O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Publicações
  3. Atlas da Arquitetura Europeia Contemporânea: 2881 obras reunidas pela Fundação Mies van der Rohe

Atlas da Arquitetura Europeia Contemporânea: 2881 obras reunidas pela Fundação Mies van der Rohe

  • 14:00 - 14 Janeiro, 2017
  • por
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Atlas da Arquitetura Europeia Contemporânea: 2881 obras reunidas pela Fundação Mies van der Rohe

O ATLAS da Arquitetura Europeia Contemporânea reúne pela primeira vez todos os projetos nominados ao Prêmio de Arquitetura Contemporânea da União Europeia - Prêmio Mies van der Rohe, desde sua primeira edição em 1988 até a décima quarta, em 2015.

2881 projetos que contam uma viagem através da multiplicidade e variedade de arquiteturas que configuraram o território europeu durante os últimos 30 anos.

© Adrian Pedrazas
© Adrian Pedrazas

Esta publicação é o último projeto editorial da Fundação Mies van der Rohe e combina ensaios, fotos, desenhos, gráficos, histórias e mais histórias através dos quais se pode obter uma visão crítica do panorama arquitetônico europeu, seguindo a própria configuração da União Europeia através das mudanças e desafios que foram enfrentadas em um mundo globalizado.

Hoje, passados 30 anos da primeira edição do Prêmio, o tempo e a quantidade de obras indicadas permitem observar e analisar este conjunto de imagens no grande ATLAS da arquitetura europeia contemporânea. Como resultado deste processo, pessoas envolvidas durante muitos anos no Prêmio foram convidadas a escrever suas reflexões. Diane Gray e Dietmar Steiner explicam a história do Prêmio e sua evolução a partir do seu compromisso direto. "As pessoas precisam saber que as ideias [por trás de cada obra de arquitetura] facilitam e enriquecem seu dia a dia", afirma Diane Gray, coordenadora do Prêmio de Arquitetura Contemporânea Europeia - Prêmio Mies van der Rohe de 1988 a 2013.

© Adrian Pedrazas
© Adrian Pedrazas

A configuração urbana a partir do espaço público é analisada pelo crítico de arquitetura Hans Ibelings. Os arquitetos Zaida Muxí e Josep Maria Montaner contribuíram ao ATLAS com um artigo sobre moradias coletivas. "Surpreende que nestas 14 edições foram indicadas 418 moradias unifamiliares frente aos 251 exemplos de moradias coletivas" destacam os arquitetos. Por outro lado, o doutor em geografia Francesc Muñoz aplica no seu texto uma visão territorial que leva em conta as mudanças políticas, sociais e geográficas europeias. 

© Adrian Pedrazas
© Adrian Pedrazas

O ATLAS da Arquitetura Europeia Contemporânea é um projeto realizado graças ao entusiasmo e paixão de centenas de profissionais da arquitetura e da crítica, políticos, clientes e cidadãos que conjuntamente colaboram para a melhoria das condições de vida na Europa.

© Adrian Pedrazas
© Adrian Pedrazas

Ivan Blasi, coordenador do Prêmio de Arquitetura Contemporânea da União Europeia - Prêmio Mies van der Rohe, comenta:

É difícil não relembrar a emoção do prefeito de Szczecin e sua equipe ao receber como representantes da cidade o Prêmio 2015 ou a proprietária da Casa Luz ao ver a sua contribuição para uma pequena cidade que estava recuperando sua população.

© Adrian Pedrazas
© Adrian Pedrazas

O ATLAS da Arquitetura Europiea Contemporânea já está disponível para compra no shopmies.com

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Piedad Rojas
Autor
Cita: Rojas, Piedad. "Atlas da Arquitetura Europeia Contemporânea: 2881 obras reunidas pela Fundação Mies van der Rohe" [Fundación Mies van der Rohe reúne 2881 obras en el Atlas de Arquitectura Europea Contemporánea] 14 Jan 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/803096/atlas-da-arquitetura-europeia-contemporanea-2881-obras-reunidas-pela-fundacao-mies-van-der-rohe> ISSN 0719-8906