetura é outro grande recurso para melhorar suas fotos, incluindo conselhos para tipos específicos de fotos. Pratique, explore e acima de tudo, aproveite!

Publicado originalmente em 15 de feveriro de 2017, atualizado em 23 de janeiro de 2020.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Zilliacus, Ariana. "Como fotografar arquitetura?" [10 Tips To Perfect Your Architectural Photography ] 23 Jan 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/805276/10-dicas-para-aperfeicoar-suas-fotos-de-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.