Veneza não está afundando, está inundando - E é preciso aprender a nadar

"Você vai olhar para isso? A praça São Marcos está inundada! "Um viajante australiano está surpreso. "Este lugar está realmente afundando," seu amigo exclama casualmente. Eles, como tantos que eu ouvi nos vaporetti, estão convencidos de que as ilhas venezianas existem num precipício entre a fragilidade de sua atual condição e nada além da iminente submersão.

Veneza não está afundando - está inundando. Desde tempos imemoriais a cidade inundou periodicamente como resultado dos padrões das maré e os residentes estão bem-acostumados a seu ritmo no inverno (e, menos frequentemente, durante o verão). Enquanto a acqua alta (água alta) é um fascínio para os visitantes intermitentes, é um inconveniente aceito para aqueles que vivem com ele: portas no térreo precisam ser seladas com barreiras, botas e macacões precisam ser tirados do armário e, se a água estiver particularmente alta, os barcos podem ser incapazes de passar debaixo de diversas pontes, até que a água eventualmente desça. Passarelas são erguidas em todas as áreas mais baixas da cidade (Piazza San Marco é, aliás, terreno particularmente baixo) e as pessoas continuam a cuidar de seus negócios diários - apenas de forma mais elevada. Certa vez juntei-me a amigos para jantar durante um verão rigoroso com uma acqua alta - sentamos no lado de fora, com as pernas submersas, pensando um pouco sobre as condições extremas que a noite tinha oferecido.

Veneza sempre teve uma conexão íntima pouco usual com a água que a cerca. Seus primeiros colonizadores foram refugiados, fugindo para os pântanos onde a cidade está agora, a fim de escapar das tendências genocidas das tribos germânicas e os hunos. As primeiras estruturas que ergueram no rivoalto (uma pequena constelação de ilhas altas onde o Rialto e sua ponte Palladian estão agora posicionados) foram construídas sobre estacas de madeira - um processo único de petrificar colunas afundadas no lodo do pântano, ainda em hoje, tanto como um método de preservação como para novas construções. Mesmo com a expansão da cidade para La Serenissima - a República Veneziana, uma das mais poderosas talassocracias que o mundo já viu - foi consistentemente lembrada de sua relação delicada, defensiva e altamente lucrativa com a lagoa e os oceanos além. O antigo e místico anual Casamento com o Mar, estabelecido em 1000 dC, viu o Doge (o governante eleito da República) lançar um anel consagrado nas águas turvas e declarar como indissolúveis a cidade e o mar. Esta liturgia, se pode supor, era uma maneira de lançar cautela ao vento e de rezar para que a prosperidade continuasse em meio a condições naturais comparativamente ingovernáveis.

Canaletto's 'Il ritorno del Bucintoro nel Molo il giorno dell'Ascensione' (1730) Domínio Público

Surpreendentemente, uma versão desta cerimônia nupcial para o oceano também continua até hoje. Ao longo dos últimos séculos, e especialmente desde a década de 1970, a economia de Veneza tornou-se quase inteiramente dependente do turismo; Sua força naval insuperável foi substituída por grandes navios de cruzeiro e grandes partes de San Marco, Cannaregio e Dorsoduro são agora hotéis, pousadas e casas de férias. Muitos venezianos foram expulsos por falta de emprego ou deixaram a cidade por vontade própria. Contessa Jane da Mosto, uma cientista ambiental que vive na cidade desde 1995, é uma das pessoas que tornou a lagoa sua casa. Ela casou-se com o conde veneziano Francesco da Mosto, um arquiteto e autor, e eles criaram quatro crianças na cidade, contra um pano de fundo de um êxodo doméstico.

Quando perguntada sobre a história de Veneza e da água, Da Mosto aponta para um evento particular contemporâneo que mudou o futuro da cidade: a inundação de 4 de novembro de 1966. Atingindo 194 cm, foi totalmente sem precedentes na história da acqua alte. A chuva pesada, um vento siroco severo, a infraestrutura em ruínas e a população inteiramente desarraigada isolaram a cidade durante vinte e quatro horas, de repente. A inundação revelou, pela primeira vez, até que ponto o tecido construído de Veneza havia se deteriorado -nas palavras do historiador de arte britânico John Pope-Hennessy, "o estrago causado por gerações de negligência".

"Veneza vive graças a grandes desastres como este", argumenta Da Mosto. "Eles fizeram com que a cidade mudasse de direção". No momento em que a inundação de 1966 ocorreu, mais e mais lagoas estavam sendo absorvidas pela expansão da zona industrial de Marghera. "A atenção nacional e internacional que se seguiu a este evento mudou a ênfase para a conservação do patrimônio da cidade." Como parte do que ficou conhecido como a Campanha de Salvaguarda Internacional, o investimento fluiu em Veneza de todo o mundo e seu esqueleto decadente começou a respirar nova vida.

Acqua Alta na Praça San Marco em 2015. Cortesia de MOSE

Em novembro do ano passado, cinquenta anos após a inundação, We Are Here Venice -uma organização fundada por Da Mosto para aumentar a conscientização sobre os problemas que a cidade enfrenta no século 21- inscreveu uma simples linha azul em torno das janelas e portas da Piazza San Marco. L’Acqua e la Piazza (A água e a Praça) indica graficamente o quão alto a água subiu naquele dia. "Uma forte onda de tempestade significou que a água não saiu da lagoa quando a maré virou e, combinada com uma espécie de oscilação no Alto Adriático, a água extra foi empurrada para a lagoa ". À medida que a água era expelida e" batia "na costa oposta do Adriático, simplesmente retornava a Veneza algumas horas mais tarde. Este movimento de ida e volta, explica Da Mosto, pode ocorrer por dias a fio até que a água eventualmente se dissipe no Mar Mediterrâneo.

Na sequência da catástrofe, que também causou danos consideráveis em outras cidades italianas, reformas e restauros foram realizadas para monumentos antigos. Na década de 1980, MOSE (nomeado em homenagem a Moisés, a figura bíblica que diz-se ter separado o Mar Vermelho) foi contratado: quatro grandes portões retráteis nas entradas do Lido, Malamocco e Chioggia que, quando operarem mais tarde este ano, serão capazes de selar toda a lagoa das marés altas em quinze minutos. O projeto, semelhante à barreira do Tâmisa em Londres ou à Barreira de Maeslant na Holanda, foi atolado em um escândalo de corrupção (€ 5.493.000.000 foram gastos no projeto até a data) e não é, de modo algum, uma solução perfeita. "Mesmo quando as barreiras móveis começarem a operar", afirma Da Mosto, "a Piazza San Marco ainda será inundada muitas vezes por ano. [...] É absurdo pensar que as barreiras móveis sozinhas podem salvar Veneza. São apenas uma das muitas medidas que são necessárias na lagoa. "

Passagem de Lido no Projeto MOSE. Cortesia de MOSE
Passagem de Chioggia no Projeto MOSE. Cortesia de MOSE
Passagem do Malamocco no Projeto MOSE. Cortesia de MOSE

"Os últimos trinta anos", ela explica, "foram fortemente condicionados por lobbies fortes que permearam cada canto da vida cultural, científica e econômica de Veneza. Todos eles foram associados a este enorme fluxo de investimento através da Lei Especial de 1973 de Veneza [que visa "garantir a proteção da paisagem, patrimônio histórico, arqueológico e artístico da cidade de Veneza e da sua lagoa, assegurando o seu desenvolvimento sócio-econômico"] que visava a construção de barreiras móveis. Mas, como o escândalo revelou, mais de um bilhão de euros não puderam ser rastreados. Além disso, o dinheiro gasto com os trabalhos reais foi demonstrado ter sido gasto em preços superfaturados. Assim, não só uma enorme quantidade de dinheiro desapareceu, mas eles simplesmente gastaram mais do que deveriam."

Construção do Projeto MOSE. Cortesia de MOSE
Construção do Projeto MOSE. Cortesia de MOSE

Para uma cidade que sempre dependeu fortemente de uma economia impulsionada pelo comércio exterior ou investimento, os planos na escala do projeto MOSE não são nada novo. Veneza sempre tomou decisões corajosas para manter a acessibilidade entre o mar e a cidade. "Quando a lagoa começou a sedimentar e a navegação tornou-se difícil, a cidade desviou rios inteiros mais ao sul ou mais ao norte da lagoa de modo que menos sedimento entrasse, de modo a mater os canais profundos para os galeões", esclarece Da Mosto. "Subsequentemente, durante a ocupação austríaca no final do século XIX, todo o litoral das ilhas de barreira a Veneza foi reforçado e as entradas foram construídas para assegurar que o acesso à lagoa seria profundo e largo." Infelizmente, como consequência disso e muitos outros movimentos semelhantes, Veneza está em risco de não mais ser parte de um sistema de lagoa; Como os canais são dragados cada vez mais para acomodar a entrada do navio MS Queen Victoria (de 90.049 toneladas brutas operado por Cunard) no porto, está sendo transformado menos em uma lagoa e mais em uma baía do mar - e que, de acordo com Da Mosto, "tem implicações muito importantes para a integridade da cidade, bem como para a sua biodiversidade e funções ecológicas [ver" Critério (v) "no fim deste artigo]".

Não há dúvidas de que Veneza vive graças ao intercâmbio regular entre a lagoa e o mar e, embora ainda haja resiliência inerente ao sistema, muito tem sido negligenciado nas últimas décadas. "Estamos além dos tempos em que algum ministério para infraestrutura e obras públicas possa vir e fazer o que eles querem fazer, ou o que os interessa comercialmente a fazer", argumenta Da Mosto. "Toda a cidade precisa acordar."

Saiba mais sobre as atividades da We Are Here Venice, aqui.

Acqua Alta na Praça San Marco. Cortesia de We Are Here Venice. © Anna Zemella

Inscrição de Veneza como Patrimônio da Humanidade (1987)

Veneza e sua lagoa foram inscritos como Patrimônio da Humanidade em 1987. Segundo a citação, elas "formam um todo inseparável no qual a cidade de Veneza é o coração histórico pulsante e uma realização artística única. A influência de Veneza no desenvolvimento da arquitetura e das artes monumentais tem sido considerável." A inscrição foi baseada nos seguintes seis critérios (você pode ler o documento completo em vários idiomas, aqui):

  • Critério (i): Veneza é uma realização artística única. A cidade é construída em 118 pequenas ilhas e parece flutuar nas águas da lagoa, compondo uma paisagem inesquecível cuja imponderável beleza inspirou Canaletto, Guardi, Turner, e muitos outros pintores. A lagoa de Veneza também tem uma das maiores concentrações de obras-primas do mundo: da Catedral de Torcello à igreja de Santa Maria della Salute. Os anos da extraordinária Idade de Ouro da República são representados por monumentos de incomparável beleza: San Marco, Palazzo Ducale , San Zanipolo, Scuola de San Marco, Frari e Scuola di San Rocco, San Giorgio Maggiore, etc
  • Critério (ii): A influência de Veneza sobre o desenvolvimento da arquitetura e das artes monumentais é considerável; primeiro através das fondachi ou estações comerciais da Serenissima, ao longo da costa da Dalmácia, na Ásia Menor e no Egito, nas ilhas do Mar Jônico, Peloponeso, Creta e Chipre, onde os monumentos foram construídos seguindo modelos venezianos. Mas quando começou a perder seu poder sobre os mares, Veneza exerceu sua influência de uma maneira muito diferente, graças a seus grandes pintores. Bellini e Giorgione, depois Tiziano, Tintoretto, Veronese e Tiepolo mudaram completamente a percepção de espaço, luz e cor, deixando assim uma marca decisiva no desenvolvimento da pintura e das artes decorativas em toda a Europa.
  • Critério (iii): Com o inusitado de ser um sítio arqueológico que ainda respira vida, Veneza dá testemunho em si mesma. Esta senhora dos mares é uma ligação entre o Oriente e o Ocidente, entre o Islã e o Cristianismo e vive através de milhares de monumentos e vestígios de um tempo passado.
  • Critério (iv): Veneza possui uma incomparável série de conjuntos arquitetônicos que ilustram o auge do esplendor da República. A partir de grandes monumentos como a Piazza San Marco e Piazzetta (a catedral, Palazzo Ducale, Marciana, Museo Correr Procuratie Vecchie), para as residências mais modestas nas calli e campi de suas seis quadras (Sestieri), incluindo os hospitais Scuole do século 13 e instituições de caridade ou cooperativas, Veneza apresenta uma tipologia completa da arquitetura medieval, cujo valor exemplar vai de mãos dadas com o caráter excepcional de um ambiente urbano que teve que se adaptar às exigências especiais do local.
  • Critério (v): Na área do Mediterrâneo, a lagoa de Veneza representa um excelente exemplo de um habitat semi-lacustre que se tornou vulnerável como resultado de mudanças naturais e climáticas irreversíveis. Neste ecossistema coerente, onde as prateleiras lamacentas (alternadamente acima e abaixo do nível da água) são tão importantes quanto as ilhas, as habitações, as aldeias de pescadores e os campos de arroz precisam ser protegidos, não menos do que os palácios e igrejas.
  • Critério (vi): Veneza simboliza a luta vitoriosa do povo contra os elementos que conseguiram dominar uma natureza hostil. A cidade também está direta e tangivelmente associada à história da humanidade. A "Rainha dos Mares", heroica empoleirada em suas minúsculas ilhas, estendeu seu horizonte muito além da lagoa, do Adriático e do Mediterrâneo. Foi de Veneza que Marco Polo (1254-1324) partiu em busca da China, Annam, Tonkin, Sumatra, Índia e Pérsia. Seu túmulo em San Lorenzo recorda o papel dos comerciantes venezianos na descoberta do mundo - depois dos árabes, mas muito antes dos portugueses.

Acqua Alta na Praça San Marco. Cortesia de We Are Here Venice. © Anna Zemella
Sobre este autor
Cita: Taylor-Foster, James. "Veneza não está afundando, está inundando - E é preciso aprender a nadar" [Venice Isn't Sinking, It's Flooding – And It Needs to Learn How to Swim] 26 Jan 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/804137/veneza-nao-esta-afundando-esta-inundando-e-e-preciso-aprender-a-nadar> ISSN 0719-8906

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