O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Após apagar grafites na 23 de Maio, nova gestão de SP acha a avenida "muito cinza" e propõe refazer murais

Após apagar grafites na 23 de Maio, nova gestão de SP acha a avenida "muito cinza" e propõe refazer murais

Após apagar grafites na 23 de Maio, nova gestão de SP acha a avenida "muito cinza" e propõe refazer murais
Após apagar grafites na 23 de Maio, nova gestão de SP acha a avenida "muito cinza" e propõe refazer murais, Avenida 23 de Maio, cinza demais.. Image © Gabriel Tavares, via Flickr. Licença CC BY-NC-ND 2.0
Avenida 23 de Maio, cinza demais.. Image © Gabriel Tavares, via Flickr. Licença CC BY-NC-ND 2.0

Após mandar apagar diversos murais de grafite, o novo secretário de Cultura de São Paulo, André Sturm, afirmou esta semana que a Avenida 23 de Maio, um dos principais corredores norte-sul da cidade, pode voltar a ficar colorida ainda no primeiro semestre deste ano. A Prefeitura estuda para a via um Festival do Grafite, com artistas selecionados e materiais fornecidos pela gestão.

Sobre o cinza que encobriu a Avenida 23 de Maio, Sturm afirmou que a Prefeitura terminará de remover, nos próximos dias, todos os murais que não estiverem em bom estado de conservação. Somente oito deles serão mantidos, porém, o secretário não indicou quais.

De acordo com o secretário, foram pintados de cinza os grafites que estavam pichados por cima do desenho, com cores esmaecidas e danificados pela poluição (ou seja, qualquer coisa exposta ao ambiente urbano). Segundo ele, “a arte urbana tem como pressuposto ser efêmera, em qualquer lugar do mundo. A pessoa, quando faz grafite, sabe que aquilo pode apagar, pode ser manchado. Aquilo não vai ficar lá para sempre. Grafites não têm essa natureza”, disse.

Segundo Sturm, a via é uma das possibilidades para receber o evento “em função do ruído” causado pela remoção dos grafites e das pichações, intensificada nos últimos dias. “Ficou muito cinza e há uma vontade de fazer”, afirmou Sturm. Desde 2015, era um museu a céu aberto, com mais de 70 murais. 

Até o fim deste mês, a Prefeitura vai escolher uma via da cidade para a realização do festival de grafite. Outras ruas também estão sendo analisadas e, após selecionado o local, serão abertas inscrições para artistas.

A limpeza dos muros, uma ação do programa Cidade Linda, foi duramente (e justamente!) criticada nas redes sociais e meios de comunicação na semana passada. Talvez, após se dar conta que "muito cinza" é como fica uma parede após ser pintada de cinza, a proposta da nova gestão traga de volta um pouco de cor para esta cidade que não precisa ser cinza e que completa hoje 463 anos de fundação.

Fonte: Exame

Sobre este autor
Romullo Baratto
Autor
Cita: Romullo Baratto. "Após apagar grafites na 23 de Maio, nova gestão de SP acha a avenida "muito cinza" e propõe refazer murais" 25 Jan 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/804043/apos-apagar-grafites-na-23-de-maio-nova-gestao-de-sp-acha-a-avenida-muito-cinza-e-propoe-refazer-murais> ISSN 0719-8906
Ler comentários