O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. A natureza fazendo arquitetura: as construções do João-de-barro

A natureza fazendo arquitetura: as construções do João-de-barro

A natureza fazendo arquitetura: as construções do João-de-barro
© J. Simón Tagtachian
© J. Simón Tagtachian

Acaba a temporada de chuvas e o pássaro João-de-barro (o 'construtor') se prepara para construir seu ninho: a água molhou a terra criando material para começar o seu trabalho. Barro, palha, raízes e outros galhos são unidos até formar uma massa argilosa que é esculpida pelo João-de-baro e sua parceira gerando uma espécie de forno espesso onde, muito em breve, a fêmea colocará seus ovos. A estrutura construída - em poucas semanas - é tão sólida depois de secar e endurecer que pode suportar climas adversos e permanecer em um bom estado durante anos, transformando-se em sua casa por várias estações. 

Este pássaro atua como o melhor dos arquitetos, respondendo a uma necessidade específica para construir uma estrutura pequena, firme e duradoura, que utiliza os materiais que estão a sua disposição cumprindo sua função com perfeição... inclusive permitindo que seja usada posteriormente por outros animais.

Isso não seria arquitetura sustentável? A natureza faz arquitetura e parece ter muito a ensinar (ou lembrar).

Imagens e um vídeo do processo construtivo, a seguir.

© Via Aves Pampa © Daniel Carbajal / Via Barros y Ganas © Via Aves de Uruguay © Via Naturaleza y Cultura Argentina + 8

O ninho é erguido pelo casal de pássaros que procura galhos grossos e outros suportes firmes para começar a unir os materiais. A massa é formada no mesmo 'terreno' para logo construir uma base que definirá a orientação da estrutura.

© Nick Athanas
© Nick Athanas

A partir desta base ergue-se a camada exterior em semicírculo, conformando uma abóboda com abertura lateral. Esta porta é fechada para terminar de formar a camada interior que depois será estofada pelo casal com penas e folhas. As paredes interiores são alisadas com o pico e outros galhos, aproveitando que o barro ainda está úmido. 

© Daniel Carbajal / Via Barros y Ganas
© Daniel Carbajal / Via Barros y Ganas

Por fim, o interior é dividido por uma parede secundária que define um lugar onde a fêmea colocará seus ovos (3 a 6 unidades) na sua parte mais profunda e reservada. A estrutura é finalizada em um prazo de 6 a 8 dias em condições favoráveis, mas pode estender-se por mais semanas.

© Via Aves de Uruguay
© Via Aves de Uruguay

O ninho finalizado pesa de 4 a 5 quilos e pode suportar ate 100 quilos, além de chuva, vento forte ou calor do sol. Ao construir ninhos todos os anos - muitas vezes uns sobre os outros - eles se assemelham a edifícios de apartamentos, que depois de serem abandonados são ocupados por outras espécies de pássaros ou mamíferos. 

O pássaro João-de-barro é típico da América do Sul e Caribe, com espécies sendo encontradas na Argentina, Bolívia, Brasil, Equador, Paraguai, Uruguai e República Dominicana. 

Corte
Corte

Fotografias por Aves Pampa / Barro y Ganas / Aves de Uruguay / J. Simón Tagtachian / Naturaleza y Cultura Argentina

Ver a galeria completa

Sobre este autor
José Tomás Franco
Autor

Veja mais:

Notícias Artigos
Cita: Franco, José Tomás. "A natureza fazendo arquitetura: as construções do João-de-barro" [La naturaleza haciendo arquitectura: las construcciones del pájaro Hornero] 20 Jan 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/803095/a-natureza-fazendo-arquitetura-as-construcoes-do-joao-de-barro> ISSN 0719-8906