Clássicos da Arquitetura: Maison Louis Carré / Alvar Aalto

No município de Bazoches-sur-Guyonnes, a cerca de 40 quilômetros a sudoeste de Paris, encontra-se uma das mais importantes casas particulares desenhadas por Alvar Aalto: a Maison Louis Carré. O cliente, Louis Carré, era um negociante de arte francês proeminente que também tinha muito interesse em arquitetura. Ele desejava uma casa que fosse capaz de acomodar muitos convidados para exibições de arte, mas que também incorporasse um componente privado. Encomendou a Aalto para projetar sua casa em 1956, e Louis Carré e sua esposa, Olga, mudaram-se para sua nova casa três anos mais tarde.

Clássicos da Arquitetura: Maison Louis Carré / Alvar Aalto - Imagem 2 de 16Clássicos da Arquitetura: Maison Louis Carré / Alvar Aalto - Imagem 3 de 16Clássicos da Arquitetura: Maison Louis Carré / Alvar Aalto - Imagem 4 de 16Clássicos da Arquitetura: Maison Louis Carré / Alvar Aalto - Imagem 5 de 16Clássicos da Arquitetura: Maison Louis Carré / Alvar Aalto - Mais Imagens+ 11

Clássicos da Arquitetura: Maison Louis Carré / Alvar Aalto - Imagem 7 de 16
© Samuel Ludwig

Aalto teve grande cuidado em projetar a experiência global da Maison Louis Carré. Para chegar à casa a partir do terreno, é preciso ir até o caminho inclinado para o topo da colina. Este caminho longo, assim como a sua distância de Paris, confere privacidade à residência, como um santuário. Aalto implantou o projeto no topo do lote, proporcionando excelentes vistas para o sul. A principal característica exterior é o declive gradual do telhado, que aparece quase como uma extensão da colina abaixo.

Clássicos da Arquitetura: Maison Louis Carré / Alvar Aalto - Imagem 2 de 16
© Samuel Ludwig

Os materiais usados foram propositadamente escolhidos. O exterior é de tijolos brancos. A pedra é um arenito local, a mesma usada para a Catedral de Chartres, a vinte quilômetros dali. Madeiras de pinho da Finlândia são usadas no interior, enquanto persianas verticais de madeira são ocasionalmente reveladas no exterior, bem como, e com mais destaque, na entrada principal.

Clássicos da Arquitetura: Maison Louis Carré / Alvar Aalto - Imagem 11 de 16
© Samuel Ludwig

Assim como na Villa Mairea, a Maison Louis Carré é uma residência que combina a vida pública e a privada. Os convidados adentram pela entrada principal e são confrontados com uma grande parede usada para expor obras de arte, um elemento importante para Louis Carré. Eles são, então, direcionados para a ampla escadaria na sala de estar através de cuidadosas técnicas de projeto de Alvar Aalto, como a ligeira curva orgânica do teto. Esta espaçosa sala de estar contém grandes janelas que abrangem todo o comprimento da parede, proporcionando vistas da colina gramada e, hoje, de uma grande floresta. Outros espaços públicos da casa incluem uma pequena biblioteca anexa à sala de estar e uma sala de jantar na extremidade oposta do hall de entrada.

Clássicos da Arquitetura: Maison Louis Carré / Alvar Aalto - Imagem 5 de 16
© Samuel Ludwig

Maison Louis Carré experimenta com a técnica de camadas de várias maneiras. Por exemplo, por trás do muro utilizado para exibir arte está o corredor que leva às áreas privadas, incluindo os dormitórios. As dependências das empregadas estão localizadas no segundo andar da casa. Aalto projetou a casa para que pudesse mover através de camadas múltiplas, a fim de atingir as áreas mais privadas da casa.

Clássicos da Arquitetura: Maison Louis Carré / Alvar Aalto - Imagem 9 de 16
© Samuel Ludwig

Como em muitos de seus outros trabalhos, Aalto criou uma obra de arte completa com o projeto da Maison Louis Carré, combinando a edificação, jardim, mobiliário e design de interiores. Grande parte dos móveis e luminárias da casa foram especificamente projetados apenas para este edifício. Aalto incluiu muitos detalhes sutis, mas substanciais, tanto no interior como no exterior. Uma piscina, uma estufa e uma garagem estão todos atrás da casa.

A elegância da Maison Louis Carré é inegável, desde os seus materiais aos seus requintados detalhes. É o único edifício restante de Aalto na França e foi classificado como edifício histórico importante em 1996. É protegido no país por lei, e foi adquirido pela Associação Alvar Aalto en France.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: Wronski, Lisa. "Clássicos da Arquitetura: Maison Louis Carré / Alvar Aalto" [AD Classics: Maison Louis Carré / Alvar Aalto] 07 Ago 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/804532/classicos-da-arquitetura-maison-louis-carre-alvar-aalto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.