O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Bibliotecas
  4. Alemanha
  5. Herzog & de Meuron
  6. 2004
  7. Clássicos da Arquitetura: Biblioteca da Universidade de Cottbus / Herzog & de Meuron

Clássicos da Arquitetura: Biblioteca da Universidade de Cottbus / Herzog & de Meuron

Clássicos da Arquitetura: Biblioteca da Universidade de Cottbus / Herzog & de Meuron
Clássicos da Arquitetura: Biblioteca da Universidade de Cottbus  / Herzog & de Meuron, © Gili Merin
© Gili Merin

No topo de uma colina solitária em meio a um platô residencial genérico em Brandenburg, Alemanha, está a estrutura branca leitosa da Biblioteca da Universidade de Cottbus (IKMZ), projetada pelo dupla de arquitetos Herzog e de Meuron. Concluída em 2004, a biblioteca tornou-se um marco instantâneo para a universidade, a cidade e a região; O edifício, ícone inovador, contemporâneo e, sobretudo, ocidental, encapsulou a progressiva democratização do conhecimento que se esforçava para seguir a queda da Cortina de Ferro na antiga Deutsche Demokratische Republik - DDR, bem como a promessa de um futuro melhor através da perspectiva do ensino superior e modernização.

via Wikiarquitectura © Gili Merin © Gili Merin via Wikiarquitectura + 25

© Gili Merin
© Gili Merin

Localizada na relativamente desconhecida cidade alemã de Cottbus, a biblioteca foi a última peça concluída da Universidade de Tecnologia de Brandenburg, uma antiga escola de engenharia de construção fundada durante a DDR e restabelecida como universidade em 1991, após a reunificação alemã. Localizado no meio caminho entre o campus universitário e a cidade, a biblioteca e centro de mídia -que contém mais de 750 periódicos, 22.000 revistas eletrônicas, 10.000 e-books e 600 estações de trabalho- serve a alunos, professores e cidadãos de toda a região. A proximidade conjunta dos meios de comunicação e das instalações de armazenamento, tradicionalmente mantidas à parte, concedeu ao edifício o prestigioso prêmio "Biblioteca do Ano" em 2006; O edifício foi elogiado pelo júri como um "conceito inovador e integrado de informação e fornecimento de mídias".

© Gili Merin
© Gili Merin

O processo de concepção da IKMZ, uma nova instalação para um instituto revivido, foi conduzido como uma experiência arquitetônica para separar o edifício de sua bagagem histórica, livrá-lo de suas restrições arquitetônicas e incorporar um novo paradigma de biblioteca. Como tal, o projeto abraça e materializa o contraste; por exemplo, o conceito de uma biblioteca como um lugar de reflexão solitária, bem como um lugar para a comunicação e conversa aberta. Esta tensão materializa-se na envoltória contrastante e o interior: o exterior assume uma forma orgânica semelhante a uma ameba, enquanto a grade estritamente ortogonal do interior das prateleiras de livros cria salas de leitura de diferentes tamanhos e funcionais que garantem a privacidade. Esta tensão é ainda mais implicada pelo esquema de cores do interior; as salas de leituras brancas e de tons de cinza estão em contraste com os quase-psicodélicos rosa, magentas e verdes das áreas de armazenamento.

© Gili Merin
© Gili Merin

A estrutura de concreto armado de sete pavimentos é apoiada por pilares redondos e três núcleos principais. Cada andar é ligeiramente diferente daquele abaixo; os espaços variam de pé-direito - de espaços baixos confidenciais e quietos, a locais com pés-direitos de seis pavimentos com a iluminação penetrando através da fachada envidraçada. Padrões de alfabetos são pontilhados em folhas de vidro e sobrepostos para criar uma mensagem ilegível. Isso é tanto simbólico - da vasta quantidade de conhecimento contido dentro da instalação - como funcional: permite que a luz natural seja filtrada e se espalhe para as salas de leitura.

© Gili Merin
© Gili Merin

O ponto focal da biblioteca, e talvez sua característica mais impressionante (encontrada geralmente em projetos recentes de Herzog & de Meuron) é a escadaria espiral brilhantemente colorida, centralizada como uma escultura cilíndrica independente. Com um diâmetro de seis metros, a escada permite um fluxo rápido de visitantes, um espaço de mediação para pequenas conversas e um marco orientador na planta aparentemente arbitrária da biblioteca, que é, de fato, resultado do estudo cuidadoso dos arquitetos sobre os fluxos de circulação.

Diagrama
Diagrama

Em uma pesquisa realizada em 2009, a IKMZ foi entendida como um lugar onde seus usuários se sentem "alegres e refrescados" com "uma maior sensação de bem-estar" [2] - os resultados são o testamento do sucesso do projeto. A biblioteca, um pouco incomum em sua localização e aparência, atua não apenas como um marco arquitetônico e símbolo da região, mas também como um paradigma novo e eficaz para o projeto de bibliotecas - permitindo solitários lugares de concentração e abertura, com espaços de interação e criatividade em constante evolução, coexistindo com sucesso.

© Franziska Hoffman
© Franziska Hoffman

[1]  Apresentado pela Associação Alemã de Bibliotecas e ZEIT-Stiftung Ebelin und Gerd Bucerius, uma fundação dedicada à promoção da pesquisa e do conhecimento, das artes e da cultura, da educação e do ensino

[2] Dufter, Michael (2009). Bibliothek als Ort der Ruhe und Konzentration – Bibliothek als Ort der: Arbeit und Kommunikation. Technische Universität Dresden, Diplomarbeit, 2009. Kurzfassung u. d. T. Accessed via “The Adventure of the ICMC/IKMZ Building of Cottbus” by Andreas Degkwitz, Director of the ICMC/IKMZ Cottubs, Germany.

  • Arquitetos

  • Localização

    Brandenburgische Technische Universität Cottbus-Senftenberg, 03046 Cottbus, Alemanha
  • Arquitetos Colaboradores e Engenheiros

    ARGE IKMZ Cottbus
  • Construtor

    Höhler + Partner Architekten und Ingenieure
  • Engenharia Estrutural

    Pahn Ingenieure GmbH, Gross-Gaglow
  • Paisagismo

    Gisela Altmann
  • Consultoria de Fachada

    AMP Albrecht Memmert + Partner, Neuss
  • Área

    12.700 m²
  • Ano do projeto

    2004
  • Fotografias

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Herzog & de Meuron
Escritório
Cita: Merin, Gili. "Clássicos da Arquitetura: Biblioteca da Universidade de Cottbus / Herzog & de Meuron" [AD Classics: Cuttbus University Library / Herzog & de Meuron] 06 Fev 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/804712/classicos-da-arquitetura-biblioteca-da-universidade-de-cottbus-herzog-and-de-meuron> ISSN 0719-8906