2º Lugar no concurso CODHAB-DF para edifícios de uso misto em Santa Maria/DF

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (CODHAB/DF) divulgou recentemente o resultado do Concurso Nacional de Projetos de Arquitetura e Complementares para Edifício de Uso Misto em Santa Maria. O Concurso consistia no desenvolvimento do projeto de Edifícios de Uso Misto para 02 lotes em Santa Maria, totalizando uma área de 1.200 m² de terreno.

Veja, a seguir, a proposta que recebeu o segundo prêmio, desenvolvida pelo Hiperstudio.

A busca pela urbanidade

Nas premissas deste projeto há a convicção de que o ato de projetar não opera somente entre as questões funcionais e estéticas, mas também procura traduzir significado social e ambiental na forma construída, demandando uma abordagem sensível e humana.

2º Lugar no concurso CODHAB-DF para edifícios de uso misto em Santa Maria/DF - Janela
© Hiperstudio

Quando refletimos sobre o tema da habitação social, naturalmente evoca-se uma discussão sobre conceitos de densidade e ocupação compacta. Uma interpretação consciente acerca do conceito de densidade ideal nos leva a crer que ela precisa ser atingida pela simples redução dos espaços vazios, nem pelo encaixe imponderado e verticalizado do máximo de unidades. São os vazios que dão significado aos volumes edificados.

A presente proposta procura explorar a questão da densidade de maneira a transcender essa condição, resgatando a dimensão humana intrínseca à questão habitacional, focando nos valores qualitativos dessa ocupação e sua viabilidade econômica.

2º Lugar no concurso CODHAB-DF para edifícios de uso misto em Santa Maria/DF - Fachada, Corrimão, Janela
© Hiperstudio

Diante da solicitação do edital para projetar em dois lotes, entendemos que a escala do objeto deve ser transcendida para desenharmos uma parcela da cidade. No partido urbanístico deste projeto estão reunidos paradigmas de como imaginamos que deva ser uma cidade contemporânea: compacta, inclusiva e humana.

Elegemos o térreo urbano como protagonista dessa equação para gerar uma dinâmica voltada para o convívio, priorizando sempre a sua permeabilidade pedonal. Foi proposta uma quadra aberta no nível do térreo para contemplar o uso comercial do conjunto, criando um eixo central para pedestres e bicicletas que transpõe a quadra e interliga as duas vias principais. Essa generosidade urbana pretende resgatar o significado da rua para as pessoas, entidade máxima nas relações sociais e de convivência urbana. A partir desse passeio central é que se dão os acessos sociais às edificações de cada lote, criando-se assim uma oportunidade para o regaste das relações de vizinhança, para o encontro e convívio social entre moradores.

2º Lugar no concurso CODHAB-DF para edifícios de uso misto em Santa Maria/DF - Fachada
© Hiperstudio

Dessa maneira contemplamos todos os elementos necessários para promover a Urbanidade: os espaços públicos dentro da quadra mantêm uma relação simbiótica com o uso misto das edificações privadas, além da conectividade urbana na escala do pedestre.

Ao invés da verticalização exacerbada que demanda um excesso de subsolos para garagem, foi proposto um modelo de adensamento controlado e comprometido com a viabilização econômica, gerando uma tipologia compacta que dispensa a construção de elevadores (Térreo + 3 pav.) e se limita a apenas um único nível de garagem. 

  • Arquitetos

  • Equipe de Projeto

    Marques; Ricardo Gonçalves; Marcus Rosa
  • Área

    3500.0 m2
  • Ano do projeto

    2016
  • Fotografias

    Hiperstudio

1º Lugar no concurso CODHAB-DF para edifícios de uso misto em Santa Maria/DF

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: Eduardo Souza. "2º Lugar no concurso CODHAB-DF para edifícios de uso misto em Santa Maria/DF" 29 Dez 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/802388/2o-lugar-no-concurso-codhab-df-para-edificios-de-uso-misto-em-santa-maria-df> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.