EID vence concurso para empreendimento de uso misto em Chongqing

O escritório chinês EID Architecture foi escolhido como vencedor de um concurso de projeto para um empreendimento de uso misto, intitulado Longfor Phase IV, em Chongqing, China. Projetado como uma exploração do urbanismo vertical em um escopo de alta densidade, o projeto é composto de uma "torre única e de um embasamento integrado como um volume composto de caixas empilhadas."

EID vence concurso para empreendimento de uso misto em Chongqing  - Mais Imagens+ 8

Cortesia de EID Architecture

A 150 metros de altura, o edifício oferecerá espaços de escritórios em seus níveis superiores, e comércios em seus níveis mais baixos.

Um "vazio urbano" é criado no centro do projeto, onde nos níveis inferiores, um espaço aberto atua como um "núcleo gravitacional", em torno do qual o restante do edifício se organiza, "estimulando o movimento e a atividade através do espaço vertical que energiza e define os componentes programáticos associados e oferece uma conexão visual e espacial ao terreno exterior de vários níveis ao nível do solo ".

Cortesia de EID Architecture

O projeto inspira-se no campo próximo -com suas formações cársticas naturais-, bem como no entorno urbano, onde as habitações vernáculas descem em declives íngremes no tecido da cidade.

Cortesia de EID Architecture

"O resultado é um projeto que é ao mesmo tempo contextual e icônico, contextualmente integrado e único em aparência, o que permite uma porosidade visual e espacial e uma conectividade em todos os níveis com uma composição naturalmente equilibrada de caixas empilhadas com um componente de torre, criando um projeto de monumentalidade discreta e uma composição harmônica contextualmente responsiva", disseram os arquitetos em um comunicado de imprensa.

Cortesia de EID Architecture
Cortesia de EID Architecture

Para conectar os lados leste e oeste, o projeto contará com uma grande escada em terraços, que também criará entradas no térreo em vários níveis.

Além disso, o edifício incluirá terraços ajardinados e uma parede verde no interior  do seu átrio, em um esforço para conectar o espaço com o ambiente natural ao redor dele.

Cortesia de EID Architecture
Cortesia de EID Architecture

Longfor Phase IV está atualmente encabeçando a fase de projeto esquemático, e prevê-se sua conclusão para 2019.

O projeto foi recentemente agraciado com um prêmio de mérito AIA HK para projetos não construídos.

Notícia via EID Architecture.

Cortesia de EID Architecture

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Santos, Sabrina. "EID vence concurso para empreendimento de uso misto em Chongqing " [EID Wins Competition for Stacked Block Mixed-Use Development in Chongqing ] 21 Jan 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/803790/eid-vence-concurso-para-empreendimento-de-uso-misto-em-chongqing> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.