O espanhol que passou 50 anos construindo uma catedral com suas próprias mãos

Uma enorme catedral com altas torres e um magnífico domo é lentamente erguida na cidade de Mejorada del Campo, a 20 quilômetros de distância de Madri. Parece algo comum, mas não é. O edifício está sendo construído há 50 anos - tijolo a tijolo - por um só homem: Justo Gallego Martínez, fazendeiro, ex-monge e arquiteto autodidata de 91 anos de idade.

Saiba mais sobre sua história, a seguir. 

O espanhol que passou 50 anos construindo uma catedral com suas próprias mãos - Mais Imagens+ 5

Sem nenhum conhecimento prévio de arquitetura ou qualquer experiência no setor de construção, Martínez passou cinco décadas coletando lixo e restos de materiais de construção para construir a estrutura que ocupa uma área de 50 x 25 metros e que conta com uma torre de 60 metros de altura.

© Wikipedia: Dirección General de Turismo, Licença CC BY-SA 3.0

Após trabalhar como fazendeiro e toureiro, Martínez passou oito anos em um mosteiro trapista - o convento cisterciense de Santa Maria de Huerta - de onde teve que partir após contrair tuberculose em 1961. Em honra à Virgem Maria, iniciou a construção de uma capela que ele descreve como seu grande ato de fé. O ex-monge diz que se não fosse por sua fé ele nunca teria tido forças para tentar construir uma catedral.

© Flickr: santiago lopez-pastor, Licença CC BY-ND 2.0

Apesar do ceticismo dos habitantes da cidade, Don Justo - como os vizinhos o chamam - conseguiu progredir consideravelmente com a construção sem usar nem mesmo um guindaste, sua única ajuda foi de alguns pedreiros amigos. O processo começou sem qualquer tipo de permissão - porque ele tinha certeza de que ele não iria obtê-la - no terreno de 4.740 metros quadrados herdados de seus pais que hoje vale mais de um milhão de euros.

© Flickr: santiago lopez-pastor, Licença CC BY-ND 2.0

A Catedral

As grandes colunas da estrutura são feitas a partir de tambores de óleo vazios, enquanto o revestimento de uma das cúpulas é feito de tubos descartados. Os arcos são pneus de caminhões e ônibus e o resto do edifício é composto de madeiras e tijolos coletados de outras obras demolidas. Ele recebeu presentes como portas de ferro e recortes de vidro para fechar as aberturas. Sua inspiração de design vem da Basílica de São Pedro, com a sua enorme cúpula central à vista, além de inspiração de castelos europeus e igrejas.

© Flickr: gmalon, Licença CC BY-NC 2.0

Alguns anos atrás, Martínez disse à BBC: "Quando eu vejo o que criei, me sinto ínfimo e agradeço ao Senhor. Se eu pudesse viver minha vida novamente, eu gostaria de construir essa mesma catedral, mas duas vezes maior, porque, para mim, isso é um ato de fé."

Los planos. Imagem © Richard Morley

A igreja nunca recebeu permissão para ser construída e, embora talvez nunca recebe visitantes em seu interior, as autoridades permitiram que Martínez seguisse com seus planos, tornando-se uma atração turística para a cidade. Recentemente, Martínez recebeu doações de organizações alemãs e patrocínio publicitário da bebida energética Aquarius, que lhe pagou 40 mil euros para contar sua história inspiradora, além de organizar uma campanha para arrecadar fundos através de mensagens de texto.

O projeto foi exposto no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque e Justo Gallego Martínez foi entrevistado por algumas das maiores redes de televisão do mundo.

Via: Daily Mail UK, BBC
Imagens Via: Flickr de Guillermo Malon, Santiago López-Pastor

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Franco, José Tomás. "O espanhol que passou 50 anos construindo uma catedral com suas próprias mãos" [The Spaniard Who Spent 50 Years Building a Cathedral With His Own Hands ] 06 Fev 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/804636/o-espanhol-que-passou-50-anos-construindo-uma-catedral-com-suas-proprias-maos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.