Clássicos da Arquitetura: Casa Koshino / Tadao Ando

Clássicos da Arquitetura: Casa Koshino / Tadao Ando

Clássicos da Arquitetura: Casa Koshino / Tadao Ando  - Imagem 2 de 13Clássicos da Arquitetura: Casa Koshino / Tadao Ando  - Imagem 3 de 13Clássicos da Arquitetura: Casa Koshino / Tadao Ando  - Imagem 4 de 13Clássicos da Arquitetura: Casa Koshino / Tadao Ando  - Imagem 5 de 13Clássicos da Arquitetura: Casa Koshino / Tadao Ando  - Mais Imagens+ 8

Ashiya-shi, Japão

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto de Tadao Ando para a casa Koshino destaca dois volumes de concreto paralelos e retangulares. As formas estão parcialmente enterradas no terreno inclinado de um parque nacional e são conformadas como uma adição compositiva à paisagem. Implantadas com cuidado para não perturbar as árvores pré-existentes no terreno, a estrutura responde ao ecossistema adjacente enquanto as formas de concreto abordam uma natureza mais usual através da manipulação lúdica da luz.

Clássicos da Arquitetura: Casa Koshino / Tadao Ando  - Imagem 10 de 13
Courtesy of Kazunori Fujimoto

O volume norte, de dois pavimentos, consiste de uma sala de estar de pé-direito duplo, uma cozinha e uma sala de jantar no primeiro andar com o dormitório principal e um escritório no segundo piso. O volume sul é composto por seis dormitórios de crianças organizados de forma linear, um banheiro e um átrio. A conexão entre os dois espaços é feita por um túnel sob as escadas externas do pátio.

Clássicos da Arquitetura: Casa Koshino / Tadao Ando  - Imagem 7 de 13
Courtesy of Kazunori Fujimoto

Ando usou o espaço dentro dos dois prismas retangulares como forma de expressar a natureza fundamental do terreno. Este espaço revela um pátio que fica e rodeia os contornos da topografia natural.

Clássicos da Arquitetura: Casa Koshino / Tadao Ando  - Imagem 9 de 13
Courtesy of Kazunori Fujimoto

Uma escada ampla segue o terreno inclinado no espaço exterior fechado e permite que a luz penetre através das copas das árvores ao pátio afundado. Este espaço autônomo representa uma dobra na natureza, condicionada pelas estruturas e tornou-se sintetizada.

Clássicos da Arquitetura: Casa Koshino / Tadao Ando  - Imagem 12 de 13
Courtesy of Kazunori Fujimoto

Aberturas estreitas foram perfuradas pelas fachadas adjacentes à escadaria exterior e manipulam complexos cruzamentos de luz natural e de sombras nos espaços interiores. Esses padrões fornecem os únicos ornamentos aos quartos simples. Outras ranhuras são cortadas em vários planos dos dois módulos para produzir o mesmo efeito de complexidade em toda a casa.

Clássicos da Arquitetura: Casa Koshino / Tadao Ando  - Imagem 13 de 13
Fachada

Quatro anos após a construção original, Ando projetou uma nova adição ao projeto. Inserido ao norte das estruturas existentes, o novo espaço em forma de caverna repousa na parte ascendente do terreno. Ele apresenta uma curva arrojada em contradição com a organização retilínea, iniciando um ritmo completamente novo.

Clássicos da Arquitetura: Casa Koshino / Tadao Ando  - Imagem 6 de 13
Courtesy of Kazunori Fujimoto

Separado do desenho do pátio original, o espaço entre a adição e a massa original permite que a natureza remova as formas entre eles. Um pedaço de grama tece o seu caminho entre as estruturas de concreto, enquanto a parede curva se estende desde o edifício para definir o espaço exterior. Semelhante às outras caixas, é removida uma fatia do plano do teto ao longo da parede curva para adicionar complexidade e ornamentação para o interior; Entretanto, os padrões curvados da luz diferem extremamente dos padrões lineares no edifício anterior.

Clássicos da Arquitetura: Casa Koshino / Tadao Ando  - Imagem 5 de 13
Courtesy of Kazunori Fujimoto

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: Metcalf, Taylor. "Clássicos da Arquitetura: Casa Koshino / Tadao Ando " [AD Classics: Koshino House / Tadao Ando Architect & Associates] 25 Jan 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/804046/classicos-da-arquitetura-casa-koshino-tadao-ando> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.