Projeto do Mês: Fazenda Orgânica em Tangshan

Projeto do Mês

O projeto da arquitetura industrial representa um desafio considerável, já que certos fatores, como o fluxo de trabalho industrial e as condições para os trabalhadores e máquinas, fornecem as diretrizes para o desenvolvimento do projeto. No entanto, em muitos casos, projetos industriais são concebidos sem uma exploração adicional em termos de materiais ou sistemas construtivos, visando simplesmente cumprir com os regulamentos.

Este mês, queremos destacar a Fazenda Orgânica em Tangshan realizada pela empresa chinesa ARCHSTUDIO, projeto em que uma interessante exploração estrutural e conceitual resulta em uma nova intenção na arquitetura industrial e que também gera novos espaços públicos para promover um relacionamento com a comunidade vizinha através da construção.

A seguir, veja nossa entrevista com o ARCHSTUDIO sobre este projeto.

O conceito de "espaço translúcido" e os materiais selecionados são uma escolha interessante para um projeto de caráter industrial. Pode dizer-nos mais sobre estas decisões em termos de organização espacial e os materiais utilizados?

Descobrimos que os moinhos de grão originaram as casas da exploração agrícola através de uma pesquisa que fizemos na fase inicial do projeto. Com o desenvolvimento agrícola, as máquinas de processamento de alimentos tornaram-se cada vez mais sofisticadas, e as faixas de habitação tornaram-se cada vez mais amplas, e pequenas usinas gradualmente evoluíram para fábricas industriais. Mas este tipo de fábrica é muitas vezes um edifício industrial maçante e chato, com interior e exterior completamente separados. O projeto de um espaço deve fazer com que as pessoas trabalhem felizes. Portanto, esperamos que esta fazenda orgânica mantenha os sentimentos de uma casa de fazenda, proporcionando um grande espaço para satisfazer as necessidades de processamento de alimentos. Essas considerações trazem naturalmente a ideia de um edifício pátio e materiais estruturais de madeira natural. Além disso, os alimentos orgânicos enfatizam a natureza dos ingredientes, livre de adubo químico, e esta característica do alimento e da imagem da marca pode ser reforçada através da impressão de espaço.

Cortesia de ARCHSTUDIO
Cortesia de ARCHSTUDIO
© JIN Wei-Qi

Poderia nos dizer mais sobre o processo de decisão para a composição do edifício? Na imagem da maquete de processo você mostra alguns layouts diferentes antes de decidir sobre o "grande pátio", mas sempre olhando para a tipologia Siheyuan de casas pátio.

Foram consideradas diferentes unidades de módulo de construção durante o processo, bem como diferentes formas de combiná-las. Estes módulos incluíram unidades quadradas, retangulares e de declive. Algumas composições de planos foram organizadas de acordo com a área que cada parte do edifício necessitava. O projeto precisa criar uma atmosfera de trabalho em um vasto campo. Nossa ideia original era alguns edifícios espalhados, como aqueles em uma vila pequena. Mas esta abordagem teria sido muito fragmentada, o que não é bom para a gestão. Depois, pretendemos projetar esta fazenda de uma maneira dispersa e reunida. Com essa intenção, escolhemos estruturas de armações de 2,1 metros, 4,2 metros e 8,4 metros, e criamos um conceito que concebeu um espaço com vários vãos em um telhado inclinado e todos são baseados no protótipo da tipologia Siheyuan.

Cortesia de ARCHSTUDIO

Como essa decisão sobre o uso da tipologia Siheyuan na composição do projeto ajudou no fluxo de trabalho interno do programa?

O Siheyuan é um tipo de arquitetura que é fechada em quatro lados, abrindo para o pátio no interior. Neste projeto, a sala de armazenamento de grãos em bruto está no norte, o moinho de moagem e oficina de prensagem de óleo estão no leste e oeste, e a área de embalagem no sul; Estes simplesmente correspondem ao processo de trabalho das matérias-primas à embalagem. Cada uma das quatro fábricas tem uma saída independente para o transporte de veículos e também tem uma saída virada para o pátio central, que é usado para secagem dos grãos.

Cortesia de ARCHSTUDIO

Qual é a contribuição que você buscava adicionar à comunidade?

A fazenda está aberta e acessível a partir do entorno. Esperamos que não seja apenas uma fábrica, mas também um "jardim" para o lazer. As pessoas podem relaxar e divertir-se nos corredores externos abertos e pátios de paisagem de tamanhos diferentes. Muitos trabalhadores na fazenda são locais, por isso esperamos que a casa lhes traga uma sensação de calor e se torne um lugar com memória coletiva.

© JIN Wei-Qi

Qual é a rotina da fazenda e que tipo de equipamento eles usam?

Atualmente, a fazenda faz principalmente alguns alimentos orgânicos, incluindo farinha, milho, óleo de amendoim, óleo de soja, óleo de gergelim e assim por diante. Os principais períodos de processamento são na primavera e no outono. O proprietário recentemente adicionou uma cervejaria na sala de armazenamento de grãos brutos. A fazenda é equipada com alguns equipamentos de processamento pequeno, tal como uma máquina de moedura, máquina de pressão do óleo, etc.

Cortesia de ARCHSTUDIO

Como funciona a ventilação e a luz dentro dos edifícios?

A ventilação é uma das considerações fundamentais ao projetar, porque as oficinas de processamento geram poeira. Nossa solução combinamos a ventilação natural com escape mecânico. Há janelas altas nas paredes, e suas posições foram projetadas com a consideração do movimento do fluxo de ar, assim que são boas para a ventilação. Há também aberturas sob o beiral e na parte superior das paredes, assim o ar quente se levanta para causar a circulação de ar que é apropriada para o armazenamento do alimento. As paredes de painel de policarbonato têm bom desempenho de transmissão de luz, que gera uma iluminação suave no espaço de trabalho.

Fazenda Orgânica Tangshan / ARCHSTUDIO

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: AD Editorial Team. "Projeto do Mês: Fazenda Orgânica em Tangshan" 11 Dez 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/801191/projeto-do-mes-fazenda-organica-em-tangshan> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.