Clássicos da Arquitetura: Bonnefantenmuseum / Aldo Rossi

Situado em um antigo bairro industrial da cidade holandesa de Maastricht, o Bonnefantenmuseum, com sua planta em forma de 'E' e suas torres abobadadas, é um dos ícones proeminentes ao longo do rio Meuse que corre ao redor do centro da cidade. A rica história cultural da Europa foi o ímpeto chave para o projeto do arquiteto Aldo Rossi, que empregou diversos gestos arquitetônicos históricos para inserir o Bonnefantenmuseum dentro de um cânone europeu colapsado.

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Cortesia de Flickr user l a b e t e

Maastricht, capital da província holandesa de Limburg, tem uma história que remonta ao Império Romano. Foi nesta cidade que entrou em vigor em 1993 o Tratado de Maastricht, que inaugurou a União Europeia tal como a conhecemos. Por mais de um século, o Bonnefantenmuseum serviu como principal museu de Limburg para a arqueologia e as belas artes [1]. A coleção foi originalmente abrigada no Bonnefantenklooster, um mosteiro no centro de Maastricht, de onde o museu derivou seu nome. [2]

No início da década de 90, a província de Limburg comprometeu 40 milhões de euros para construir um novo edifício em Céramique - um antigo pólo industrial diretamente do outro lado do rio Maas, a partir do centro histórico de Maastricht. O arquiteto italiano Aldo Rossi foi encarregado para o projeto, já que o diretor do museu, Alexander Van Grevenstein, acreditava que ele "combinava uma grande inventividade expressiva com uma linguagem visual reservada" [3]. O projeto tinha um esboço claro e enganosamente tradicional: uma série de galerias iluminadas de cima e dos lados, organizados em alas e em torno de uma escada central. [3]

© James Taylor-Foster
Cortesia de Wikimedia user Kleon3

A proposta volumétrica de Rossi era essencialmente tripartite, compreendendo um edifício principal, um corpo cilíndrico com uma abóbada, e um belvedere para permitir que os visitantes pudessem absorver as vistas da cidade. [4] O edifício principal apresenta-se na forma de um grande e simétrico "E", cujos braços faceiam a margem do rio. A parte central apóia a torre abobadada, característica mais proeminente da fachada do museu desde a orla. O edifício principal é construído a partir de materiais tradicionais - tijolos, pedra e madeira. O peso desses materiais, no entanto, desmente a permeabilidade das paredes, que são projetadas para admitir luz do dia suficiente para produzir naturalmente brilho dentro dos espaços da galeria. [5]

© James Taylor-Foster

A luz natural era chave para o controle de Rossi sobre a experiência dos visitantes do museu. Sua frente e lados são fechados enquanto as paredes da ala central, que formam o eixo principal do museu, são abertas. As aberturas pontuadas nas fachadas de tijolo do edifício interagem com as obras de arte e as vias de circulação, transformando uma visita ao museu em um "promenade architecturale". A longa escadaria central, enquanto isso, é banhada pela luz solar de um teto totalmente envidraçado, criando o sentido de uma rua coberta, e não um espaço interno. [6]

Esta escadaria é, talvez o gesto arquitetônico mais simbólico de Rossi. É, de acordo com sua própria descrição, "conectada ao mundo" - traçando um paralelo entre as nações marítimas da Holanda e Portugal. Parafraseando o poeta português que inspirou Rossi, os Países Baixos podiam ser vistos como o país onde a terra termina e o mar começa. [7]

Montagnes de Liege. Usado sob licença Creative Commons. ImageCourtesy of Flickr user Stephane Mignon

Curiosamente, e apesar da ligação declarada de Rossi com Portugal, a inspiração para a escada vem, na verdade, de um exemplo belga: a Montagne de Bueren em Liège. [8] A escada exterior de 374 degraus forma um paralelo visual claro com as escadas centrais do Bonnefantenmuseum, embora construído de pedra em vez da madeira de lei polida do museu.

© James Taylor-Foster

Enquanto a escada central é a característica mais definida do interior, o exterior é visualmente dominado por uma torre cilíndrica abobadada. Embora não seja separado do museu propriamente dito, é separado visualmente: sua cúpula circular, revestida de zinco brilhante, se destaca contra o tijolo retilíneo do volume principal do museu. [10] Tal como com a escada, a cúpula foi especificamente concebida por Rossi para referenciar o canône clássico arquitetônico europeu. Ele escolheu especificamente referir-se à obra de Alessandro Antonelli, um arquiteto turinês cuja esbelta cúpula classicista sobre a Basílica de San Gaudenzio serviu provavelmente como uma inspiração para sua contraparte de proporções similares sobre o Bonnefantenmuseum. [11,12]

Basilica of San Gaudenzio. Wikimedia user Marco del Torchio

As referências aos exemplos classicistas estavam inteiramente dentro das características de Aldo Rossi. Ele contestava a noção modernista de que todas as formas históricas e estéticas deveriam ser abandonadas; Em vez disso, argumentou, a arquitetura deveria respeitar e conectar-se ao seu contexto urbano, preservando o tecido da cidade em vez de submetê-la a arquiteturas non sequiturs. Na visão de Rossi, certas formas e ideias permaneceram essencialmente consistentes na história da arquitetura. Desta forma, seus próprios desenhos eram manifestações físicas de sua interpretação da arquitetura. Ainda que seu projeto para o Bonnefantenmuseum, com suas fachadas austeras de tijolo e sua abóbada de metal contrastante, funde-se com o tecido urbano de Maastricht é, em última instância, algo a debater. [13]

© James Taylor-Foster
© James Taylor-Foster

O novo Bonnefantenmuseum abriu suas portas ao público em 9 de março de 1995. Mais de 175.000 pessoas visitariam o museu até o final daquele ano; Um total de cinquenta mil visitaram-no nas primeiras seis semanas da abertura do novo museu, ultrapassando o número de visitantes durante a totalidade do ano passado na antiga localização. Uma pesquisa realizada em 1997 indicou que 73% dos visitantes apreciaram especificamente a arquitetura do novo edifício - uma porcentagem maior de visitantes estava satisfeita com as próprias coleções de arte. [14]

Embora Aldo Rossi tenha falecido apenas dois anos após o Bonnefantenmuseum abrir oficialmente as suas portas, sua criação continua a ser um marco em Maastricht. Suas próprias palavras, escritas durante a fase de projeto, podem agora ser lidas como uma retrospectiva sobre a criação do museu: "Mas agora, como se estivéssemos no belvedere, podemos ver o museu como um todo, talvez um todo perdido que só reconhecemos graças aos fragmentos de nossas vidas, que são também fragmentos de arte e Europa dos tempos passados". [15]

© James Taylor-Foster
© James Taylor-Foster

Referências

[1] Richards, Greg. Cultural Attractions and European Tourism. New York: CABI Pub., 2001. p94.
[2] "Bonnefantenmuseum." Steden. Acesso em 4 de Abril de 2016. [link]
[3] "The Building." Bonnefantenmuseum Maastricht. Acesso em 5 de Abril de 2016. http://www.bonnefanten.nl/en/about_us/building_en_architect.
[4] Rossi, Aldo. "Verlust der Mitte." Bonnefantenmuseum Maastricht. Accessed April 5, 2016. [link]
[5] Richards, p96.
[6] “The Building.”
[7] Rossi, “Verlust der Mitte.”
[8] “Bonnefantenmuseum.”
[9] "Stairs of Bueren." Steden. Acesso em 4 de Abril de 2016. [link]
[10] “The Building.”
[11] Rossi, “Verlust der Mitte.”
[12] Bordino, Franco et al. Alla Scoperta Del Neoclassico Attraverso Le Opere Di Alessandro Antonelli. Turin: Agenzia di Accoglienza Turistica della Provincia di Novara, 2008.
[13] Zukowsky, John. "Aldo Rossi." Encyclopedia Britannica. Acesso em 5 de Abril de 2016. http://www.britannica.com/biography/Aldo-Rossi.
[14] Richards, p98-100.
[15] Rossi, “Verlust der Mitte.”

Maastricht, Países Baixos

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Localização do Projeto

Endereço:Maastricht, Bonnefantenmuseum, 6221 Maastricht, Holanda

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Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Fiederer, Luke. "Clássicos da Arquitetura: Bonnefantenmuseum / Aldo Rossi" [AD Classics: Bonnefantenmuseum / Aldo Rossi] 21 Dez 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/801810/classicos-da-arquitetura-bonnefantenmuseum-aldo-rossi> ISSN 0719-8906

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