VOID, uma instalação de arte interativa

VOID é uma instalação sensorial interativa criada em Nova York pelos artistas Sergio Mora-Díaz, Oryan Inbar e Jordan Backhus, a qual manipula a luz através do espaço físico para gerar uma experiência de caráter transcendente e mediativo, inspirada pelo céu cósmico e os fluxos de informação.

A instalação é composta por um conjunto de telas translúcidas, imagens generativas projetadas de maneira digital e sensores que respondem visualmente e em tempo real às proximidades e movimentos de seus visitantes.

Cortesia de Sergio Mora-Díaz

A experiência é desenvolvida num ambiente fechado com apenas um acesso e em completa escuridão, onde a única fonte lumínica provém do projetor. A disposição das telas outorga à luz um efeito de tridimensionalidade no espaço, ao mesmo tempo que permite às pessoas percorrerem a instalação.

Cortesia de Sergio Mora-Díaz
Cortesia de Sergio Mora-Díaz

Com sua obra, os artistas buscam criar uma experiência que se conecta com as sensações e emoções dos usuários, atraindo sua atenção e o uso de seu corpo como um produto para a mente.

Cortesia de Sergio Mora-Díaz

Dada a magnitude da instalação, seu contexto, os efeitos ópticos de imersão e o uso de telas tradicionais, a instalação convida os visitantes a experimentar uma viagem através do tempo e espaço.

Cortesia de Sergio Mora-Díaz

VOID foi exibida em Nova York em Tisch School of the Arts e em Livestream Público como parte da Frieze Art Week em 2015. Nesta última oportunidade os artistas contaram com o apoio de Performa e a colaboração do coreógrafo Troy Schumacher, para acompanhar a obra com uma peça de dança executada por Sean Suozzi e Claire Kretzschmar do Balé da Cidade de Nova York.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Rojas, Piedad. "VOID, uma instalação de arte interativa" [VOID, una instalación de arte interactivo que utiliza la luz, el espacio y el movimiento para producir una experiencia sensorial] 11 Dez 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/801201/void-uma-instalacao-de-arte-interativa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.