Proposta para uma nova "Cidade de Fronteira" entre EUA e México estréia na Bienal de Design de Londres

Um dos debates mais públicos e politicamente relevantes sobre as fronteiras espaciais, é a dos Estados Unidos e o México, foi sondado em um projeto que foi exposto na Bienal de Design de Londres. Dirigido por Fernando Romero e sua equipe, chamada fr*ee, a "Border City" propõe a ideia de uma cidade binacional na fronteira, um lugar onde as culturas "se chocam e misturam-se para criar algo completamente único".

Os estados ao longo da fronteira destes dois países têm agora uma população de mais de 100 milhões de pessoas - o suficiente para facilitar a introdução de uma nova cidade. fr*ee explicou: "Border City é o primeiro masterplan integrado para uma cidade binacional conducente a ambos os lados da fronteira, empregando ferramentas de empreendimento como zonas econômicas especiais para defender sua viabilidade". O masterplan é desenrolado em detalhe na Bienal de Design de Londres, como visto no vídeo abaixo.

Proposta para uma nova "Cidade de Fronteira" entre EUA e México estréia na Bienal de Design de Londres - Imagem 4 de 10
Cortesia de fr*ee

A proposição decorreu de discussões contemporâneas sobre questões de imigração, controle de fronteiras e livre comércio, e as formas inflamatórias em que as pessoas sentem os problemas sem vislumbrarem soluções viáveis. O conceito está enraizado na longa história de lugares onde as fronteiras se encontram, lugares como Hong Kong, Andorra, Baarle Hertog / Baarle Nassau e Stanstead / Derby Line.

Proposta para uma nova "Cidade de Fronteira" entre EUA e México estréia na Bienal de Design de Londres - Imagem 8 de 10
Cortesia de fr*ee

fr*ee explicou em um comunicado à imprensa: Sustentabilidade econômica, social, cultural e ambiental são ativos urbanos e princípios organizadores para a proposta. "Situações de fronteira" desafiantes são prováveis que se multipliquem em todo o mundo à medida que as populações crescem, a migração aumente e as economias continuem a globalizar. Romero introduz um protótipo urbano, com um plano hexagonal, que poderia oferecer um novo modelo para um mundo em rápido desenvolvimento.

Proposta para uma nova "Cidade de Fronteira" entre EUA e México estréia na Bienal de Design de Londres - Imagem 6 de 10
Cortesia de fr*ee

A primeira cidade proposta está situada na extremidade do Novo México, Texas e Chihuahua. A pesquisa e as ideias colocadas no projeto conceitual seriam transferíveis para outras cidades binacionais, mas, para dar forma física a esses conceitos, uma cidade específica teria que ser contemplada.

Proposta para uma nova "Cidade de Fronteira" entre EUA e México estréia na Bienal de Design de Londres - Imagem 5 de 10
Cortesia de fr*ee

Esta junção de estados foi entendida como uma área altamente lucrativa devido à conclusão do novo porto interior de Santa Teresa, a estrada I-10 que liga as costas leste e oeste e as 7 passagens fronteiriças existentes na área. Cada um deles representa uma oportunidade extraordinária para a logística e o transporte de produtos na área, e se combinam para formar a infraestrutura crítica necessária para um plano como este.

Proposta para uma nova "Cidade de Fronteira" entre EUA e México estréia na Bienal de Design de Londres - Imagem 9 de 10
Cortesia de fr*ee

Para mais informações, vá ao website do fr*ee, e confira o vídeo de Border City na Bienal de Design de Londres, abaixo.

  • Architects

  • Localização

    Mexico
  • Equipe de Projeto

    Fernando Romero, Sergio Rebelo, Unai Artetxe, Jessica Wang, Daniela Gallo, Ruoting Wang, Joao Urbano, Pedro Ramírez de Aguilar, Gaia Cella, Aleksandra Lukianova, Romain Thijsen, Luis Torres Lira, Yuri Jeong, Francisco Rocha, Rigel Davila, Qingyi Chen, Moss Palmer. David Forsyth, Filipe Jose Lacerda Neto, Osmin Josue Lopez Avalos, Dante Baldassin, Tracy Guzikowski, Gabriel Maese, Turku Colak, Yanni Wang, Yuan Liu, Yueming Zhao, Xiao Gu
  • Engenheiros

    BuroHappold Engineering
  • Consultoria

    Pentagram
  • Ano do projeto

    2016
  • Fotografias

  • Área

    290000000.0 m2

Notícia via fr*ee.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: Crockett, Lauren. "Proposta para uma nova "Cidade de Fronteira" entre EUA e México estréia na Bienal de Design de Londres" [Proposition for a New "Border City" Between US and Mexico Premiers at London Design Biennale] 19 Dez 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/801780/proposta-para-uma-nova-cidade-de-fronteira-entre-eua-e-mexico-estreia-na-bienal-de-design-de-londres> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.