12 Aplicativos para arquitetos na construção civil

12 Aplicativos para arquitetos na construção civil

Apresentamos aqui uma série de aplicativos que podem ajudar arquitetas e arquitetos no desenvolvimento e gestão de obras. De ferramentas digitais de mediação a softwares para criar relatórios instantâneos, esperamos que esta lista de apps voltados para a construção lhe ajude em suas tarefas diárias.

#12 Angle Meter PRO (iOS/Android)

Angle Meter PRO, vía iTunes

Fazer levantamentos de informações pode ser muito fácil na obra e sem necessitar levar todo um conjunto de ferramentas físicas. Angle Meter PRO é uma ferramenta digital que te permite medir ângulos ou inclinações na obra com alto grau de precisão, em diferentes modos de aplicação ou desde a câmera do seu celular/tablet.

#11 Fast Concrete Pad Calculator (iOS)

Fast Concrete Pad Calculator, vía iTunes

Este aplicativo calcula as quantidades necessárias de concreto e aço para qualquer projeto feito com tais materiais. Ele também calcula o custo e desperdício do material e permite aos usuários enviar instantaneamente as estimativas por e-mail aos membros de sua equipe e clientes. 

#10 Project Planning Pro (iOS - iPhone & Mac/Android/Windows)

Project Planning Pro, vía Project Planning Pro

Com a versão 2.0 do Project Planning Pro, a gestão de projetos em obra pode ser bastante simples e efetiva para o trabalho entre membros da equipe. Esta ferramenta é ideal para criar planejamentos instantâneos de projetos, introduzindo tarefas, duração e datas de início ou para importar arquivos existentes do Microsoft Project, editá-los e atualizá-los. Confira este blog, que conta com interessantes artigos relacionados a administração de projetos.

#9 Site Audit Pro (iOS/Android)

Site Audit Pro é um aplicativo de produtividade desenhado para fazer inspeções, auditorias ou relatórios e gestioná-los diretamente de qualquer lugar. Através dele é possível capturar fotografias ou carregar imagens existentes, agregar anotações ou comentários e compartilhar os relatórios via e-mail, dropbox ou google drive.

#8 iHandy Level Free (iOS/Android)

iHandy Level Free, vía iTunes

Uma ferramenta digital gratuita que permite conferir o nível das superfícies utilizando somente o celular graças ao acelerômetro incorporado. Este nivelador de bolso conta com uma interface tradicional e é também uma tela digital do ângulo atual medido em graus desde a horizontal.

#7 ArchiReport 5 (iOS)

ArchiReport 5, vía ArchiReport

Você pode economizar 30 a 45 minutos em cada relatório de visita à obra com o ArchiReport, um software completo para o acompanhamento de obras que gera automaticamente relatórios detalhados com fotos, desenhos, planos e anotações.

#6 My Measures (iOS/Android)

My Measures, vía iTunes

Este aplicativo gratuito permite armazenar e compartilhar dimensões de objetos e espaços. É necessário somente tirar uma fotografia do objeto ou do espaço e adicionar suas dimensões com flechas, ângulos e comentários para que tudo se torne facilmente compreensível. 

#5 BIMx (iOS/Android)

BIMx, vía iTunes

BIMx, a ferramenta de comunicação BIM móvel GRAPHISOFT conta com o 'Hyper-modelo BIMx', uma tecnologia única para navegar pelas plantas e modelos de construção 3D de forma integrada visualizando a informação dos componentes de construção.

#4 Autodesk BIM 360 Docs (iOS/Android)

Autodesk BIM 360 Docs, vía iTunes

Um dos aplicativos gratuitos da Autodesk para a administração de uma construção é o BIM 360 Docs, que permite publicar, gestionar e revisar todos os documentos, plantas e modelos 3D do projeto na nuvem.

#3 Construction Manager App (iOS/Android)

Construction Manager App, vía SnappiiM

Construction Manager foi desenhado para editar, salvar e compartilhar um fluxo regular e preciso de informação e através dos diferentes formulários - registros de manutenção, relatórios diários, estimativas de projeto e organização de tarefas - poderá registar e acompanhar todos os processos e acontecimentos importantes da construção diariamente.

#2 Builder's Helper - Advanced Construction Calculator (iOS)

Builder's Helper - Advanced Construction Calculator, vía iTunes

Esta calculadora digital pode ser utilizada tanto para cálculos normais, como unitários, para uma variedade de projetos construtivos, incluindo vigas, colunas, escadas, painéis de gesso, pintura, deck, sistemas de cobertura e pisos. Além disso, não somente permite um acompanhamento das informações importantes do projeto como também pode armazenar os documentos de um projeto (como orçamentos, contratos e plantas) e imagens (seja anexando imagens da biblioteca ou criando novas).

#1 Plan Grid (iOS/Android)

Plan Grid é um aplicativo bastante intuitivo com o qual é possível compartilhar plantas, anotações, fotos e relatórios instantaneamente com toda sua equipe; de grande ajuda para acompanhar os relatórios, examinar progressos e gestionar os problemas na obra.

BONUS: Morpholio Trace (iOS)

Morpholio Trace

Os aplicativos apresentados anteriormente são de grande utilidade para o dia a dia da construção, mas o amor pelos croquis feitos à mão nunca morre e graça a Trace é possível desenhar e anotar a qualquer momento, inclusive na obra. Este aplicativo da Morpholio App combina a beleza e a velocidade de desenhar com a inteligência e precisão do CAD.

Publicado originalmente em 17 de janeiro de 2017 e editado em 30 de agosto de 2019. 

Sobre este autor
Cita: Cruz, Daniela. "12 Aplicativos para arquitetos na construção civil" 01 Set 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/801781/12-aplicativos-uteis-para-arquitetos-na-construcao-civil> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.