Após apagar grafites na 23 de Maio, nova gestão de SP acha a avenida "muito cinza" e propõe refazer murais

Após mandar apagar diversos murais de grafite, o novo secretário de Cultura de São Paulo, André Sturm, afirmou esta semana que a Avenida 23 de Maio, um dos principais corredores norte-sul da cidade, pode voltar a ficar colorida ainda no primeiro semestre deste ano. A Prefeitura estuda para a via um Festival do Grafite, com artistas selecionados e materiais fornecidos pela gestão.

Sobre o cinza que encobriu a Avenida 23 de Maio, Sturm afirmou que a Prefeitura terminará de remover, nos próximos dias, todos os murais que não estiverem em bom estado de conservação. Somente oito deles serão mantidos, porém, o secretário não indicou quais.

De acordo com o secretário, foram pintados de cinza os grafites que estavam pichados por cima do desenho, com cores esmaecidas e danificados pela poluição (ou seja, qualquer coisa exposta ao ambiente urbano). Segundo ele, “a arte urbana tem como pressuposto ser efêmera, em qualquer lugar do mundo. A pessoa, quando faz grafite, sabe que aquilo pode apagar, pode ser manchado. Aquilo não vai ficar lá para sempre. Grafites não têm essa natureza”, disse.

Segundo Sturm, a via é uma das possibilidades para receber o evento “em função do ruído” causado pela remoção dos grafites e das pichações, intensificada nos últimos dias. “Ficou muito cinza e há uma vontade de fazer”, afirmou Sturm. Desde 2015, era um museu a céu aberto, com mais de 70 murais. 

Até o fim deste mês, a Prefeitura vai escolher uma via da cidade para a realização do festival de grafite. Outras ruas também estão sendo analisadas e, após selecionado o local, serão abertas inscrições para artistas.

A limpeza dos muros, uma ação do programa Cidade Linda, foi duramente (e justamente!) criticada nas redes sociais e meios de comunicação na semana passada. Talvez, após se dar conta que "muito cinza" é como fica uma parede após ser pintada de cinza, a proposta da nova gestão traga de volta um pouco de cor para esta cidade que não precisa ser cinza e que completa hoje 463 anos de fundação.

Fonte: Exame

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Após apagar grafites na 23 de Maio, nova gestão de SP acha a avenida "muito cinza" e propõe refazer murais" 25 Jan 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/804043/apos-apagar-grafites-na-23-de-maio-nova-gestao-de-sp-acha-a-avenida-muito-cinza-e-propoe-refazer-murais> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.